Esforço e recompensa são dois fatores que se retroalimentam. No campo profissional ou pessoal, todos os indivíduos querem ser aceitos e reconhecidos pelo trabalho que fazem. Em contrapartida, a falta de reconhecimento profissional e a ausência de estímulos, como uma promoção ou um aumento no salário, são dois problemas comuns enfrentados no ambiente corporativo. Mesmo se esforçando ao máximo, muitos profissionais não se sentem gratificados por seus superiores e acabam perdendo a motivação.
Esta relação entre esforço e recompensa no trabalho e a busca pelo seu equilíbrio foi o foco do 10º Congresso de Stress da ISMA-BR, 12º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 2º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 2º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público.
Como as pressões e a competitividade no mercado de trabalho deverão continuar aumentando, é extremamente importante que o profissional sinta que existe um equilíbrio entre seu esforço e recompensa para evitar adoecimento. Desta forma, a força de trabalho é intensificada e cria-se um ambiente mais saudável e propício à produtividade. Para abordar esta questão, o evento teve a participação de Johannes Siegrist, PhD (Alemanha), professor de sociologia médica e diretor do curso de pós-graduação em saúde pública na Universidade de Düsseldorf.
Seus estudos sobre esforço-recompensa no trabalho resultaram num método para medir esta relação, a escala Siegrist, que virou referência no assunto e em função da qual recebeu diversos prêmios internacionais. Sua palestra alertará os empresários sobre o impacto que o reconhecimento tem sobre a produtividade, o desempenho e, principalmente, a satisfação dos funcionários.
Os temas selecionados para o Congresso de 2010 atenderam a uma demanda atual. Este debate envolveu experiências empresariais e pesquisas na área. A ideia foi não apenas discutir medidas pontuais, mas um conjunto de ações para tornar o dia a dia corporativo mais produtivo e sem prejuízos para a saúde física e mental. Congregando esforços, poderemos tornar o mundo menos estressante.
Para 2011, o evento já tem data marcada: de 28 a 30 de junho, em Porto Alegre, com a presença do Dr. Eusebio Gonzalez, diretor da Agência Européia para Segurança e Saúde do Trabalhador.
Comissão Organizadora
Quando: | 22/06/2010 a 24/06/2010 |
---|---|
Horário: | 8h30 - 19h |
Onde: | Centro de Eventos Plaza São Rafael Porto Alegre, RS |
Carga horária: |