A desaceleração da economia, a insegurança em relação à estabilidade no emprego e o aumento dos níveis epidêmicos de doenças crônicas têm sido um crescente desafio enfrentado por gestores e trabalhadores. Criar programas de bem-estar no local de trabalho é cada vez mais imprescindível. O que é preciso para manter um profissional saudável na empresa? Como estão funcionando os programas de qualidade de vida no trabalho? Quanto custa o adoecimento de funcionários?
Estas e outras questões foram um dos principais focos do 16º Congresso de Stress da ISMA-BR, 18º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 4º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, cujo tema foi “Trabalho, Stress e Saúde: viver bem é trilegal – da teoria à ação”.
Para falar sobre o assunto, o evento teve a participação da Dra. Pamela Hymel, MD, MPH (EUA), diretora médica da Walt Disney Parks and Resorts (WDPR) onde é responsável pela integração de uma estratégia de saúde e bem-estar. Ela é encarregada do funcionamento das unidades de atendimento de saúde ocupacional, centros de primeiros-socorros para os clientes na WDPR, gestão da inclusão de portadores de necessidades especiais, triagem para drogas ilícitas, questões de saúde ocupacional globais e estratégia e programas de bem-estar para a WDPR. Seu foco é a melhoria da saúde geral do Elenco, da Equipe e dos Imagineers da WDPR. Ela falou sobre a criação de uma cultura de saúde e bem-estar no trabalho.
Entre outros reconhecidos profissionais que estiveram presentes, uma confirmação importante foi a do Dr. T. Warner Hudson, MD (EUA), diretor do Sistema de Saúde Ocupacional e dos Funcionários da UCLA, a maior universidade da Califórnia, com quatro hospitais, 170 postos de saúde e cerca de 50 mil funcionários. Ele falou sobre os resultados do Programa “WorkStrong” que implantou na University of California para a melhoria da saúde dos trabalhadores.
Dando continuidade à iniciativa da ISMA-BR de expandir suas fronteiras da área da saúde e comportamento, esta edição do congresso apresentou a perspectiva do judiciário, sob a coordenação do desembargador Eladio Lecey e do desembargador do trabalho Ricardo Carvalho Fraga, abordando questões como dano moral, saúde e trabalho.
Os temas selecionados para o congresso de 2016 atenderam a uma demanda atual que envolveu experiências empresariais e pesquisas na área. A ideia foi não apenas discutir medidas pontuais, mas um conjunto de ações para tornar o dia a dia corporativo mais produtivo, transformando-o em um estágio da busca de excelência e da manutenção da saúde. Da teoria à prática, o caminho é longo. Mas as mudanças começam no aprendizado diário do viver melhor. Acreditamos que congregando esforços poderemos ser mais felizes.
Quando: | 21/06/2016 a 23/06/2016 |
---|---|
Horário: | 8h30 – 19h |
Onde: | Centro de Eventos Plaza São Rafael Porto Alegre, RS, Brasil |
Carga horária: | 24 horas |