Plenário |
2 de julho 13h30 às 14h15 - Painel acadêmico: apresentação oral de trabalhos 14h15 às 14h30 - Debate Mediador: Ávilo Roberto de Magalhães (UFMT) |
2 de julho 17h às 17h45 - Painel empresarial: apresentação oral de trabalhos 17h45 às 18h - Debate Mediadora: Vanessa Rissi (IMED) |
4 de julho 11h05 às 11h50 – Painel: Programas de qualidade de vida para servidores públicos 11h50 às 12h05 - Debate Mediadora: Adriana Machado Pooli (Coordenação Encontro Serviço Público) |
4 de julho 13h15 às 14h - Painel: Programas de qualidade de vida para servidores de segurança pública 14h às 14h15 - Debate Mediadora: Rozemery Oliveira Paixão (Coordenação Encontro Segurança Pública) |
Sala Figueira |
2 de julho 10h05 às 11h - Apresentações 11h às 11h20 - Debate Mediadora: Margarita Villar Luis (USP) |
2 de julho 11h25 às 12h20 - Apresentações 12h20 às 12h40 - Debate Mediadora: Margarita Villar Luis (USP) |
2 de julho 12h45 às 13h40 - Apresentações 13h40 às 14h - Debate Mediadora: Vanessa Rissi (IMED) |
2 de julho 14h05 às 15h - Apresentações 15h às 15h20 - Debate Mediadora: Silvia Gonçalves (UFRRJ) |
2 de julho 15h25 às 16h20 - Apresentações 16h20 às 16h40 - Debate Mediadora: Beatriz Corrêa (UNICAMP) |
2 de julho 16h45 às 17h40 - Apresentações 17h40 às 18h - Debate Mediadora: Beatriz Corrêa (UNICAMP) |
3 de julho 8h30 às 9h25 - Apresentações Simpósio 9h25 às 9h45 - Debate Mediadora: Vânia Flores Costa (UFSM) |
3 de julho 9h50 às 10h45 - Apresentações Simpósio 10h45 às 11h05 - Debate Mediadora: Vânia Flores Costa (UFSM) |
3 de julho 11h10 às 12h05 - Apresentações Simpósio 12h05 às 12h25 - Debate Mediador: Raphael Henrique Di Lascio (UP) |
3 de julho 12h30 às 13h25 – Apresentações Empresariais 13h25 às 13h45 - Debate Mediadora: Rosa Maria Souza (ISMA-BR) |
3 de julho 13h50 às 14h45 – Apresentações Empresariais 14h45 às 15h05 - Debate Mediadora: Ilana Calic Bcheche (FCMMG) |
3 de julho 15h10 às 16h05 – Apresentações Empresariais 16h05 às 16h25 - Debate Mediadora: Josiane de Fátima Knaut (UP) |
4 de julho 8h30 às 9h05 – Apresentações Encontro Serviço Público 9h05 às 9h25 - Debate Mediador: José Vieira Leite (Coordenação Encontro Serviço Público) |
4 de julho 9h30 às 10h05 - Apresentações Encontro Serviço Público 10h05 às 10h25 - Debate Mediador: José Vieira Leite (Coordenação Encontro Serviço Público) |
4 de julho 10h30 às 11h15 - Apresentações Encontro Segurança Pública 11h15 às 11h35 - Debate Mediadora: Rozemery Oliveira Paixão (Coordenação Encontro Segurança Pública) |
APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES PRESENCIAIS – Salão Amarelo |
2 e 3 de julho Horário: 18h às 19h |
APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES DIGITAIS – Salão Amarelo |
2 e 3 de julho Horário: 8h30 às 19h |
001 ANÁLISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL: A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA GRÁFICA EM JOÃO PESSOA – PB
Luciane Albuquerque Sá de Souza; Ederaldo Pereira da Silva Junior; Maria Carolinne Fernandes de Oliveira e Silva; Ana Karoline Gomes de Albuquerque; Angely Soares da Silva Lima
002 ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: MODELO DE INTERVENÇÃO NA SAÚDE DOS COLABORADORES DE UMA EMPRESA PRIVADA
Alexandre Auler; Joice Rodrigues Machado Hahn; Lizandra do Amaral Azambuja; Marcos Paulo Guerin; William Da Silva Schmaedecke
003 CONSIDERAÇÕES SOBRE A SAÚDE LABORAL E A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO
Emerson José da Silva; Alessandro Vinícius de Paula
004 DESENVOLVIMENTO HUMANO NO SERVIÇO PÚBLICO: PERCEBENDO O INDIVÍDUO COMO UM PROCESSO EM EVOLUÇÃO
Emerson José da Silva; Alessandro Vinícius de Paula
005 DIAGNÓSTICO SOBRE VIOLÊNCIA OCUPACIONAL PERCEBIDA POR TRABALHADORES DA INDÚSTRIA MAQUILADORA DE EXPORTAÇÃO. AVANÇOS NA PESQUISA
Yolanda Velázquez Narváez; Ma. Dolores Díaz Cabrera; Lucía Ruiz Ramos; Fabiola Peña Cárdenas
006 DUPLA JORNADA DE TRABALHO: IMPACTOS E ESTRATÉGIAS DESTE FENÔMENO NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EMPREENDEDOR FEMININO
Calina Santos Machado; Maria de Lurdes Costa Domingos
007 ESTRESSE OCUPACIONAL E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ATUANTES EM ESCOLAS PÚBLICAS
Virgínia D. Carvalho; Larissa A. Oliveira
008 ESTRESSE OCUPACIONAL EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO: MAPEANDO E CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO
Virgínia D. Carvalho; Larissa A. Oliveira
009 ESTRESSE OCUPACIONAL EM POLICIAIS MILITARES: ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO TRANSCULTURAL NO BRASIL DAS ESCALAS PSQ-OP E PSQ-ORG
Damiana Machado de Almeida; Luis Felipe Dias Lopes; Vânia Medianeira Flores Costa; Fernando de Jesus Moreira Junior; Jonathan Saidelles Corrêa
010 ESTRESSE OCUPACIONAL: UM ESTUDO ENTRE OS SERVIDORES PÚBLICOS ASSOCIADOS AO SINTERGS
Gilmar Luiz Colombelli; Adriana Porto; Luis Felipe Dias Lopes; Damiana Machado de Almeida; David Lorenzi Junior
011 ÍNDICE DE ABSENTEÍSMO-DOENÇA DOS SERVIDORES DO FÓRUM DA JUSTIÇA ESTADUAL DE CAMPO GRANDE-MS
Mariluci Camargo Ferreira da Silva Candido; Sebastião Junior Henrique Duarte; Elenir Rose Jardim Cury Pontes; Giannine Roberta Marcelino de Souza França
012 INDÍCIOS DA SÍNDROME DE BURNOUT EM TRABALHADORES OFFSHORE
Eduardo Albuquerque de Sá; Luciane Albuquerque Sá de Souza; Stephanie Albuquerque de Souza Brandão; Daniel Affonsso Alves Brito de Carvalho
013 INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO ESTRESSE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Andréia Barcellos Teixeira Macedo; Liliana Antoniolli; Edwing Alberto Urrea Veja; Thayane Martins Dornelles; Jéssica Morgana Gediel Pinheiro; Max Willian Dutra Rocha; Sônia Beatriz Cócaro de Souza
014 INTEGRAÇÃO TRABALHO E FAMÍLIA: DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE PARA A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
Isabela Pimentel Lemos; Cristiane Cruz Pereira Dias Guerra Semensato; Taísa Trevizani
015 MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO CENTRAL/RS
Ana Paula Lüdtke; Josiane Bendlim; Gilberto Martins Santos; Marcelo Regis Röpke Lüdtke
016 O IMPACTO DA ATIVIDADE FÍSICA NA PERCEPÇÃO DO ESTRESSE DE ALUNOS MATRICULADOS NAS ACADEMIAS DO SESI CEARÁ
Ana Karine Andrade Vasconcelos de Oliveira; Kassandra Maria de Araújo Morais; Ana Lívia Castro Sousa; Francisco Rodrigo Vieira Nogueira; Francisco Cláudio Patrício Moura Filho; Juliana de Albuquerque Souza
017 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E RISCOS PSICOSSOCIAIS: REPERCUSSÕES PARA A SAÚDE DO TRABALHADOR DA ENFERMAGEM
Andréia Barcellos Teixeira Macedo; Liliana Antoniolli; Edwing Alberto Urrea Veja; Thayane Martins Dornelles; Jéssica Morgana Gediel Pinheiro; Max Willian Dutra Rocha; Sônia Beatriz Cócaro de Souza
018 PERCEPÇÃO SOBRE CLIMA ORGANIZACIONAL: UM OLHAR A PARTIR DA PERSPECTIVA DAS COLABORADORAS DE UMA LOJA DE MODA PRAIA NUM SHOPPING EM JOÃO PESSOA – PB
Luciane Albuquerque Sá de Souza; Angely Soares da Silva Lima; Ederaldo Pereira da Silva Junior; Maria Carolinne Fernandes de Oliveira e Silva; Ana Karoline Gomes de Albuquerque
019 PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: UMA ALTERNATIVA PARA A PREVENÇÃO E MANEJO DO ESTRESSE OCUPACIONAL
Romanniny Hévillyn Silva Costa Almino; Rebecca Stefany da Costa Santos; Monique Pimentel Diógenes; Mariana Carvalho da Costa; João Pedrosa de Oliveira Neto; Richardson Rosendo Augusto da Silva
020 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE AGUDO-RS
Ana Paula Lüdtke; Josiane Bendlim; Gilberto Martins Santos; Marcelo Regis Röpke Lüdtke
021 QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE
Nícolas Rérison Bibiano Margarida Peres; Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni; Eduardo Machado de Godoi; Luciana Fighera Marzall; Vânia Medianeira Flores Costa
022 QUALIDADE DE VIDA NO SERVIÇO PÚBLICO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Isabela Pimentel Lemos; Cristiane Cruz Pereira Dias Guerra Semensato; Taísa Trevizani
023 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA
Sávio Ferreira Camargo; Romanniny Hévillyn Silva Costa Almino; Juliana Dantas de Araújo Santos Camargo; Monique Pimentel Diógenes; João Pedrosa de Oliveira Neto; Ingrid Dantas Sampaio da Silva; Kaio Graco Roque Dantas; Mariana Carvalho da Costa
024 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DO PROGRAMA E SUA PERCEPÇÃO PELOS TRABALHADORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Aurélio Avelar dos Santos; Mônica de Aguiar Mac-Allister da Silva
025 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: SÍNDROME DE BURNOUT NO SETOR OPERACIONAL EM UMA EMPRESA FERROVIÁRIA NO INTERIOR DO RS
Guilherme Corrêa Trevisan; Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni; Talita Gonçalves Posser; Vitória Melo dos Santos; Vânia Medianeira Flores Costa
026 SENTIDO DO TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE AS INFLUÊNCIAS NOS FUTUROS GESTORES
Fernanda dos Santos Martinez; Damiana Machado de Almeida
027 SUICÍDIO E TRABALHO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Vanessa Rissi; Larissa de Andrade Pereira
Prazo até 26/3/2019
19º | Congresso de Stress da ISMA-BR |
21º | Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho |
11º | Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública |
11º | Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público |
2 a 4/7/2019, 8h30 – 19h
Porto Alegre, RS
O evento que faz a diferença no seu desempenho
Apoio científico
American Institute of Stress (AIS)
Departamento de Psicologia (PUCRS)
Escola de Enfermagem (UFRGS)
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP)
International Stress Management Association (ISMA-USA)
Universidade Positivo (UP)
Evento
Congresso multidisciplinar que objetiva examinar a teoria e a prática sobre as constantes pressões e mudanças profissionais e suas consequências para a saúde, o bem-estar e a segurança dos trabalhadores.
Quem deve participar
Pesquisadores, acadêmicos, representantes de empresas públicas e privadas e profissionais liberais interessados em pesquisas e práticas relacionadas à qualidade de vida no trabalho, ao stress e à saúde.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO ORAL, SIMPÓSIO E PÔSTER
1. Prazos
Submissão de resumos: até 26/3 (terça-feira)
Envio dos resumos para a Comissão Científica: até 28/3 (quinta-feira)
Emissão do parecer pela Comissão Científica: até 5/4 (sexta-feira)
Envio dos pareceres pela ISMA-BR aos autores: até 11/4 (quinta-feira)
Confirmação autores e envio artigo completo para Anais: até 14/5 (terça-feira)
2. Temática
Os trabalhos deverão contemplar objetos de estudo relacionados às temáticas:
|
|
3. Informações gerais
• Na submissão do resumo, primeiro selecione o evento (ISMA-BR, categoria Acadêmica ou Empresarial, Segurança Pública, Serviço Público). A seguir, opte pela apresentação como pôster apresentação presencial ou digital, trabalho oral ou simpósio. Os resumos para Segurança Pública e Serviço Público devem ser submetidos na categoria Empresarial;
• Todos os pôsteres, trabalhos orais e simpósios devem apresentar rigor teórico-metodológico;
• Todas as submissões serão avaliadas anonimamente por dois membros da Comissão Científica;
• Instruções para a apresentação de trabalho oral, simpósio, pôster presencial e template para apresentação de pôster digital serão enviadas juntamente com o parecer do resumo, assim como as normas para inclusão dos trabalhos nos Anais do congresso;
• O resumo para apresentação oral, que não for selecionado pela Comissão Científica, será recomendado para ser apresentado como pôster;
• Cada participante poderá apresentar até dois resumos;
• Todos os autores inscritos receberão Certificado.
4. Modalidades de submissão de resumos e objetivos
• Pôster
O pôster objetiva apresentar a estrutura, o processo e os resultados de trabalhos e estudos desenvolvidos relacionados à temática do congresso.
Apresentação presencial: os autores apresentarão seu trabalho tendo a oportunidade de discussão in loco. Não será agendada atividade do congresso durante a Sessão de Pôsteres.
Apresentação digital: os pôsteres serão exibidos em totem no salão de exposição, nos dias 2 e 3 de julho. A exibição não requererá a presença dos autores.
• Trabalho oral
O trabalho oral objetiva relatar a vivência na construção das práticas organizacionais e acadêmico-científicas que envolvem a produção de conhecimento associado à temática do congresso.
• Simpósio
Modalidade em que 4 trabalhos são propostos para apresentação oral conjunta em função de similaridade ou complementaridade temática sob a coordenação de um dos autores. O coordenador submete os 4 resumos juntos inscrevendo-os na modalidade de simpósio. As normas para submissão de resumos seguem o mesmo critério dos trabalhos orais e pôsteres.
5. Elaboração de resumos para pôster, trabalho oral e simpósio
• O resumo deve ser digitado em página configurada A4 com as seguintes margens: 3cm superior e esquerda e 2cm inferior e direita;
• Letra: Arial, normal, tamanho 12, em português, com espaço simples;
• Tamanho do resumo: mínimo de 25 e máximo de 30 linhas de texto, sem contar: título, informação sobre o(s) autor(es) (nome, titulação, afiliação acadêmica ou empresarial, endereço, fone e e-mail para contato) e bibliografia;
• Título completo: em letras maiúsculas, em negrito, justificado à esquerda;
• Subtítulos justificados à esquerda em negrito;
• Nome do(s) autor(es) em itálico, justificado à esquerda, iniciando pelo primeiro nome, separados por ponto e vírgula (;);
• Texto: corrido, sem parágrafos, contendo:
- Introdução com objeto de estudo, problemática e objetivos;
- Metodologia com tipo de pesquisa (bibliográfica, exploratória, explicativa, correlacional, etc.), método, universo, amostra, tipo de tratamento dos dados;
- Marco conceitual: pressupostos e conceitos teóricos que embasam o trabalho;
- Resultados;
- Considerações finais, conclusões ou síntese;
- Bibliografia com 2 a 4 referências digitadas segundo as normas da ABNT.
6. Submissão do resumo
• O resumo deve ser submetido pelo site da ISMA-BR, por meio do procedimento descrito abaixo. Em caso de dúvida, entre em contato conosco: (51) 3222.2441 / stress@ismabrasil.com.br
Será exibida uma mensagem automática de confirmação. No entanto, o resumo só será considerado submetido após a confirmação dos organizadores do congresso. A mensagem e os resultados das notas emitidas pela Comissão Científica serão enviados para o e-mail que você cadastrou.
NÃO É NECESSÁRIO SE INSCREVER PARA SUBMETER O RESUMO. SE APROVADO, PELO MENOS UM DOS AUTORES DEVERÁ ESTAR INSCRITO NO CONGRESSO.
ATÉ 14/5 PRAZO PARA CONFIRMAÇÃO DOS AUTORES E ENVIO DO ARTIGO PARA OS ANAIS.
APÓS O ENVIO DO TRABALHO PARA OS ANAIS, NÃO HAVERÁ QUALQUER TIPO DE ALTERAÇÃO (TÍTULO, AUTORES, CONTEÚDO, FORMATO).
7. Prêmios
Os 4 melhores resumos (2 trabalhos orais e 2 pôsteres) nas categorias Acadêmica e Empresarial e os 4 melhores resumos (Segurança Pública e Serviço Público) (2 trabalhos orais e 2 pôsteres) receberão um prêmio de reconhecimento e serão publicados no site da ISMA-BR.
Prêmio | Tipo de resumo | Categoria |
---|---|---|
Paul J. Rosch | trabalho oral | Acadêmica |
F.J. McGuigan | pôster | Acadêmica |
Hans Selye | trabalho oral | Empresarial |
Lennart Levi | pôster | Empresarial |
Plínio Brasil Milano | trabalho oral | Segurança Pública |
Boas Práticas de Qualidade de Vida na Segurança Pública | pôster | Segurança Pública |
Nadja Maria Soczecki de Paula | trabalho oral | Serviço Público |
Boas Práticas de Qualidade de Vida no Serviço Público | pôster | Serviço Público |
Novidade
Além dos prêmios, os autores que enviarem trabalho para inclusão nos Anais do congresso, que obtiverem as 4 notas mais altas, independentemente de serem submetidos como trabalho oral, simpósio ou pôster, serão convidados a publicar o artigo no livro da ISMA-BR Stress and Quality of Working Life, que será publicado, em 2019, pela IAP (Information Age Publishing), editora americana com ampla circulação entre a população acadêmica, nos Estados Unidos.
Adicionalmente, firmamos parceria com a Revista Neurociências & Psicologia, periódico totalmente cientifico e indexado, para captação de artigos. Os autores com as notas mais altas serão indicados pela Comissão Científica para submeterem artigo para publicação.
Os artigos para os Anais do congresso seguirão as normas divulgadas no site da ISMA-BR
(http://www.ismabrasil.com.br/congressos/congresso-2019/trabalho).
Os 4 artigos selecionados para o livro seguirão as normas da editora IAP, que serão encaminhadas posteriormente. A ISMA-BR providenciará a tradução para o inglês, sem custo para os autores.
9. Espaço para as empresas
Será oportunizada a exposição de produtos e material de divulgação relacionados ao tema Stress, Saúde & Qualidade de Vida. Para informações, contate Glenio Janjar, executivo comercial GOBIG (glenio@gobig.net.br / (51) 98226.0995).
10. Informações
AGeventos Assessoria
Fone: (51) 3084.0356 / (51) 99952.1513
E-mail: isma2019@ageventos.com.br
Horário: 9h–12h e 13h30–18h
Comissão Científica
Prof. Ávilo Roberto de Magalhães (UFMT) (Coordenador)
Prof. Anderson de Souza Sant'Anna (FGV-EAESP)
Profª. Arlete Spencer Vanzin (UFRGS)
Profª. Beatriz Corrêa (UNICAMP)
Profª. Carolina Maria Mota Santos (Puc Minas)
Profª. Denise Maciel Ferreira (FAVI)
Profª. Dora Maria Grassi Kassisse (UNICAMP)
Profª. Dulce Helena Hatzenberger (PUCRS)
Prof. Eduardo Assis (UFJF)
Profª. Ilana Calic Bcheche (FCMMG)
Profª. Kátia Virgínia Ayres (UFPB)
Prof. Luciano Zille Pereira (FNH)
Prof. Marcos Aurélio Costa (UFRN)
Profª. Margarita Villar Luis (USP)
Profª. Maria Aparecida Constantino (USP)
Prof. Raphael Henrique Di Lascio (UP)
Prof. Raul Amaral Rego (ITAL)
Profª. Rosa Amélia Dantas (UFS)
Profª. Rosani Sgari (UPF)
Profª. Silvia Gonçalves (UFRRJ)
Profª. Vanessa Rissi (IMED)
Profª. Vânia Flores Costa (UFSM)
Profª. Zélia Kilimnik (FUMEC)
Quando: | 02/07/2019 a 04/07/2019 |
---|---|
Horário: | 8h30-19h |
Onde: | Plaza São Rafael Hotel Porto Alegre, RS, Brasil |
Carga horária: | 24 horas |