16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público

16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública
16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público
Viver melhor: trabalho, stress e saúde dos Profissionais da Segurança e do Serviço Público
(SALÃO NOBRE)

18 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA)

9h10 Boas-vindas: Atividade conjunta do 16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público
Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo – coordenadora do 16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Psicóloga clínica, comissária especial da PCPE, instrutora na Academia Integrada de Defesa Social. Graduada em psicologia e em enfermagem, especialista em saúde mental e em psicologia clínica de orientação psicanalítica.
Luís Felipe Dias Lopes – coordenador do 16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. Doutor em engenharia de produção e sistemas (UFSC). Professor titular do Departamento de Ciências Administrativas (UFSM), pesquisador do PPG em administração da UFSM. Pesquisador do CNPq e FAPERGS, líder do grupo de pesquisa Comportamento Inovador, Estresse e Trabalho.
9h20 Painel: Construindo o encontro entre os Encontros!
Gestão de clima organizacional: estratégia de valorização profissional para policiais
Lilian Cristina Schulze – psicóloga PC do Estado de Santa Catarina. Especialista em saúde multiprofissional e terapia relacional sistêmica, mestre em administração, doutoranda em psicologia (UFSC), em período sandwich na Universidad Autonoma de Barcelona, Espanha. Docente da Academia de Polícia Civil/SC, atua na coordenação de valorização profissional (gestão de pessoas da PCSC) com atividades de pesquisa institucional.
Liderança disruptiva: o que isso tem a ver com a QVT?
Frederico Soares – CEO da empresa Exponencial Consultoria e Tecnologia da Informação, ex-superintendente de gestão administrativa e ex-diretor de tecnologia da informação do MP do Estado da Bahia. Comendador da cidade de Salvador (mais alta honraria da capital). Atual conselheiro deliberativo da Fundação de Previdência Complementar do Estado da Bahia (PrevNordeste). Profissional com mais de 28 anos de experiência em gestão e liderança, sendo 23 na área pública. Mestre em administração, especialista em planejamento e gestão governamental e em sistemas de informação, graduado em processamento de dados.
Mediadora: Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo
10h30 Debate
10h50 Intervalo
11h Painel: Autogestão em saúde e a prestação de serviços por sindicatos e associações policiais
Ações e intervenções de sindicatos em prol da saúde mental de policiais
Eufrásia Oliveira Campos – PC do Estado de Goiás, 2ª vice presidente do SINPOL/GO. Bacharel em direito, psicologia e pedagogia, especialista em saúde mental, teoria cognitivo comportamental e psicologia jurídica.
A participação das associações policiais no contexto da saúde suplementar - experiência de São Paulo
Cel. Paulo Augusto Leite Motooka – coordenador do 16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Coronel da reserva da PM do Estado de São Paulo (PMESP). Graduado em ciências policiais de segurança e ordem pública, direito e psicologia, especialista em direito processual e ambiental, mestre e doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública (Centro de Altos Estudos de Segurança na PMESP). Foi gestor do Sistema de Saúde Mental (SISMEN) da PMESP e chefe do Centro de Atenção Psicológica e Social da PMESP.
Mediadora: Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes
12h Debate
12h20 Intervalo
14h Relato de experiência
Análise de indicadores de saúde e a importância da evidência para a tomada de decisões na Polícia Rodoviária Federal
Flávio Castagna de Freitas – mestre em gerontologia (UFSM), especialista em gestão em segurança pública e privada (ULBRA), em educação transformadora (PUC), graduado em educação física (UFSM). Docente na área de saúde da Universidade Corporativa da PRF (UNIPRF), coordenador do Grupo de Trabalho - Indicadores de Saúde da Diretoria de Gestão de Pessoas da PRF Nacional.
Mediadora: Vânia Medianeira Flores Costa – doutora em administração (UFBA). Professora do Departamento de Ciências Administrativas (UFSM), vice-coordenadora do PPG em Administração da UFSM. Atua na área de gestão de pessoas em nível de graduação, mestrado e doutorado.
15h Debate
15h20 Intervalo
15h30 Palestra: Além dos limites: desvendando os mitos e verdades sobre o workaholismo e o mundo do trabalho
Martiele Gonçalves Moreira – doutora em administração (UFSM). Graduada em administração (UNIPAMPA). Professora substituta da UNIPAMPA, Sant’Ana do Livramento. Membro do grupo de pesquisa Comportamento Inovador, Estresse e Trabalho.
Mediadora: Mauren Pimentel Lima – doutora em enfermagem (UFSM). Graduada em enfermagem (Universidade Franciscana). Coordenadora do Curso de Enfermagem da SOBRESP, Santa Maria. Membro do grupo de pesquisa Comportamento Inovador, Estresse e Trabalho.
16h30 Debate
16h50 Intervalo
17h Painel: Boas práticas na Segurança Pública
Treinamento de pares no contexto da Segurança Pública como ferramenta auxiliar à proteção da vida
Maj. Maria Aparecida Silva de Oliveira Lima – major da reserva da PM do Estado de São Paulo. Psicóloga, graduada em psicologia e em ciências policiais de segurança e ordem pública, especialista em saúde mental e atenção psicossocial. Formação em luto, prevenção e posvenção do suicídio, formação em abordagem centrada na pessoa.
Saúde mental e cuidado: o impacto do Programa Escola Mais Segura nos servidores da Guarda Municipal de Novo Hamburgo/RS
Patrícia Spindler – psicóloga clínica e psicoterapeuta, docente na Faculdade de Psicologia IENH. Psicóloga na Secretaria de Segurança da Prefeitura de Novo Hamburgo. Escritora e articulista do Jornal NH, mestre em psicologia social, doutoranda em processos e manifestações culturais.
Experiência da acupuntura em manejos de distúrbios do stress na Polícia Civil RS
José Luis Vargas – graduado em fisioterapia, especialista em fisioterapia em ortopedia, em saúde da família e em acupuntura. Mestre em ensino na saúde (UFRGS). Atua em clínica da dor, fisioterapia de reabilitação ortopédica e acupuntura dos cinco elementos. Atende na Policlínica da PC/RS e em consultório particular.
Mediador: Cel. Paulo Augusto Leite Motooka – coordenador do 16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Coronel da reserva da PM do Estado de São Paulo (PMESP). Graduado em ciências policiais de segurança e ordem pública, direito e psicologia, especialista em direito processual e ambiental, mestre e doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública (Centro de Altos Estudos de Segurança na PMESP). Foi gestor do Sistema de Saúde Mental (SISMEN) da PMESP e chefe do Centro de Atenção Psicológica e Social da PMESP.
18h15 Debate

19 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)

8h30 Minicurso: Comando na autovalorização da vida policial
Cel. Hugo Araújo Santos – coronel da PM do Estado de São Paulo. Graduado em ciências policiais de segurança e ordem pública, bacharel em direito, com extensão em comportamento suicida (UNICAMP), Negociador policial pela Polícia de Córdoba, Argentina e gerenciamento de crises (FBI, EUA). Mestre e doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública (Centro de Altos Estudos de Segurança da PMESP). Coautor do livro Alpha-Bravo e docente na disciplina de gerenciamento em incidentes críticos (CAES/SP).
Mediador: Cel. Paulo Augusto Leite Motooka – coordenador do 16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Coronel da reserva da PM do Estado de São Paulo (PMESP). Graduado em ciências policiais de segurança e ordem pública, direito e psicologia, especialista em direito processual e ambiental, mestre e doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública (Centro de Altos Estudos de Segurança na PMESP). Foi gestor do Sistema de Saúde Mental (SISMEN) da PMESP e chefe do Centro de Atenção Psicológica e Social da PMESP.
10h15 Debate
10h30 Intervalo
10h45 Palestra: Saúde mental em foco: Programa de felicidade e de QVT do Ministério Público do Espírito Santo
Elizângela Peruchi Rampinelli – gerente de coordenação de RH do Ministério Público do Estado do Espírito Santo.
11h45 Debate
12h Intervalo
14h Palestra Felicidade e o exercício da liderança
Adriane Fabricio – doutora em administração com ênfase em gestão de pessoas e comportamento organizacional, mestre em engenharia de produção. Especialista em gestão de pessoas e desenvolvimento de talentos, palestrante e consultora em desafios do mercado de trabalho, gestão de pessoas, gestão estratégica de pessoas e comportamento organizacional.
Mediadora: Mauren Pimentel Lima – doutora em enfermagem (UFSM). Graduada em enfermagem (Universidade Franciscana). Coordenadora do Curso de Enfermagem da SOBRESP, Santa Maria. Membro do grupo de pesquisa Comportamento Inovador, Estresse e Trabalho.
14h50 Debate
15h10 Intervalo
15h20 Palestra: Fadiga do Zoom: raízes individuais com impacto organizacional ou o contrário?
Valéria Patrícia Martins – psicóloga, mestre em neurociências e neuropsicologia cognitiva (Universidade do Algarve, Portugal), possui MBA em psicologia positiva. Atua há 15 anos como psicóloga no INSS, com experiência nas áreas de educação e saúde e qualidade de vida no trabalho.
Mediadora: Adriane Fabricio
16h10 Debate
16h30 Intervalo
16h50 Painel: Promoção de saúde e qualidade de vida para os trabalhadores penitenciários
Programa de qualidade de vida no trabalho da SENAPPEN
Nathalya de Arruda Marques Ibrahim – especialista federal em assistência à execução penal, coordenadora de saúde e qualidade de vida da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Psicóloga, graduada em psicologia (Universidade do Rio de Janeiro), especialista em gestão e auditoria em saúde pública e em psicologia clínica fenomenológica-existencial (IFEN/RJ).
Saúde do servidor penitenciário do Rio Grande do Sul
Tânia Regina Armani Nery – técnica superior penitenciária na Secretaria de Sistema Penal e Socioeducativo (SUSEPE/RS) e coordenadora da Seção de Atendimento ao Servidor da SUSEPE. Psicóloga clínica, graduada em psicologia, especialista em ciências criminológicas, em psicologia do trabalho e em gestão da psicologia organizacional.
Mediadora: Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo – coordenadora do 16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Psicóloga clínica, comissária especial da PCPE, instrutora na Academia Integrada de Defesa Social. Graduada em psicologia e em enfermagem, especialista em saúde mental e em psicologia clínica de orientação psicanalítica.
17h50 Debate
18h10 Encerramento

20 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)

8h30 Painel: programas de qualidade de vida para servidores públicos
Mediadora: Vânia Medianeira Flores Costa – doutora em administração (UFBA). Professora do Departamento de Ciências Administrativas (UFSM), vice-coordenadora do PPG em administração da UFSM. Atua na área de gestão de pessoas em nível de graduação, mestrado e doutorado.
9h15 Debate
9h30 Palestra: A quem interessa a qualidade de vida no trabalho (QVT) no setor público brasileiro?
  • Atualidade da qualidade de vida no trabalho
  • Gestão de QVT
  • Protagonismo dos trabalhadores
Mário César Ferreira – psicólogo do trabalho e ergonomista. Professor titular do Instituto de Psicologia da UnB e do PPG em psicologia organizacional e do trabalho (PPG-PSTO). Tem doutorado em ergonomia (École Pratique des Hautes Études, França), pós-doutorado em ergonomia aplicada à QVT (Universidade Paris 1, França). É especialista em QVT com intervenções no contexto do serviço público brasileiro. Autor e organizador de 13 livros no campo da relação trabalho-saúde e QVT e de cerca de cinquenta artigos em periódicos científicos.
Mediadora: Nuvea Kuhn – doutora em administração (UFSM). Graduada em administração pela URI (Santiago). Professora do Instituto Federal Farroupilha, São Vicente do Sul. Membro do grupo de Pesquisa Comportamento Inovador, Estresse e Trabalho.
10h15 Debate
10h35 Intervalo
10h55 Palestra: Impacto do comportamento suicida; o que fazer?
  • Contrariamente a uma tendência mundial, o suicídio cresce no Brasil. Como compreender esse fenômeno?
  • Características de uma crise suicida: estados mentais e sinais
  • Como ajudar uma pessoa que pensa em se matar?
Neury José Botega – graduação em medicina, residência médica em psiquiatria e doutorado em saúde mental (Unicamp). Pós-doutorado (Universidade de Londres). Autor de vários livros, entre eles: “A tristeza transforma, a depressão paralisa”; “Crise suicida: avaliação e manejo”; “Comportamento suicida”. Membro fundador da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio. Lecionou na Unicamp de 1986 a 2019. Atualmente trabalha em consultório e realiza cursos e palestras.
Mediadora: Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo – coordenadora do 16º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Psicóloga clínica, comissária especial da PCPE, instrutora na Academia Integrada de Defesa Social. Graduada em psicologia e em enfermagem, especialista em saúde mental e em psicologia clínica de orientação psicanalítica.
11h40 Debate
12h Painel: Programas de qualidade de vida para servidores de Segurança Pública
Mediadora: Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo
12h45 Debate
13h Intervalo

A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.
Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 18/06/2024 a 20/06/2024

Horário: 8h30-19h

Onde: Plaza São Rafael Hotel Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br