24 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA)
10h10
Boas-vindas (atividade conjunta do 17º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 17º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública (Sala Juá)
Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo – coordenadora do 17º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Psicóloga clínica, comissária especial da PCPE, instrutora na Academia Integrada de Defesa Social. Graduada em psicologia e em enfermagem, especialista em saúde mental e em psicologia clínica de orientação psicanalítica.
Luís Felipe Dias Lopes – coordenador do 17º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. Pós-doutor em engenharia e gestão de conhecimento, doutor em engenharia de produção e sistemas (UFSC). Professor titular do Departamento de Ciências Administrativas (UFSM), pesquisador do PPG em administração e ciências contábeis da UFSM. Pesquisador do CNPq e FAPERGS, líder do grupo de pesquisa Comportamento Inovador, Estresse e Trabalho.
10h20 Painel:
Construindo o encontro entre os Encontros!
Impacto da medicina do estilo de vida na qualidade de vida do policial
Fernanda Dias Weiler – graduação em medicina (UnB), residência em clínica médica (UnB) e em cardiologia (ICDF), especialista em cardiologia (SBC). Certificação internacional em medicina do estilo de vida pelo International Board of Lifestyle Medicine. Perita médico-legista PCDF. É cofundadora do grupo “Mais uma D.O.S.E (dopamina, ocitocina, serotonina, endorfina)”.
Contribuições das clínicas do trabalho para a saúde do trabalhador
Claudete Francisco de Sousa – graduada em psicologia (UFRJ), especialização em psicologia educacional (UFRRJ), mestrado e doutorado em psicologia (UFF), sendo psicóloga dessa universidade. Atua no campo da psicologia do trabalho e das organizações e como orientadora profissional e de carreira.
Mediador:
Luís Felipe Dias Lopes
11h40
Debate
12h
Intervalo
14h Relato de experiências
Fatores genéticos envolvidos no risco de suicídio em pacientes do Vale do Taquari - RS
Janaína Chiogna Padilha – doutora em biotecnologia, mestre em promoção da saúde. Atua como docente universitária e supervisora de práticas no curso de enfermagem, com especializações em enfermagem oncológica e promoção da saúde. Experiência em atendimento domiciliar a pacientes oncológicos e atuação em hospitais e programas de saúde pública.
Carga mental e stress de técnicos superior penitenciário de Ijui - RS
Sabrina Azevedo Wagner Benetti – enfermeira, estuda sobre stress ocupacional e carga mental do trabalho no ambiente prisional. Doutoranda em enfermagem pelo PPG da UFSM, mestre em atenção integral à saúde (Unijuí/Unicruz). Técnica superiora penitenciária – enfermeira da polícia penal, RS.
Mediadora:
Vânia Medianeira Flores Costa– doutora em administração (UFBA). Professora do Departamento de Ciências Administrativas (UFSM), atua na área de gestão de pessoas em nível de graduação, mestrado e doutorado.
15h
Debate
15h20
Intervalo
15h30 Palestra:
Liderança regenerativa
Cecilia Smaneoto – mestra em desenvolvimento, linha de pesquisa: direito, cidadania e desenvolvimento (UNIJUÍ), bacharel em administração, especialista em recursos humanos (Sociedade Educacional Três de Maio). Master e advanced em coaching e mentoring, certificada pelo Sistema ISOR (Instituto HOLOS/São Paulo).
Mediadora:
Sacha Lima Pinheiro – graduada em psicologia (UFC), pós-graduada em psicologia organizacional e do trabalho (UNIFAFIRE), mestre em psicologia clínica (UNICAP), doutora em psicologia (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal). Psicóloga do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS desde 2010, onde atua na área de gestão de pessoas com saúde e qualidade de vida no trabalho.
16h30
Debate
16h50
Intervalo
17h Painel:
Boas práticas no serviço público
Práticas integrativas e complementares ofertadas a profissionais de um hospital escola
Mariléia Stübe – enfermeira oncológica, doutora em ciências (UFPEL), mestra em atenção integral à saúde (UNIJUI). Vice-coordenadora, preceptora e docente da residência multidisciplinar em atenção oncológica - área enfermagem da UFPEL. Membro dos grupos de pesquisa: Projeto de Extensão Práticas Integrativas e Complementares na Rede de Atenção em Saúde e Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade (UFPEL).
Programa reikilibre-se: uma estratégia para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores de um hospital do SUS
Rosiane Mastelari Martins – farmacêutica, pesquisadora e mestre Reikiana. Especialista em oncologia, mestre e doutora em ciências.
Mediadora:
Mauren Pimentel Lima – doutora em enfermagem (UFSM), graduada em enfermagem (Universidade Franciscana). Coordenadora do Curso de Enfermagem da SOBRESP, Santa Maria, membro do grupo de Pesquisa Comportamento Inovador, Estresse e Trabalho.
18h15
Debate
25 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)
9h Palestra:
Precarização do trabalho, desigualdades digitais e inteligência artificial na América Latina
Matheus Viana Braz – professor do Departamento de Psicologia da UEMG. Autor dos livros Trabalho, Sociologia Clínica e Ação: alternativas à individualização do sofrimento e Paradoxos do Trabalho: as faces da insegurança, da performance e da competição. Pesquisador visitante no Laboratoire de Changement Social et Politique (LCSP) da Université Paris Cité (2024). Psicólogo clínico especialista em conflitos e sofrimentos relacionados ao trabalho.
Mediadora:
Adriane Fabricio – doutora em administração com ênfase em gestão de pessoas e comportamento organizacional, mestre em engenharia de produção, especialista em gestão de pessoas e desenvolvimento de talentos. Palestrante e consultora em desafios do mercado de trabalho, gestão de pessoas, gestão estratégia de pessoas, comportamento organizacional.
10:15
Debate
10:30
Intervalo
10h45 Palestra:
Condições de trabalho e saúde: os estressores psicossociais e a saúde mental de servidores públicos
Rita de Cássia Pereira Fernandes – pós-doutora em epidemiologia (Erasmus University, Holanda), Programa de Estágio Sênior no Exterior - CAPES. Graduação em medicina (UFBA), mestrado em saúde comunitária, área de concentração em epidemiologia (UFBA), doutorado em saúde pública/epidemiologia (Instituto de Saúde Coletiva, UFBA), estágio na McGill University, Canadá. É docente titular da Faculdade de Medicina da UFBA, atuando no PPG em saúde, ambiente e trabalho (PPGSAT-UFBA) e no PPG em saúde coletiva do ISC-UFBA.
Mediadora:
Larissa Dantas Guimarães – psicóloga, mestre em administração, pós-graduada em gestão de pessoas, formação em EMDR, pós-graduanda em terapia cognitiva comportamental. Certificação profissional em neurociências. Atualmente, coordenadora da gestão de qualidade de vida no trabalho do Ministério Público do Estado da Bahia. Atua em diversos segmentos: público, saúde, field marketing, varejo e indústria.
11h45
Debate
12h
Intervalo
14h Palestra:
Riscos psicossociais relacionados ao trabalho
André Cruz – especialista em ergonomia (SENAC), diretor técnico da L´Ergonomie, consultor global em saúde, qualidade de vida e ergonomia. Docente e palestrante em ergonomia da atividade, análise ergonômica do trabalho, organização do trabalho, estudo da carga mental de trabalho, ergonomia cognitiva e aspectos psicossociais relacionados ao trabalho.
Mediadora:
Mauren Pimentel Lima – doutora em enfermagem (UFSM), graduada em enfermagem (Universidade Franciscana). Coordenadora do Curso de Enfermagem da SOBRESP, Santa Maria, membro do grupo de Pesquisa Comportamento Inovador, Estresse e Trabalho.
14h50
Debate
15h10
Intervalo
15h20 Palestra:
Contribuições do trabalho para a qualidade de vida no envelhecimento: aspectos psicossociais
Aguinaldo Neri – psicólogo, mestre em administração de recursos humanos, consultor organizacional nas áreas de aposentadoria, QVT, desenvolvimento pessoal continuado e de competências gerenciais. Trabalha com organização e condução de programas de preparação de pessoas para a transição da aposentadoria desde 1984. Atua como mentor em processos de revisão de projeto de vida, na aposentadoria.
Mediadora:
Larissa Dantas Guimarães
16h10
Debate
16h30
Intervalo
16h50 Palestra:
Saúde mental no trabalho: quais são os desafios ocultos que precisamos enfrentar?
Ervin Cotrik – médico psiquiatra (CRM 5283977-9/RQE 41715), residência médica (UFRJ-IPUB) e pós-graduado em terapia cognitivo comportamental (CPAF-RJ), onde atua como professor e pesquisador desde 2010. Professor da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, professor e coordenador do curso de extensão em psiquiatria na Unigranrio/Afya (2023). É pesquisador da UNICAMP/SP e membro ativo da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Mediadora:
Sacha Lima Pinheiro – graduada em psicologia (UFC), pós-graduada em psicologia organizacional e do trabalho (UNIFAFIRE), mestre em psicologia clínica (UNICAP), doutora em psicologia (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal). Psicóloga do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS desde 2010, onde atua na área de gestão de pessoas com saúde e qualidade de vida no trabalho.
17h50
Debate
18h10
Encerramento
26 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)
10h55 Palestra:
O que ninguém te contou sobre burnout
-
Afinal, de que burnout você está falando?”: qual a história do termo “burnout” e seus diferentes conceitos?
-
O que uma organização deve fazer para não “burnoutar” ninguém?
-
Os vínculos saudáveis e alegradores (dentro e fora do trabalho) como promotores da saúde física e mental, e também da felicidade
Marcos Mendanha – médico, advogado, diretor e professor da Faculdade Cenbrap, onde realiza e coordena estudos, cursos e eventos sobre psiquiatria e saúde mental do trabalhador há mais de 15 anos. É autor do livro “O que ninguém te contou sobre Burnout”, além de outras obras. É professor convidado de pós-graduações da USP e do Einstein.
Mediadora:
Mauren Pimentel Lima – doutora em enfermagem (UFSM), graduada em enfermagem (Universidade Franciscana). Coordenadora do Curso de Enfermagem da SOBRESP, Santa Maria, membro do grupo de Pesquisa Comportamento Inovador, Estresse e Trabalho.
11h40
Debate
12h Painel:
Programas de qualidade de vida para servidores públicos
Mediadora:
Vânia Medianeira Flores Costa – doutora em administração (UFBA). Professora do Departamento de Ciências Administrativas (UFSM), atua na área de gestão de pessoas em nível de graduação, mestrado e doutorado.
12h45
Debate
13h
Intervalo
A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.