Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho do Conselho Nacional de Justiça

Meg Gomes Martins de Ávila
Juli Alves da Silva
Laura Cavalcante Corrêa
Iago Ferreira Sampaio


Resumo

Um dos objetivos estratégicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é promover a saúde e a qualidade de vida no trabalho (QVT), de forma integrada e contínua. A pesquisa de QVT é uma importante ferramenta para conhecer a percepção compartilhada sobre o ambiente organizacional, mapear os fatores causadores de bem-estar e mal-estar e subsidiar as ações e decisões do órgão. A 2ª Pesquisa de QVT/CNJ, teve como problema central conhecer a percepção dos trabalhadores sobre os fatores estruturantes da QVT: políticas de gestão, valorização, desenvolvimento profissional, carga de trabalho, condições de trabalho, atuação das chefias, relacionamento socioprofissional e elo trabalho-vida social. A pesquisa se propôs a investigar também a percepção acerca do regime de trabalho remoto durante a pandemia da COVID-19; analisar correlações entre fatores estruturantes e dados sociodemográficos; identificar necessidades de intervenções e subsidiar o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do CNJ (PQVT/CNJ). O trabalho foi de natureza empírica, exploratória e descritiva, quantitativa e qualitativa. O questionário de levantamento de dados continha 124 itens, utilizando escala do tipo likert de 4 pontos, e por 8 itens abertos. Além disso, contou com 20 questões sociodemográficas. A amostra foi de 451 trabalhadores, entre servidores, conselheiros, magistrados, estagiários e colaboradores do CNJ, que avaliaram positivamente fatores sobre relacionamentos socioprofissionais, condições de trabalho e atuação das chefias. Por outro lado, os resultados denunciaram sobrecarga de trabalho, descontentamento com políticas de gestão e falta de valorização profissional e de crescimento na carreira. Mais da maioria dos trabalhadores se mostrou bem adaptada ao trabalho remoto e não indicaram maior desgaste na saúde durante o período pandêmico. Após os resultados serem publicizados, iniciou-se a gestão da QVT, com reuniões técnicas setoriais para discussão dos resultados de cada área, construção de planos de ação para melhoria dos resultados que foram negativos e consolidação de boas práticas para disseminar o que cada área faz para ter resultados positivos. O relatório consolidado foi entregue a alta administração e a área responsável pela pesquisa continua fazendo o monitoramento dos planos de ação, realizando efetivamente a gestão da QVT após o diagnóstico, de modo a fomentar mudanças concretas para o público interno. Assim, a pesquisa entregou um amplo diagnóstico e embasa a gestão da QVT, auxiliando os gestores e o órgão a enfrentar de forma técnica os problemas que de fato furtam o bem-estar dos trabalhadores, a construir e realizar ações que promovam o crescimento e o desenvolvimento profissional e a melhorar continuamente o ambiente organizacional.

Referências

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Pesquisa de qualidade de vida no trabalho: diagnóstico comparado 2017 a 2021. Coordenação Meg Gomes Martins de Ávila. Brasília: CNJ, 2022.
FERREIRA, M. C. Qualidade de Vida no Trabalho - Uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. 3. ed. Brasília: Paralelo 15, 2016.
FERREIRA, M. C.; MENDES, A. M. Trabalho e riscos de adoecimento: o caso dos auditores-fiscais da Previdência Social Brasileira. Brasília: Ler, Pensar e Agir, 2003.
GUÉRIN, F.; LAVILLE, A.; DANIELLOU, F.; DURAFFOURG, J.; KERGUELEN, A. Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Blucher, 2001.
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