15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública

Saúde e segurança pública: Operação “Higeia” ponta de lança (SALA JUÁ)

20 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA)

10h10 Boas-vindas (atividade conjunta do 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público, Sala Juá)
Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo – coordenadora do 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Comissária especial da PCPE, instrutora na Academia Integrada de Defesa Social. Graduada em psicologia e em enfermagem, especialista em saúde mental e em psicologia clínica de orientação psicanalítica.
Luís Felipe Dias Lopes – coordenador do 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. Doutor em engenharia de produção e sistemas (UFSC). Professor titular do Departamento de Ciências Administrativas (UFSM), pesquisador do PPG em administração da UFSM. Pesquisador do CNPq e FAPERGS, líder do grupo de pesquisa Comportamento Inovador, Estresse e Trabalho.
10h20 Painel: Construindo o encontro entre os Encontros!
Qualidade nas relações familiares
Valdira Ferreira de Lima – coronel da reserva da PMSP, psicóloga, mestre em ciências policiais de segurança e ordem pública. Especialista em dependência química, em políticas públicas e gestão de segurança pública e em desastres e desenvolvimentos. Atualmente em formação a atendimentos a grupos pela abordagem centrada na pessoa, especialização em psicologia positiva.
A transformação do trabalho para promover qualidade de vida
Rosana Aparecida Patrício Figueiredo – psicóloga pós-graduada em desenvolvimento humano (PUC), cursando licenciatura em pedagogia (UFSCar) (EaD), com vivência em RH e experiência nos processos de gestão de projetos sociais em nível nacional.
Mediadora: Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo
11h40 Debate
12h Intervalo
14h Painel: Saúde e qualidade de vida dos trabalhadores penitenciários
Vigilância em saúde do trabalhador penitenciário no Brasil: cenário e perspectivas de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS)
Flávia Nogueira e Ferreira de Souza – coordenadora geral de vigilância em saúde do trabalhador (CGSAT), do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental do Trabalhador (DSAST), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (DF). Fisioterapeuta, doutoranda em medicina tropical, epidemiologia (UnB), mestre em saúde coletiva, especialista em saúde pública e em saúde do trabalhador.
Política nacional de valorização do servidor penitenciário
Letícia Maranhão Matos – especialista em direitos humanos e questões sociais (PUCPR), graduação em comunicação social (jornalismo). Coordena o Projeto de Educação, Prevenção e Promoção da Saúde voltadas à comunidade carcerária, parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Fundação Oswaldo Cruz.
Mediadora: Tânia Regina Armani Nery – coordenadora do 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Coordenadora da Seção de Atendimento ao Servidor da Secretaria de Sistema Penal e Socioeducativo (SUSEPE), do Rio Grande do Sul. Psicóloga clínica, especialista em ciências criminológicas, em psicologia do trabalho e em gestão da psicologia organizacional.
15h40 Debate
16h Intervalo
16h20 Painel: Dependência química na segurança pública: desafios e avanços
Dependência química: conceitos gerais
Isadora Rocha dos Santos – capitã médica psiquiatra da BMRS, com atuação em consultório particular e em CAPS álcool e drogas. Diretora técnica em saúde mental no município de Guaíba. Graduação em medicina, residência médica em psiquiatria com atuação em psicoterapia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Dependência química e segurança pública: principais desafios
Valdira Ferreira de Lima – coronel da reserva da PM do Estado de São Paulo, psicóloga, mestre em ciências policiais de segurança e ordem pública. Especialista em dependência química, em políticas públicas e gestão de segurança pública e em desastres e desenvolvimentos. Atualmente em formação a atendimentos a grupos pela abordagem centrada na pessoa, especialização em psicologia positiva.
Mediadora: Darlim Saratt Mezomo – coordenadora do 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Sócia e técnica responsável pela empresa Plataforma QAP – serviços de valorização profissional. Psicóloga e terapeuta familiar, psicóloga na Prefeitura de Boa Vista de Roraima, doutoranda em psicologia, mestre em ciências da saúde e especialista em gestão de pessoas.
17h40 Debate

21 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)

8h Painel: Granada para a vida nas forças de segurança
Resultado global da pesquisa nacional sobre valorização do profissional de segurança pública
Cristiane Faiad - graduação, mestrado e doutorado em psicologia, docente do Departamento de Psicologia Clínica e PPG em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (UnB). Coordenadora do LabPAM/UnB, do grupo de pesquisa em avaliação psicológica no contexto da segurança pública e privada (Grupo Perfil) e do Centro de Pesquisa em Avaliação e Tecnologias Sociais (Cepats). É pesquisadora na área de psicometria e avaliação psicológica.
Programa Anjos
Thiago Fernando Vasconcelos Freire – capitão médico do quadro de oficiais especialistas em saúde da BM, médico (UFCE), residência médica em psiquiatria (UFRGS), especialista em psicoterapia de orientação analítica (CELG), doutorado em psiquiatria (UFRGS). Atual chefe da Unidade de Internação Psiquiátrica do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre e supervisor de ensino do curso de capacitação em saúde mental do Programa Anjos da Brigada Militar.
Mediadora: Darlim Saratt Mezomo – coordenadora do 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Sócia e técnica responsável pela empresa Plataforma QAP – serviços de valorização profissional. Psicóloga e terapeuta familiar, psicóloga na Prefeitura de Boa Vista de Roraima, doutoranda em psicologia, mestre em ciências da saúde e especialista em gestão de pessoas.
9h20 Debate
9h40 Intervalo
9h50 Minicurso: Saúde e segurança do trabalho na segurança pública: do descumprimento das leis à ocultação do adoecimento laboral
Meire Cristine Ferreira de Souza
– comissária da PCRJ. Coordenadora de segurança pública e saúde do trabalhador do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES), coordenadora geral do Programa Segurança que Previne do IPPES em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ). Graduada em direito, gestão da segurança pública e em ciências contábeis, especialista em políticas e gestão da segurança pública, mestre em sistemas de gestão, com enfoque na saúde e segurança do trabalho.
Mediadora: Wenia Alves da Silva – coordenadora do 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Coordenadora de políticas de valorização profissional para profissionais da segurança pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ), gerente do Programa Nacional de Apoio à Habitação para Profissionais da Segurança Pública e do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais da Segurança Pública. Perita trabalhista e contábil, graduada em ciências contábeis, especialista em planejamento e orçamento público e em gestão e governança pública.
11h50 Debate
12h10 Intervalo
14h Painel: Boas práticas na segurança pública
Desafios e estratégias na promoção de saúde de policiais rodoviários federais
Andrelise Nicoletti – enfermeira concursada federal, atualmente vinculada ao Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor da PFRS. Mestre em ciências da saúde e da vida e em terapia intensiva, especialista em saúde mental, psicopatologia e atenção social, em enfermagem do trabalho, em auditoria em saúde, em perfusão e em enfermagem em cardiologia.
Pró-Vida: matricial de saúde para forças de segurança – Barueri/SP
Maria Rita de Cascia Santos – major da reserva da PMSP. Diretora do Pró-Vida da Secretaria de Segurança Urbana do município de Barueri/SP. Psicoterapeuta individual e de grupo, palestrante, facilitadora de rodas de conversa e consultora na área de saúde mental, especialista em saúde mental e atenção psicossocial. Formação na abordagem centrada na pessoa e em luto. Atuação em prevenção e posvenção em suicídio e em plantão psicológico em situações de emergências e desastres.
Mediador: Paulo Augusto Leite Motooka – coordenador do 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Coronel da PMSP, comandante do Policiamento do Interior (10ª região de Araçatuba/ SP). Doutor e mestre em ciências policiais de segurança e ordem pública, especialista em direito processual e ambiental, graduado em ciências policiais de segurança e ordem pública, em direito e em psicologia. Pesquisador clínico.
15h10 Debate
15h30 Intervalo
15h40 Minicurso: Proteção pessoal
Onivan Elias de Oliveira – coronel da PMPB, doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública. Membro fundador da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba (ALMEP) ocupando a cadeira nº 07, autor de livros, entre eles, “Você Sabe com Quem Está Falando?” Usando a Programação Neurolinguística na Aplicação da Lei. Entre outras funções, foi 1º comandante do Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE) e coordenador de elaboração de projetos e planejamento estratégico do Estado-Maior Estratégico.
Mediadora: Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo – coordenadora do 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Comissária especial da PCPE, instrutora na Academia Integrada de Defesa Social. Graduada em psicologia e em enfermagem, especialista em saúde mental e em psicologia clínica de orientação psicanalítica.
17h40 Debate

22 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)  

8h30 Painel: programas de qualidade de vida para servidores de segurança pública
Mediadora: Darlim Saratt Mezomo – coordenadora do 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Sócia e técnica responsável pela empresa Plataforma QAP – serviços de valorização profissional. Psicóloga e terapeuta familiar, psicóloga na Prefeitura de Boa Vista de Roraima, doutoranda em psicologia, mestre em ciências da saúde e especialista em gestão de pessoas.
9h15 Debate
9h30 Palestra: Mortalidade e vitimização policial
  • Mortalidade policial
  • Vitimização policial
  • Saúde policial
Onivan Elias de Oliveira – coronel da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública. Membro fundador da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba (ALMEP) ocupando a cadeira nº 07, autor de livros, entre eles, “Você Sabe com Quem Está Falando?” Usando a Programação Neurolinguística na Aplicação da Lei. Entre outras funções, foi 1º comandante do Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE) e coordenador de elaboração de projetos e planejamento estratégico do Estado-Maior Estratégico.
Mediador: Paulo Augusto Leite Motooka – coordenador do 15º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Coronel da PMSP, comandante do Policiamento do Interior (10ª região de Araçatuba/ SP). Doutor e mestre em ciências policiais de segurança e ordem pública, especialista em direito processual e ambiental, graduado em ciências policiais de segurança e ordem pública, em direito e em psicologia. Pesquisador clínico.
10h15 Debate
10h35 Intervalo

A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.
Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 20/06/2023 a 22/06/2023

Horário: 8h30-19h

Onde: Plaza São Rafael Hotel Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br