Miriane Lucindo Zucoloto1, Vanessa de Oliveira2, João Maroco3, Juliana Alvares Duarte Bonini Campos4
A Síndrome de Burnout em estudantes ocorre como resultado de estresse crônico relacionado aos estudos, sendo considerada um risco psicossocial comum no ambiente acadêmico. Alguns estudos tem sugerido que o envolvimento escolar seja um possível aliado na prevenção da síndrome em estudantes do ensino superior. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi estimar a contribuição do envolvimento emocional, comportamental e cognitivo para a Síndrome de Burnout em uma amostra de estudantes de um curso de graduação em Farmácia-Bioquímica. Participaram 363 estudantes matriculados em 2013/2014 no curso de Farmácia- Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara/UNESP, sendo 78,0% do gênero feminino, com média de idade de 20,3 (DP=2,7) anos. O Inventário de Burnout de Maslach para estudantes (MBI-SS) e a Escala de Envolvimento Escolar (EEE) foram utilizados. Para avaliação das propriedades psicométricas dos instrumentos realizou-se Análise Fatorial Confirmatória utilizando como índices de qualidade do ajustamento 2/gl, CFI, GFI e RMSEA. A validade convergente foi estimada pela Variância Extraída Média (VEM) e Confiabilidade Composta (CC) e a consistência interna pelo Coeficiente alfa de Cronbach padronizado (). Elaborou-se um modelo de equações estruturais, sendo o Burnout o construto central. O ajustamento do modelo foi avaliado pelos índices de qualidade do ajustamento e a contribuição do envolvimento escolar para a síndrome de Burnout por meio da significância das trajetórias (β). O nível de significância foi de 5%. A Síndrome de Burnout foi caracterizada segundo a proposta de Maslach e Jackson, sendo mensurada por meio dos fatores exaustão, descrença e eficácia profissional. As propriedades psicométricas do MBI-SS e da EEE foram adequadas para a amostra. Observou-se ajustamento adequado do modelo estrutural aos dados. O envolvimento comportamental (β=-0,56) e emocional (β=-0,71) contribuíram em 81,0% para a variabilidade do Burnout na amostra. O envolvimento cognitivo não apresentou contribuição significativa. O envolvimento escolar dos estudantes exerceu influência inversa e significativa na Síndrome de Burnout nos estudantes de farmácia-bioquímica.
Referências
Fredricks, J.A., Blumenteld, P., Friedel, J., & Paris, A. (2004). School Engagement. New York: Springer Science.
Maroco, J. (2014). Análise de equações estruturais (2nd ed.).Lisboa: ReportNumber.
Maslach,C., Jackson,S.E.,&Leiter,M.P.(1996).MaslachBurnout Inventory Manual (3rd ed.). Palo Alto: Consulting Psychologists Press.
Schaufeli, W.B., Martínez, I.M., Pinto, A.M., Salanova, M., & Bakker, A.B.(2002). Burnout and engagement in university students. Journal of Cross-Cultural Psychology, 33(5),464-481.
1Grupo de Pesquisa Análise e Validação Métrica, Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP.
2Estudante de graduação, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara – UNESP.
3Professor associado, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida – ISPA-IU, Lisboa, Portugal.
4Professor adjunto, Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP.