SAÚDE EMOCIONAL E CARGA MENTAL: EQUILÍBRIO E ESTRATÉGIAS PARA A SAÚDE DE SERVIDORES PÚBLICOS

Luis Felipe Dias Lopes
Mauren Pimentel Lima
Rafaela Andolhe
Paula Andrea Ceballos Vásquez
Daniela Pegoraro
Rosangela de Arruda Saragozo
Rayssa Cleide de Oliveira


Resumo
A saúde emocional e a carga mental no contexto de trabalho de servidores públicos requerem ampla abordagem pela natureza de seus trabalhos o qual apresenta situações elevadas de estresse, responsabilidades, em alguns casos, exposição a situações de alto risco. A saúde emocional refere-se ao bem-estar psicológico, capacidade de gerenciar emoções e comportamentos de maneira eficaz. Já a carga mental se trata do esforço cognitivo necessário para a realização do trabalho, o qual pode ser afetado pela sua complexidade, pressão de tempo entre outros. O objetivo desta pesquisa é associar a saúde emocional e a carga mental de trabalho em servidores públicos. Estudo quantitativo e descritivo realizado com 450 servidores públicos federais de ensino superior por meio de amostragem por conveniência conduzida entre os meses de janeiro a dezembro de 2022. Os construtos foram medidos pela Emotional Health Inventory (Lopes et al. Prelo) e a Escala Subjetiva de Carga Mental de Trabalho (Lima et al. Prelo). A relação das escalas se deu por meio de dez hipóteses diretas. Os resultados mostraram que as emoções positivas não se relacionam com ritmo e organização no trabalho, se relacionam positivamente com demanda cognitiva e complexidade do trabalho, com as características do trabalho e negativamente com as consequências para a saúde. Já as emoções negativas não se relacionam com a organização no trabalho, se relacionam positivamente com demanda cognitiva e complexidade do trabalho, com as características do trabalho, ritmo de trabalho e com as consequências para a saúde. Portanto conclui-se que as emoções positivas, embora não relacionadas diretamente com o ritmo e a organização no trabalho, mostram uma relação positiva com a demanda cognitiva e a complexidade do trabalho, indicando que desafios intelectuais e tarefas complexas podem promover a satisfação e o engajamento. Por outro lado, as emoções negativas estão associadas não apenas às demandas cognitivas e à complexidade, mas também ao ritmo de trabalho e às consequências adversas para a saúde, evidenciando o potencial de estresse e desgaste nessas condições. Assim, sugere-se a implementação de estratégias visando o equilíbrio entre a demanda cognitiva e a complexidade do trabalho, garantindo que os desafios sejam alinhados com as habilidades e recursos dos servidores. Para tanto, podem ser incluídos o treinamento adicional, redistribuição de tarefas e ajustes no fluxo de trabalho para otimizar o engajamento e minimizar o estresse. Também podem ser implementados programas de bem-estar voltados para a saúde físico-mental, bem como, o incentivo ao acesso a serviços de saúde mental, programas de atividade física, nutrição e manejo do estresse.

Referências
Hair, J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C., &Sarstedt, M. (2017). A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Sage Publications.
Lopes, L. F. D., Silva, D. J. C., Lima, M. P., Castro, B. L. G., Kuhn, N., Lopes, F. G, Lopes, E. G., Amaral, L. Proposition and validation of the Emotional Health Work Inventory. Avances enPsicologíaLationoamericana (prelo).
Lima, M. P., Lopes, L. F. D, Cerdótes, A. L. P., Vásquez, P. A. C, Andolhe, R. Invariância estrutural e evidências de validade da Escala Subjetiva de Carga Mental de Trabalho (ESCAM) para o Brasil. Psico UFS (prelo).
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