Em vista disto, testou-se a magnitude e a significância do efeito indireto padronizado do estudo: Efeito indireto 1 (Hipótese 5a): carga psicológica, justiça distributiva e engajamento; Efeito Indireto 4 (Hipótese 5c): carga psicológica, justiça interacional e engajamento). Efeito Indireto 7 (Hipótese 5d): carga psicológica, justiça distributiva, justiça processual, justiça interacional e engajamento.
Relativamente, as hipóteses que sugeriram que o relacionamento significativo entre carga psicológica e engajamento era mediado de forma indireta e significativa, respectivamente, foram suportadas, conforme resultados:
Os resultados apresentados na tabela 12 demonstraram que os intervalos de confiança não passaram pelo “0”, indicando que a percepção de justiça medeia significativamente a relação entre carga psicológica e engajamento. Isto posto, a Hipótese 6 é confirmada, pois quando se tem carga psicológica elevada, sendo mediada por este recurso organizacional, percebe-se mais elevado o nível do engajamento dos professores.
Discussões
Esta pesquisa objetivou analisar como a carga psicológica interfere no nível de engajamento docente. Além disto, demonstrou-se que justiça distributiva, processual e interacional dos professores são mediadores na relação entre carga psicológica e engajamento, quando foram controlados com a variável controle - gênero.
Portanto, marca a especificidade da educação básica estadual pública, que implica o reconhecimento de desejo, de perfil, de atribuições e competências necessárias para a atuação docente. Ou seja, pressupõe-se que o papel do professor, seus compromissos éticos e suas contribuições para a sociedade precisam estar bem definidos e respaldados pelo conjunto de processos da gestão educacional (NUNES & OLIVEIRA, 2017; MONTEIRO & MOURÃO, 2016; HOSGORUR, ALTINKURT & KAN, 2017; FIROOZI, KAZEMI, & SAYADI, 2017; BREEVART & BAKKER, 2018).
Para, além disto, os resultados apresentaram que a relação entre carga psicológica e engajamento, quando mediada por justiça distributiva, processual e interacional, em conjunto, atenua situações adversas, contribuindo para melhores processos de ensinagem e aprendizagem. (CARLOTTO; PIZZINATO & BARCINSKI, 2012; NEVES, 2014; ZHU, & ZHENG; 2014; HE, STROM, SEARS, & KELLY, 2014; MARTINS & OLIVEIRA, 2015; OLIVEIRA & FERREIRA, 2016; VIANA & MACHADO, 2016).
Destarte, os novos achados, contribuem para o entendimento sobre antecedentes de engajamento docente. Igualmente, os resultados suportaram o modelo hipotético de mediação tripla, apresentando três caminhos diferentes de carga psicológica para o engajamento dos professores.
Primeiramente, a justiça distributiva medeia o efeito de carga psicológica no engajamento dos professores. Portanto, este resultado está de acordo com a teoria da Justiça Organizacional, pois, mesmo com altas cargas de trabalho, quando o professor se sente pertencido, reconhecido nas tomadas de decisão e interagido com o processo de ensino-aprendizagem, engajam mais (MASAGÃO & FERREIRA, 2015; MONTEIRO & MOURÃO, 2016; MONTEIRO & MOURÃO, 2016; HOSGORUR, ALTINKURT & KAN, 2017; FIROOZI, KAZEMI, & SAYADI, 2017).
Em consonância, com a teoria do modelo RDT, pressupõe-se em cada profissão a sua própria especificidade. Então, neste estudo, tem-se como demandas de trabalho (carga psicológica) e recursos de trabalho (justiça distributiva, processual e interacional), atenuando as pressões psicológicas, gerando melhores níveis de engajamento. Portanto, constitui-se um modelo teórico com características aplicáveis em várias configurações laborais, independentemente das exigências e recursos envolvidos (VAZQUEZ ET AL, 2015; BAKKER & DEMEROUTI. 2018; SCHAUFELI, 2018; BREEVAART, & BAKKER, 2018).
Relativamente, ao segundo caminho proposto para análise, revelou-se que justiça interacional medeia positivamente a relação entre carga psicológica e engajamento. Este achado está em consonância com as concepções sobre engajamento e seu poder de influenciar ações práticas inovadoras e melhores desempenhos (MONTEIRO & MOURÃO, 2016; HOSGORUR, ALTINKURT & KAN, 2017; FIROOZI, KAZEMI, & SAYADI, 2017; BAKKER & DEMEROUTI. 2018; SCHAUFELI, 2018).
Além disso, o terceiro caminho entre carga psicológica e engajamento incluiu três mediadores - justiça distributiva, processual e interacional, coletivamente. Assim, fundamenta-se nos aspectos positivos dos professores, pois quando estão mais reconhecidos, confiantes nas relações com a equipe de trabalho, podem-se ter mais vigor na sua prática, consequentemente, garantindo melhores planejamentos, gestão de sala e desempenhos dos alunos.
Logo, podem ser dedicados e concentrados nas tarefas por experimentarem mais estados positivos. Assim, tornam-se capazes de novas ideias e ampliação de conhecimentos, pois professores mais atentos às atividades laborais garantem melhores níveis de engajamento (VAZQUEZ ET AL, 2015; BAKKER & DEMEROUTI. 2018; SCHAUFELI, 2018)
Considerações Finais
Em geral, os resultados levantaram questionamentos e discussões importantes sobre as naturezas das relações testadas, revelando diferentes caminhos possíveis a partir da carga psicológica e engajamento docente, que é uma contribuição empírica importante da pesquisa para a literatura. Porquanto, discute-se, por consciência das habilidades dos professores em produzir e aplicar ideias, considerando o estudo como apropriado para potencializar seus conhecimentos sobre as temáticas que envolvem as práticas de ensino e aprendizagem na educação básica.
Relativamente às limitações, o modelo teórico foi testado somente na pesquisa transversal, pois não discutiu as correlações das variáveis em tempos diferentes. Para tal aspecto, seria importante explorar os dados em estudos longitudinais, de multiníveis e diários (BAKKER & DEMEROUTTI, 2008; SCHAUFELI, 2018; BREEVART & BAKKER, 2018). Além disto, outra limitação se refere à natureza de autorrelato, que o condicionou somente num viés de medição.
Limita-se também pela medida da carga psicológica, compreende-se que poderia ter feito uso de outras escalas, que apresentasse outras cargas, como por exemplo, emocionais e físicas. Assim, permitisse diferentes percepções e cruzamentos de hipóteses. Além do exposto, o modelo teórico hipotetizado permite outras pesquisas, oportunizando discussões em contextos de educação básica não pública.
À guisa de conclusões e agenda, as correlações exploradas neste estudo fornecem novas discussões teóricas e práticas que podem contribuir nos modelos já existentes, ampliando os estudos sobre Demandas e Recursos do trabalho (RDT), explicando sobre os antecedentes de engajamento de professores da educação básica pública. Além disto, produz insights úteis sobre o papel dos recursos organizacionais em atenuar as relações entre carga psicológica e engajamento.
Logo, refletir sobre as contribuições proeminentes de justiça distributiva, justiça processual e justiça interacional e os seus caminhos, que sendo intencionais, podem aumentar engajamento no trabalho. Em futuras pesquisas, o modelo testado pode ser expandido, considerando outras correlações com outras variáveis do trabalho.
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