Congresso 2020

Viver melhor: trabalho, stress e saúde


PROGRAMA Online sem deslocamento

23 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA)
 
8h50
Abertura
8h55
Boas-vindas
International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR)
Ana Maria Rossi, PhD – presidente
9h
Palestra: Considerações sobre gerenciamento da organização do trabalho para evitar stress ocupacional
  • Prevalência de stress ocupacional e problemas de saúde mental
  • Prevalência de riscos psicossociais e preocupações com a organização do trabalho
  • Como as organizações podem planejar o trabalho visando a apoiar e promover o bem-estar abrangente dos trabalhadores
Jeannie Nigam, PhDc (EUA)* – psicóloga pesquisadora do Departamento de Tradução e Ciências Sociais e Pesquisa da Divisão de Integração Científica e consultora do Escritório de Saúde Total do Trabalhador® do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH), parte dos Centros Americanos para o Controle de Doenças (CDC), onde é uma das coordenadoras do Projeto Trabalho Saudável e Bem-estar. Sua pesquisa concentra-se na compreensão de como a organização do trabalho afeta a saúde e o bem-estar dos funcionários, com ênfase nas áreas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, depressão e na análise dos benefícios de programas organizacionais abrangentes que promovem e protegem a saúde dos trabalhadores. É coeditora do livro recém-lançado Total Worker Health (Saúde Total do Trabalhador), publicado pela American Psychological Association.
Comentários:
Alexandre Eggler Gusmão – jornalista profissional (UNISINOS). Atuou como repórter, redator, editor e diretor de redação dos jornais Vale do Sinos (São Leopoldo/RS) e NH (Novo Hamburgo/RS), entre 1977 e 1990. Em 1991 assumiu como editor chefe da Revista Proteção. Desde 1992 é diretor da Proteção Publicações e Eventos responsável também por editar o Anuário Brasileiro de Proteção e a Revista Emergência, além de promover a feira Expo Proteção (SP), seminários, congressos e cursos voltados à SST em várias cidades brasileiras.
Mediador: Alexandre Eggler Gusmão
10h
Debate
10h20
Intervalo
10h40
Mesa-redonda: Driblando o stress
Será que estamos mesmo nos comunicando? Um olhar mais humano para a maneira como estamos conversando no ambiente corporativo
Ana Holanda – jornalista com 25 anos de experiência. Atualmente é editora chefe da revista Vida Simples . É autora do livro Como se Encontrar na Escrita , professora da The School of Life no Brasil e da Faculdade Belas Artes (SP). Referência na chamada “escrita afetuosa”, defende um olhar mais humano para a maneira como nos comunicamos. Ministra cursos de escrita afetuosa pelo país e seu workshop é considerado pelos alunos como um “divisor de águas”.
A técnica do biofeedback no gerenciamento do stress
Cinara F. Soares – psicóloga com especialização em teoria psicanalítica e neuropsicologia. Tem formação em biofeedback e neurofeedback por Itallis Com. e TLC Inc. Em mentoria para certificação pela Biofeedback Certification International Alliance (BCIA). Fundadora e atual presidente da Associação Brasileira de Biofeedback (ABBIO) e diretora do Instituto Neurofeedback, em Porto Alegre.
"Neuroarquitetura": entenda como os espaços físicos impactam na sua saúde
Priscilla Bencke – graduada em arquitetura, pós-graduada em arquitetura de interiores, especialista em ambientes de trabalho pela escola alemã Mensch & Büro Akademie e consultora internacional em ambientes corporativos (Quality Office Consultant). Certificada em neuroscience and architecture , design and urbanism (Newschool, EUA). É responsável pela Bencke Arquitetura e pelo conceito Qualidade Corporativa Smart Workplaces.
O profissional em um mundo complexo - as competências valorizadas para atuar em ambientes cada vez mais digitais e complexos
Luciana Schenk Duque – associate partner da Consultoria Kienbaum na divisão de executive search do escritório de Porto Alegre, atuando em processos de recrutamento e seleção de executivos: C-level, conselheiros, diretores e alta gerência. Graduação em administração de empresas (UFRGS), pós-graduação em gestão de negócios (PUCRS), MBA em gestão de pessoas (UNISINOS), formação em coaching executivo (ICI). Atuação em empresas como Grupo Gerdau, PROCERGS e Grupo Meta na área de tecnologia da informação e desenvolvimento organizacional, sendo diretora corporativa da Meta durante oito anos.
Mediadora: Carine Segabinazzi – graduada em enfermagem (UNISINOS), pós-graduada em enfermagem do trabalho (UFRGS), enfermeira do trabalho na FGV Hospital Tramandaí. Integrante da Comissão Organizadora do congresso e coordenadora dos voluntários da ISMA-BR.
11h45
Debate
12h05
Intervalo
13h30
Palestra: Promoção da qualidade de vida no trabalho: qual a importância estratégica dos gestores?
  • Centralidade da QVT no mundo corporativo
  • Problemas e desafios para a promoção do bem-estar no trabalho
  • Lugar e importância dos gestores para a qualidade de vida no trabalho
Mário César Ferreira – professor titular no Instituto de Psicologia (UnB), pós-doutor em ergonomia aplicada à qualidade de vida no trabalho (Université Paris I, Sorbonne, França). Autor e organizador de doze livros no campo da relação trabalho-saúde.
Mediador: Leandro Queiroz Soares – coordenação 12º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. Mestre em psicologia social do trabalho (UnB), pesquisador (ErgoPublic-UnB).  
14h10
Debate
14h30
Palestra: O que as redes sociais dizem sobre a saúde mental dos trabalhadores?
  • O que eu posto sobre mim: fato ou fake?
  • Redes sociais: bons e maus usos (dados científicos)
  • Análise de casos concretos
Marcos Henrique Mendanha – médico do trabalho, advogado especialista em direito do trabalho, pós-graduado em filosofia. É diretor e professor da Faculdade CENBRAP, coordenador do Congresso Brasileiro de Psiquiatria Ocupacional. Autor do livro Desvendando o Burn-Out, além de outras obras.
Mediadora: Kaká Cerutti – publicitária há 20 anos, mentora estratégica especialista em branding, diferenciação, comunicação digital e posicionamento de marcas, construindo valor através do propósito. Palestrante, professora na PUCRS, FAMAQUI e Faculdade Anhanguera. É sócia da agência MegaideaCOMM.
15h15
Debate
15h35
Intervalo
15h55
Simpósio: INSS: da saúde do trabalhador ao bem-estar de seu servidor
A saúde e qualidade de vida no trabalho do servidor público federal - a experiência do INSS
Rosana Aparecida Patrício Figueiredo – psicóloga, analista do INSS, especialista em desenvolvimento do potencial humano nas organizações (PUC Campinas). Foi gestora de RH em empresas de grande porte. Atualmente é chefe do serviço de saúde e qualidade de vida da Superintendência Sudeste I do INSS.
Afastamento de servidores do INSS - diagnóstico, gerenciamento, desafios e perspectivas
José Naum de Mesquita Chagas – terapeuta ocupacional, analista do INSS. Possui mestrados em saúde mental e em saúde pública. É coordenador geral de promoção dos direitos da pessoa com deficiência da Secretaria da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
O trabalhador incapacitado - o serviço de reabilitação profissional como direito e sua realidade no Brasil
Marcos Vinicius Cunha Cavalcante – terapeuta ocupacional, analista do INSS. Especializações em reabilitação neurológica e em desenvolvimento infantil, mestrando em terapia ocupacional e processos de inclusão social. Atua no programa de reabilitação profissional e coordenação da equipe multiprofissional de vigilância e promoção da saúde do Projeto Parcerias para Qualidade de Vida no Trabalho.
Mediadora: Juliana Petri Tavares – professora doutora do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da UFRGS, docente permanente do programa de pós-graduação em enfermagem da UFRGS. É pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Saúde Ocupacional da UFRGS (GISO).
16h55
Debate
17h15
Painel Acessibilidade e demais direitos das pessoas com deficiência no serviço público
Promoção de QVT às pessoas com deficiência: a experiência no CNPq
Liliane Vieira Moraes – mestre em ciências sociais (UFPA), analista em ciência e tecnologia do CNPq.
QVT e Diversidade
Tânia Gomes Figueira – coordenação do 12º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. É doutora em psicologia social, do trabalho e das organizações (UnB), analista em ciência e tecnologia do CNPq.
Mediadora: Ana Carolina Naves Magalhães – coordenação do 12º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. É mestre em psiquiatria, psicóloga clínica, professora.
18h
Debate
18h15
Encerramento
 
24 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)
 
8h30
Palestra: Cuidando de quem cuida
Olavo Sant’Anna Filho – oficial superior da PM, psicólogo clínico, psicoterapeuta e psicodramatista. Pós-graduado em gestão de saúde e desastres (Costa Rica) e em suporte psicossocial (Cruz Vermelha), doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública. Membro da Rede Latino-americana de Psicologia e Desastres e membro da Junta de Governo, supervisor técnico da Cruz Vermelha Brasileira. É autor de livros, capítulos e artigos sobre psicologia e psicodrama nas emergências e desastres.
Mediador: Paulo Augusto Leite Motooka – coordenação do 12º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. É graduado em ciências policiais de segurança e ordem pública, direito e psicologia, especialização em direito processual e ambiental, mestrado e doutorado em ciências policiais de segurança e ordem pública. Coronel, comandante do Comando de Policiamento do Interior 9ª Região (SP).
9h15
Debate
9h30
Simpósio: Trabalho e saúde
Os rumos da jurisprudência do TST sobre saúde do trabalhador
Cláudio Mascarenhas Brandão – ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Doutorando em ciências jurídicas (Universidade Autônoma de Lisboa), mestre em direito (UFBA), professor convidado da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENAMAT) e da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e da Academia de Letras Jurídicas da Bahia. É autor de livros jurídicos.
Indenizações por acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais
Sebastião Geraldo de Oliveira – desembargador do TRT3. É mestre em direito (UFMG), membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, gestor nacional do Programa Trabalho Seguro do TST, autor de livros e artigos sobre saúde do trabalhador e doenças ocupacionais.
Atuação do setor médico da empresa na era da covid-19
Leandro Duarte de Carvalho – graduado em medicina (FCMMG), professor auxiliar há 15 anos da FCMMG. Aí também é professor convidado do curso de pós-graduação em medicina do trabalho. Mestre em clínica médica (Santa Casa de Belo Horizonte), doutorando em bioética (CFM/Universidade do Porto). É especialista em medicina legal e perícia médica (AMB), em medicina do trabalho (AMB), em medicina do tráfego (AMB). Membro da Academia Internationalis Medicinae Legalis (IALM), médico perito oficial da justiça do trabalho de varas da capital e interior de MG e médico perito da justiça estadual.
Mediador: Alexandre Correa da Cruz – formado em ciências jurídicas e sociais (UFRGS), mestrado (UFRGS), diploma de estudos avançados (Universidade Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha), ex-fiscal do trabalho, ex-procurador do trabalho, desembargador desde 2010, diretor da Escola Judicial do TRT4 (2015-2017), professor da FEMARGS desde 1997, atualmente, presidente da 2ª Turma e integra a SDI - II e o órgão Especial.
11h
Debate
11h20
Palestra: Suicídio: a atuação do psicólogo na preservação da vida dos agentes de segurança pública
Rebeca Moreira Rangel – graduada em psicologia, formação em avaliação psicológica e em terapia psicanalítica, mestre em políticas públicas e sociedade, assessora biopsicossocial da Secretaria de Segurança Pública do Ceará. É coordenadora do grupo de estudos de psicologia aplicada à segurança pública, docente na Universidade Maurício de Nassau e Universidade Farias Brito.
Mediadora: Rozemery Oliveira Paixão – coordenação do 12º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. É graduada em psicologia (PUCRS), residência em psicologia clínica (Associação Encarnacion Blaya/RS), psicóloga concursada da PC/RS aposentada.
12h05
Debate
12h20
Intervalo
13h30
Palestra: “Para conseguir trabalhar com dor, eu só funcionava no álcool”: relação trabalho e álcool no serviço público brasileiro
Kelma Jaqueline Soares – doutora em psicologia social, do trabalho e das organizações (UnB), assistente Social (TERRACAP).
Mediadora: Ana Alice Vilas Boas – coordenação do 12º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. É professora na Universidade Federal de Lavras (UFLA).
14h15
Debate
14h30
Palestra: Liderança e cultura - ícones para a saúde da organização
  • Liderança
  • Cultura
  • Organizações
Crismeri Delfino Corrêa – diretora da Possibilità Desenvolvimento Humano, presidente da ABRH-RS (gestão 2019-2021). Há 30 anos trabalha com foco em RH, coaching, desenvolvimento de pessoas e organizações. É embaixadora da HSM no RS, coordena missões de negócios e liderança para o Vale do Silício, Portugal e São Paulo, desenvolve games de aprendizado. É professora do MBA PUCRS e da FEEVALE, com disciplina de liderança e desenvolvimento de equipe, do pós-graduação da UOL EDTECH, em parceria com a PUCRS, e do MBA da Unisinos nos cursos de tecnologia de informação e data science e analytics aplicada a negócios, com disciplina de liderança e competências de gestão.
Mediador: Nelson Bittencourt – membro da rede de pesquisadores ciência e transdisciplinaridade em ação! Cursou engenharia mecânica, educação física e dinâmica de grupos. Difusor de conceitos e atividades ligadas à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e estudos do futuro, na busca de melhorias no presente. É diretor da ABRH-RS e bicampeão brasileiro de Crossfit nos games open, na categoria 60+. 
15h15
Debate
15h35
Intervalo
15h55
Painel: Trabalhar e viver melhor
Claro e escuro - uma dualidade necessária para saúde e bem-estar
Betina Tschiedel – graduação em arquitetura e urbanismo (FAU-UFRGS), mestrado em arquitetura (PROPAR-UFRGS), doutorado em engenharia civil (FEC-UNICAMP). É professora associada I e pesquisadora na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, onde é docente permanente do programa de pesquisa e pós-graduação em arquitetura (PROPAR), coordenadora do Laboratório de Conforto Ambiental da FAU-UFRGS. Tem trabalhos publicados em diversos periódicos e congressos nacionais e internacionais referentes ao tema iluminação.   
Modulação nutricional e qualidade de vida
Lilian Córdova Alves – nutricionista clínica, pós-graduada em vigilância sanitária, mestranda em ambiente e sustentabilidade, UERGS, (área de pesquisa: flores comestíveis). Especializada em alimentação plant based. Foi premiada no Brasil (FNDE/MEC) pelo trabalho desenvolvido na alimentação escolar/agricultura familiar, em 2017. Atualmente trabalha em saúde pública, com promoção da saúde pela nutrição.
Mediador: Marcos Weiss Bliacheris – mestrando em ambiente e sustentabilidade (UERGS), especialização em direito do Estado, advogado da União (AGU). Coordenador de livros e autor de artigos referentes à sustentabilidade e inclusão de pessoas com deficiência.   
16h40
Debate
17h
Painel: Saúde e qualidade de vida
Aumentando a reserva cognitiva
Berenice Dias Ramos – médica (UFRGS), residência em otorrinolaringologia (HCPA), estágio em Bordeaux, França e em Pittsburgh, EUA. É mestre em Otorrinolaringologia (UNIFESP) e fellow em foniatria (DERDIC SP), foniatra de notório saber (AMB-ABORL), coordenadora do curso de foniatria (ABORL).
Stress e imunidade
Elisabeth Araújo – médica, mestre e doutora em ciências pneumológicas (UFRGS), especialização em otorrinolaringologia. É coordenadora do Departamento de Otorrinogeriatria, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Rinologia, membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Medicina (ORL-editor) e Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (conselho editorial).
Mediador: Jacques Vissoky – médico do trabalho, presidente da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT), mestre em prevenção de riscos laborais (Universidad del Atlántico, Espanha), pós-graduado em valoração do dano corporal (Universidade de Coimbra, Portugal). 
17h45
Debate
18h05
Encerramento

25 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)
 
8h30
Painel: Diferentes perspectivas do burnout
Stress profile - avaliação psicofisiológica do stress com neuronavegação elétrica funcional e neuromodulação na síndrome de burnout
Braulino Peixoto – neuropsicólogo, CEO e fundador da Neurologbrasil. Estudou na escola holandesa de neurofeedback pela London Scientific Neurotherapy, formação pela Qeeg Loreta, capacitado pela escola americana e Instituto Brand, protocolo stress profile e protocolo Harvard Tdcs Tms e Bci Robótica pela escola Fregni e Miha - Ems – WB, escola alemã de eletroestimulação muscular global.
A relevância dos fatores psicossociais do trabalho na segurança pública, sua relação com a síndrome de burnout e seus impactos na QV e na saúde mental dos servidores
Suellen Keyze Almeida Lima – bacharel em biomedicina, especialização em políticas e gestão em segurança pública, servidora pública efetiva do Detran/DF, atuação na chefia de gabinete da Direção Geral do Detran/DF, discente do curso de medicina, diretora científica da liga acadêmica de psiquiatria-LAP.
Incidência da síndrome de burnout em policiais militares
Ana Paula Pereira – mestre em biociências e saúde, especialista em comportamento humano nas organizações e em gestão de RH. Graduada em psicologia (UNOESC). É professora nos cursos de psicologia e medicina da UNOESC - Campus Joaçaba, acupunturista e auriculoterapeuta, facilitadora em cursos de capacitação em auriculoterapia.
Síndrome de burnout no setor operacional em uma empresa ferroviária no interior do Rio Grande do Sul
Márcia Landerdahl Maggioni – graduada em administração (UFSM), mestre em administração (UFMG), acadêmica de doutorado em administração (UFSM), na linha de gestão de pessoas e comportamento organizacional. É docente da FMC.
10h
Intervalo
10h20
Sessão interativa: Diferentes perspectivas do burnout
Mediadora: Ana Maria Rossi, PhD – presidente da ISMA-BR e representante brasileira na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA)
11h
Palestra: Como encontrar o seu limite em um mundo sem limites?
  • Atualização de identidade
  • Armadilha da competência
  • Autocuidado
Izabella Camargo – comunicadora há 23 anos. Compartilha informações sobre autocuidado para prevenir doenças ocupacionais depois de viver uma experiência com a síndrome de burnout. Trabalhou como repórter e apresentadora na TV Globo, Band e SBT.
Mediador: Eugênio Hainzenreder Jr. – advogado sócio do Rossi, Maffini, Milman & Grando Advogados. Pós-doutor em direito (Universidade de Sevilha, Espanha), doutor e mestre em direito (PUCRS), professor da PUCRS. É presidente Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresa no RS (SATERGS).
11h40
Debate
12h
Intervalo
13h15
Palestra: O impacto do comportamento suicida
  • Impactos do suicídio
  • Sofrimento humano (vítima e familiares)
  • Estratégias de prevenção e índices na segurança pública
Neury José Botega – graduação em medicina (Unicamp), residência médica em psiquiatria (Unicamp), doutorado em saúde mental (Unicamp) e pós-doutorado na Universidade de Londres. Atualmente trabalha em consultório e como docente na Unicamp, desde 1986. É membro fundador e atual diretor da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio e autor de diversos livros na área.
Mediadora: Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo – coordenação do 12º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. É graduada em psicologia e em enfermagem, especialização em saúde mental e psicologia clínica de orientação psicanalítica, chefe da Divisão de Saúde da PC/PE. 
13h55
Debate
14h15
Palestra: O dano existencial nas relações de trabalho
  • Conceito
  • Diferenças das figuras afins
  • Rumos da jurisprudência a respeito
Sebastião Geraldo de Oliveira desembargador do TRT3. É mestre em direito (UFMG), membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, gestor nacional do Programa Trabalho Seguro do TST, autor de livros e artigos sobre saúde do trabalhador e doenças ocupacionais.
Mediadora: Carolina Hostyn Gralha – juíza do trabalho, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra).
14h55
Debate
15h15
Intervalo
15h35
Palestra: Seu melhor amigo: VOCÊ
  • Autoestima
  • Felicidade possível
  • Envelhecer bem
Laura Medina – jornalista e atriz, estudou artes cênicas (UFRGS), é formada em jornalismo (PUCRS). Apresentadora de TV, especialista em saúde e bem-estar. Começou a sua carreira em 1988, na TVE, trabalhando como atriz, produtora, repórter e editora. Na RBS TV, passou pela editoria do Jornal do Almoço e, no programa Vida e Saúde, esteve durante 12 anos como editora-chefe e apresentadora. Hoje é publisher do canal “Mais Saudável” no YouTube e apresentadora na BAND TV. Entre outros, no teatro atuou em “Amores Obsessivos”, no cinema participou como atriz no filme “Senhores da Guerra”.
Mediadora: Marli Jacobsen – enfermeira do trabalho, pós-graduação em gestão em saúde, em direito sanitário e em terapia cognitivo-comportamental, formação em acupuntura (MTC). Integrante da ISMA-BR.
16h20 Encerramento
*Tradução
A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças por razões técnicas.
Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 23/06/2020 a 25/06/2020

Horário: 8h30-18h30

Onde: Online sem deslocamento


Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br