POR QUE SOFREM AS LIDERANÇAS? UM ESTUDO SOBRE BURNOUT
Nadine Teixeira Pilotto Fabiani 1
Ana Clara Rovani 2
Maitê Pessutti Ghidini Kiel 3
O presente estudo teve como objetivo principal fazer um levantamento acerca dos principais problemas ocupacionais que vêm afetando os cargos de liderança na atualidade. A síndrome de burnout se instala no mundo do trabalho trazendo perda de energia, desistência, comportamento depressivo e ansiedade generalizada. Os estudos acerca da liderança que buscam investigar a associação entre estilos de liderança e o burnout tem se concentrado nas relações de trocas entre líder e liderado, ou seja, em como os estilos de liderança impactam no estresse ocupacional e no burnout (Gill, Flaschner, & Shachar, 2006). Assim, a liderança começa a ser considerada como uma parte importante nos resultados organizacionais, em que os estilos de liderança têm resultados variáveis em diferentes situações, tornando-se uma ferramenta estratégica de motivação dos liderados para que estes se desenvolvam e aumentem o seu potencial (Wahab, Rahmat, Yusof, & Mohamed, 2016). A perspectiva traçada aponta que esta problemática tem origem no nível de tensão cotidiana, oriundo de estressores externos e internos. Pensando nisso foi realizado um estudo de caso em algumas empresas do interior do RS, com atividades de desenvolvimento de lideranças, visando identificar os níveis da síndrome de burnout em profissionais com cargos de liderança. O instrumento de coleta de dados foi um questionário auto aplicável contendo questões de caracterização da amostra e o Inventário de Burnout de Maslach em sua versão brasileira, traduzido e validado por Carlotto e Câmara (2007). Os resultados demonstraram níveis intermediários e avançados de exaustão emocional em determinados setores, sendo percebível que os líderes com maior carga horária e em atividades mais exaustivas apresentaram maiores níveis de burnout em comparação com outros líderes. Ainda as lideranças trazem algumas crenças em comum, tais como a autocobrança em: atender a tudo e a todos, o trabalho será bom somente quando eu me envolver, estar conectado ao trabalho o tempo todo, a necessidade se ser querido por todos, a solidão da liderança, sentir medo é sinal de fraqueza entre outras. Sendo assim, fica explicitado que as doenças ocupacionais vêm se ampliando no atual contexto empresarial e que reflexões nestes aspectos são fundamentais para a ampliação da qualidade de vida dos líderes.
Referências
BENEVIDES-PEREIRA, A.M.T, (org). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
CARLOTTO, M. S; CAMARA, S. G. Propriedades psicométricas do MaslachBurnoutInventory em uma amostra multifuncional.Estudos de Psicologia. Campinas, jul.- set. 2007.
GARROSA, H.E., BENEVIDES, P.A.M.T., MORENO, J.B., &GOZALEZ, J.L. Prevenção e intervenção na síndrome de burnout: como prevenir (ou remediar) o processo de burnout. In: Benevides, 2002.
Gill, A.S., FLASCHNER, A.B., &SHACHAR, M. “Mitigating stress and burnout by implementing transformational-leadership”, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Vol. 18 No. 6, pp. 469-81, 2006.https://doi.org/10.1108/09596110610681511
MORENO, F. N., GIL, G.P., HADDAD, M.do C.L., &VANNUCHI, M.T.O. Estratégias e intervenções no enfrentamento da síndrome de burnout. Revista enfermagem UERJ, 19(1), 140-5, 2011.
WAHAB, S., RAHMAT, A., YUSOF, M. S., &MOHAMED, B. Organization Performance and Leadership Style: Issues in Education Service. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 224, 593–598, 2016.https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016. 05.447
1 Psicóloga CRP 07/13657 formada pela UPF, Mestra em Envelhecimento Humano pela UPF, MBA em Felicidade Organizacional pela Unyleya, Especialista em Pedagogia Empresarial pela UPF, MBA em Gestão Empresarial pela FGV Management\RJ, Mestra em Envelhecimento Humano pela UPF, Formação em Consultoria Empresarial pela FGV Management\RJ, Formação em Coaching pelo IBAPE – Instituto Brasileiro de Alta Performance, Certificação Internacional em Coaching pelo ICI – International Association of Coaching Institutes, Formação em Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR pelo Instituto Holos, Capacitação Professional, Self & Life com Ativação de Competências Pessoais e Profissionais pelo Instituto Holos, Especialista em Grafologia para Seleção pela ABRH/RS, Especialista em Testagem Psicológica e Formação em Avaliação Psicológica para Cirurgias (Plástica, Bariátrica, Laqueadura e Vasectomia) pela Projecto e Núcleo Médico Psicológico, Especialização em Avaliação Psicossocial pela CENTRO Estudos e Formação/MG, Capacitação em Atendimento clínico para tratamento e intervenções de Doenças do Trabalho, Especialista em Avaliação de Desempenho e Potencial pela Intentus Digital e Desenvolvimento, Especialista em Avaliação de Perfil Comportamental DISC, Formação em Matriz de Avaliação de Desempenho e Plano de Desenvolvimento Individual pela Metodologia 9BOX.
2 Acadêmica do curso de Administração de Empresas da URI Campus de Erechim. Acadêmica do curso de Psicologia da URI Campus de Erechim.
3 Psicóloga CRP 07/38737. Formada pela UNIDEAU. Capacitação Professional, Self & Life com Ativação de Competências Pessoais e Profissionais pelo Instituto Holos, Cursando MBA em Gestão de Pessoas na Unideau/RS.