Lauren Tonietto1
Resumo
O processo seletivo implica um aumento da ansiedade, chegando a ser um fator de stress para muitos candidatos que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Este estudo objetiva apresentar o relato de uma prática humanizada de seleção de pessoas, em que o profissional de Recursos Humanos procura não somente satisfazer as necessidades da empresa quanto ao preenchimento de vagas, mas também tornar a seleção um processo mais leve, de aprendizado e autoconhecimento para os candidatos. A seleção abrange o conjunto de práticas e processos usados para escolher entre os candidatos disponíveis aquele que parecer ser o mais adequado para a vaga existente. Os métodos utilizados podem ser entrevistas, testes de conhecimentos gerais, testes psicológicos e dinâmicas de grupos. Cabe ao profissional de RH a análise de qual a melhor forma de seleção para cada cargo. As etapas do processo seletivo da organização em questão geralmente são: análise do Curriculum Vitae, entrevista coletiva, incluindo: apresentação e resolução de caso ou prova situacional, prova prática e entrevista Individual com o Gestor da área solicitante ou contratante. Na etapa da entrevista coletiva, é realizada uma dinâmica de apresentação utilizando imagens de forma individual, em duplas/grupos e coletiva. As imagens são compreendidas como uma forma de expressão de sentimentos e características individuais e interacionais. A estratégia da utilização de imagens nos processos seletivos tem como aspectos positivos: a facilitação da apresentação dos candidatos; o reconhecimento de características, interesses, expectativas, valores e crenças do participante; a introdução de um “elemento surpresa”, já que foge à apresentação puramente verbal do candidato; e permite “visualizar” questões não expressas no discurso. Os materiais utilizados são simples e de fácil acesso, como revistas, jornais, impressos, tesoura e cola; folhas A4 ou cartolinas. A atividade psicomotora de procurar imagens, recortar e colar reduz a ansiedade promove um ambiente mais lúdico, de aprendizado e crescimento pessoal. Por outro lado, o entrevistador dispõe de mais um elemento de análise em seu processo seletivo, uma vez que as imagens podem ser compreendidas como “projeções” de características, medos e desejos.
Referências
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
GONDIM, S.M.G.; FEITOSA, G.N; CHAVES, M. A Imagem do Trabalho: um Estudo Qualitativo Usando Fotografia em Grupos Focais. RAC, v. 11, n. 4, Out./Dez. 2007: 153-174.
LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.
ROBBINS, S.P.;.JUDGE, T.A.; SOBRAL, F.. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
[1]Administradora e psicóloga, mestre em Psicologia do Desenvolvimento e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Professora e orientadora de TCC no Cesuca, Faculdade Inedi.