Gilnei Luiz de Moura1, Vânia Medianeira Flores Costa2, Marcelo Trevisan3, Andresssa Schaurich dos Santos4, Talita Gonçalves Posser5, Joice Martins Cabral6
Resumo
Por meio da interação entre a comunidade acadêmica e as organizações, este projeto tem como objetivo desenvolver ações de extensão que possibilitem a manutenção de um espaço de debate e reflexão sobre boas práticas administrativas, responsabilidade socioambiental e globalização, de forma a garantir a interação entre acadêmicos, docentes e comunidade externa de Santa Maria e Região. De acordo com Libâneo (1994), o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos. Entretanto, faz-se importante ressaltar que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes, métodos, procedimentos e outras formas organizativas. Nesse sentido, ao proporcionar um espaço de interação entre acadêmicos, bacharéis, docentes e comunidade em geral, os “Ciclos de Debates e Estudos em Administração” somam-se ao propósito do Curso de Administração da UFSM, enfatizando a necessidade de formação humanística e ética de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento social. Segundo Moreno (apud BUSQUETS et al., 2000), os temas transversais, que constituem o centro das atuais preocupações sociais, devem ser o eixo em torno do qual devem girar a temática das áreas curriculares, que adquirem assim, tanto para o corpo docente como para os alunos, o valor de instrumentos necessários para a obtenção das finalidades desejadas. Diante disso, as ações do projeto foram elaboradas sobre duas perspectivas: Pensando sobre Administração-apresentação de casos de boas práticas, com a participação de empresários locais e regionais e acadêmicos do curso que já tenham experiência profissional; e, Administradores pelo Mundo- palestras com egressos que tenham experiências profissionais e pessoais em diferentes regiões, de forma a possibilitar o entendimento das relações que se estabelecem entre organizações e indivíduos em todo o mundo e seus impactos na comunidade local. A metodologia proposta foi a de organização de palestras, com a duração de aproximadamente uma hora, e após eram feitas perguntas da platéia. Os resultados alcançados foram a distribuição e compartilhamento de conhecimento, por meio dos palestrantes, para a comunidade acadêmica do curso de Administração. Dentre os temas das conversas realizadas ao longo do ano de 2015 podemos destacar: palestras motivacionais, planejamento estratégico em época de sustentabilidade e carreiras profissionais.
Referências
BUSQUETS, M. D. et al. Temas Transversais em educação. São Paulo: Ática, 2000.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 13 Ed. São Paulo: Cortez, 1994.