FLORESCIMENTO NO TRABALHO: UMA ANÁLISE EM RELAÇÃO AOS VÍNCULOS ORGANIZACIONAIS EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO

Nuvea Kuhn
Luis Felipe Dias Lopes
Vânia Medianeira Flores Costa


Resumo
O florescimento do indivíduo no contexto laboral acontece a partir da vivências e experiências relacionadas às emoções positivas no trabalho, engajamento no trabalho, relacionamentos positivos no trabalho, significado e propósito do trabalho, e realização no trabalho (FABRÍCIO, 2020). À vista disso, essa pesquisa objetivou identificar a relação entre o florescimento do indivíduo no trabalho e os vínculos organizacionais em uma cooperativa de crédito brasileira. Com uma abordagem quantitativa, foram estabelecidas vinte hipóteses relacionando-se as dimensões dos construtos com o auxílio da técnica de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM), sendo corroboradas onze hipóteses. Participaram da pesquisa 702 trabalhadores de diferentes cargos ocupacionais. Para a coleta de dados utilizou-se a Flourishingofthe individual in the Workplace (FIW-R), de Fabrício (2020), versão reduzida (20 itens). Foram utilizadas três medidas diferentes para mensurar os vínculos organizacionais, a Medida de Comprometimento Organizacional - versão reduzida de Bastos e Aguiar (2015); a Medida de Entrincheiramento Organizacional (MEO), de Rodrigues e Bastos (2015); e a Escala de Consentimento Organizacional (ECO), de Silva e Bastos (2015). A coleta foi realizada entre outubro de 2022 a maio de 2023. Como principais resultados três dimensões do florescimento (engajamento no trabalho, significado e propósito no trabalho, e realização no trabalho) apresentaram uma relação estatisticamente significativa com o comprometimento Organizacional. A dimensão emoções positivas no trabalho mostrou uma relação significativa inversa com o entrincheiramento organizacional, entretanto, o engajamento no trabalho apresentou uma relação significativa direta com este vínculo. Também foi encontrada uma relação significativa direta entre as dimensões relacionamentos positivos no trabalho e realização no trabalho com o consentimento organizacional. Os resultados sinalizam aspectos pertinentes para o âmbito organizacional, sobretudo no que diz respeito à promoção e ao fortalecimento de práticas voltadas ao bem-estar e florescimento do trabalhador, principalmente em termos de emoções e relacionamentos positivos no trabalho. Como principais contribuições, a nível prático e gerencial, podem ser pensadas práticas e ações voltadas à promoção do bem-estar e à manutenção dos vínculos organizacionais na cooperativa de crédito.

Referências
BASTOS, A.V.; AGUIAR, C.V.N. Comprometimento Organizacional. In: PUENTE-PALACIOS, K.; PEIXOTO, A.L.A. (Org). Ferramentas de diagnóstico para organizações e trabalho: um olhar a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, cap. 5, p. 78-91, 2015.
FABRÍCIO, A. A relação entre o florescimento do indivíduo no ambiente do trabalho com os traços de personalidade. 273 f. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal de Santa Maria, 2020.
RODRIGUES, A. C. A.; BASTOS, A. V. B. Entrincheiramento organizacional. In: PUENTEPALACIOS, K.; PEIXOTO, A. L. A. (Orgs.). Ferramentas de diagnóstico para organizações e trabalho: um olhar a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2015. cap. 7, p. 107-120.
SILVA, E. E. C.; BASTOS, A. V. B. Consentimento Organizacional. In: PUENTEPALACIOS, K.; PEIXOTO, A. L. A. (Orgs.). Ferramentas de diagnóstico para organizações e trabalho: um olhar a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 92-106.
Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br