Introdução
Vários fatores do ambiente formativo podem potencializar o estresse de estudantes do último ano da graduação em enfermagem. Além das atividades acadêmicas e da prática clínica inerentes à formação profissional, os estudantes podem vivenciar sentimentos de inexperiência, insegurança e preocupações com a futura vida profissional. Objetivo: Identificar os fatores de estresse do ambiente formativo e relacionar com a qualidade de vida. Método: Estudo transversal de abordagem quantitativa, comparativo e descritivo. Participaram 55 estudantes do último ano da graduação em enfermagem, de uma instituição privada na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, entre maio e junho de 2018. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, sob nº 2.466.314. A análise dos dados foi feita através de estatística descritiva e coeficiente de correlação Spearman. A coleta de dados foi realizada aplicando-se os seguintes instrumentos: Escala para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE), o Questionário WHOQOL-bref, para avaliação da qualidade de vida, além de um questionário de caracterização sociodemográfica. Resultados: 45,4% dos estudantes estavam alocados no nono semestre e 54,6% no décimo semestre. Predomínio do sexo feminino, 80%, idade média de 32,1 anos, sem filhos, 52,8%, em atividade empregatícia 74,5%. Houve correlação negativa e de forte magnitude dos domínios físico, psicológico e de ambiente do WHOQOL-bref com o domínio Gerenciamento de Tempo do instrumento de avaliação do estresse. Conclusão: A medida que houve aumento da exposição aos fatores do estresse do ambiente formativo relacionado às dificuldades de gerenciar o tempo com questões do cotidiano acadêmico, aspectos da vida, pessoal, familiar e social, houve uma diminuição dos escores dos domínios do WHOQOL-bref, levando a redução da qualidade de vida dos estudantes do último ano da graduação em enfermagem.
Descritores: Estresse Psicológico; Estudantes de Enfermagem; Qualidade de vida.
Referências
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