Embora o stress seja parte inevitável do ambiente de trabalho, a resiliência protege contra os seus efeitos negativos. A resiliência, entendida como a capacidade dos indivíduos de se adaptar a adversidades e a reagir positivamente diante de situações estressantes, é um fator essencial para o bom desempenho profissional. Com a implantação de estratégias focadas no ambiente e no indivíduo, a fim de aumentar a resiliência dos funcionários, as empresas podem diminuir os custos e as consequências associados ao stress, criando um ambiente mais saudável e propício à produtividade.
Trabalho, Stress e Saúde: a resiliência como estímulo no trabalho – da teoria à ação foi o tema do 14º Congresso de Stress da ISMA-BR, 16º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 6º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, 6º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 2º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Mais que interesse individual, uma vida saudável passou a ser uma preocupação da empresa. O empregador que tem na saúde seu valor fundamental e atua de maneira proativa no interesse de seus funcionários consegue, entre outros benefícios, reter mais talentos. Estudos indicam que, quando um empregado está saudável, os resultados se refletem no sucesso da empresa.
Entre os principais estudiosos nessa questão, está o psicólogo americano Jonathon Halbesleben, PhD. Ele foi um dos confirmados para o congresso da ISMA-BR, em 2014, e falou sobre como a resiliência pode melhorar o bem-estar das pessoas e os resultados de suas pesquisas na área. O Dr. Jonathon é diretor de gestão em saúde da Faculdade Culverhouse de Comércio e Administração de Empresas, na University of Alabama, e editor do Journal of Occupational and Organizational Psychology e coeditor de séries da revista Research in Occupational Stress and Well-Being.
Dando continuidade à iniciativa da ISMA-BR de expandir suas fronteiras da área da saúde e comportamento, o congresso apresentou a perspectiva do judiciário, sob a coordenação do desembargador Eladio Lecey e do desembargador do trabalho Ricardo Carvalho Fraga, abordando questões como dano moral, meio ambiente e sustentabilidade, saúde e trabalho.
Os temas selecionados atenderam a uma demanda atual que envolveu experiências empresariais e pesquisas na área. A ideia foi não apenas discutir medidas pontuais, mas um conjunto de ações para tornar o dia a dia corporativo mais produtivo e sem prejuízos para a saúde física e mental. Congregando esforços, poderemos tornar o mundo mais saudável.
Comissão Organizadora
Drª Aderlane Maria Maia
Enfª. Adriane Amorim
Alessandra Eisenreich
Dra. Ana Maria Rossi
Profª Anelise Schell Almeida
Drª. Carmen Silveira
Celia Sampaio
Drª. Eliane Ferraz
Drª. Flávia Dutra
Glaucia Savoldì Moy
Drª. Isis Cristina da Silva Souto
Drª. Jaqueline Ferreira
Profª. Josiane de Fátima Knaut
Profª. Luciana Berté Sjlender
Drª. Margareth Buratto
Enfª. Marli Jacobsen
Profª. Michelle Coelho
Nelson Bittencourt
Profª. Patrícia Carlesso Marcelino
AS. Rosa Maria Souza
Profª. Vanessa Rissi
Coordenação Congresso
Drª. Ana Maria Rossi
Coordenação 2º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Drª. Daniela Garcia Giacobbo
Drª. Elizabeth Mendes Ribeiro da Rocha
Drª. Márcia Stanton
Dr. Marcos Weiss Bliacheris
Coordenação 6º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública
Drª. Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo
Maj. Deborah Day Stoever
Drª. Deborah Freitas
Maj. Roberta Torres dos Santos
Drª. Rozemery Paixão
Drª. Simone Maria Reginato
Ten. Cel. Vanísia de Sousa Santos Capaverde
Coordenação 6º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público
Alexsandra Batista Saraiva
Dr. José Vieira Leite
Quando: | 03/06/2014 a 05/06/2014 |
---|---|
Horário: | 8h30 - 19h |
Onde: | Centro de Eventos Plaza São Rafael Porto Alegre, RS, Brasil |
Carga horária: | 24 horas |