Congresso 2015

Trabalho, Stress e Saúde: o engajamento na prevenção do burnout – da teoria à ação


PROGRAMA

23 de junho (terça-feira)

7h30
Credenciamento
8h30
Abertura
8h40
Boas-vindas
International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR)
Ana Maria Rossi, PhD (RS) – presidente
8h45
Entrega de placa de reconhecimento ao deputado estadual Adão Villaverde (RS) – parlamentar eleito pelo PT. É autor do projeto de lei que institui o Dia Estadual de Conscientização do Estresse no Rio Grande do Sul.
9h
Palestra: Como as pessoas diferenciam entre burnout e engajamento?
  • Refletindo sobre as conexões entre civilidade, burnout e engajamento
  • Examinando a capacidade dos líderes de desenvolver locais de trabalho mais respeitosos
  • Refletindo sobre o método CREW: método eficaz para melhorar civilidade, respeito e engajamento no trabalho
Michael P. Leiter, PhD (Canadá)* – diretor do Center for Organizational Research and Development. É titular da cátedra de pesquisa canadense em saúde e bem-estar ocupacional na Acadia University onde também é professor de psicologia. Juntamente com Christina Maslach, é autor do livro Trabalho: Fonte de prazer ou desgaste? Guia para vencer o estresse na empresa, que foi publicado no Brasil.
Mediador: José Antonio Vieira da Cunha (RS) – jornalista e executivo de comunicação. Atualmente é vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Riograndense de Imprensa e dirige o portal de Comunicação Coletiva.net.
10h
Debate
10h20
Intervalo
10h40
Mesa redonda: Driblando o stress
Felicidade, saúde e qualidade de vida
Dr. Artur Zular (SP) – médico cardiologista, presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática – SP, diretor científico do Comitê de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina, diretor científico do Instituto Qualidade de Vida.
Jin shin jyutsu dissolvendo o stress
Erna Maria Klausgraber (RS) – terapeuta de família e de casal, praticante de jin shin jyutsu e instrutora de autoaplicação de JSJ com autorização da Jin Shin Jyutsu Inc., desde 2000.
Positive coaching – contribuindo com pessoas e empresas
Liamar Fernandes (SP) – sócia-diretora da Diatheke Coaching, é master coach e atua há 7 anos na formação de coaches como instrutora licenciada da Sociedade Brasileira de Coaching e em processos de business, executive career, positive e life coaching.
A meditação sem técnica
Otavio Fattori (RS) – administrador de empresas, instrutor e facilitador de workshops de meditação e bem-estar, idealizador do site opoderdoagora.com.br, cofundador da rede de portais de qualidade de vida nossobemestar.com
Mediadora: Marisa Campio Muller (RS) – doutora em psicologia clínica, presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática Regional RS e sócia fundadora do Instituto Brasileiro de Psicologia da Saúde. É autora de vários livros na área.
11h45
Debate
12h05
Intervalo para almoço
13h45
Talk show: Stress, saúde e sexo
Ana Maria Rossi, PhD (RS) – presidente da ISMA-BR e copresidente da Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA). Dirige a Clínica de Stress e Biofeedback, em Porto Alegre. É precursora das técnicas de autocontrole e biofeedback no Brasil.
Dr. Ernani Luis Rhoden (RS) – professor livre-docente de urologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem pós-doutorado em urologia e andrologia (Harvard University, EUA). É medico urologista e andrologista do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Hospital Moinhos de Vento.
Drª. Jaqueline Brendler (RS) – ginecologista, sexóloga, presidente do conselho deliberativo da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, vice-presidente (2º) da FLASSES, WAS (World Association for Sexual Health). É colunista na sessão Na Cama, Caderno Vida, Zero Hora, e responsável pelo site www.terapiadosexo.med.br
Dr. Mario Maranhão (PR) – professor titular de cardiologia da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná e professor livre-docente. Tem doutorado em cardiologia (UFPR). É ex-presidente da Federação Mundial de Cardiologia, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e consultor da OMS.
Mediador: Cláudio Brito (RS) – comunicador multimídia do Grupo RBS.
15h
Debate
15h30
Intervalo
15h50
Talk show: Sociedade anônima ou sociedade humana?
Evangelia Demerouti, PhD (Holanda)* – professora de comportamento organizacional da Eindhoven University of Technology. Preside o Human Performance Management Group. É editora associada do Journal of Personnel Psychology .
Michael P. Leiter, PhD (Canadá)* – diretor do Center for Organizational Research and Development. É titular da cátedra de pesquisa canadense em saúde e bem-estar ocupacional na Acadia University onde também é professor de psicologia. Juntamente com Christina Maslach, é autor do livro Trabalho: Fonte de prazer ou desgaste? Guia para vencer o estresse na empresa , que foi publicado no Brasil.
Nelson Eggers (RS) – diretor-presidente da Bebidas Fruki S.A. É membro da diretoria da FIERGS/CIERGS e membro da diretoria da Câmara Brasil Alemanha/RS. Recebeu o Troféu Guri 2014, concedido pela RBS, e Top Ser Humano 2014, concedido pela ABRH-RS.
Dr. Sérgio de Paula Ramos (RS) – psiquiatra e psicanalista, doutor em medicina e diretor técnico da Villa Janus. Foi organizador e coordenador do serviço de alcoolismo da Clínica Pinel de Porto Alegre e da unidade de dependência química do Hospital Mãe de Deus, coordenou programa nacional de prevenção do consumo de drogas (Projeto Valorização da Vida).
Mediador: Eugênio Esber (RS) – diretor de Redação da Revista AMANHÃ. Autor da peça de treinamento de porta-vozes “O drama e a comédia de ser notícia”.
17h05
Debate
18h
Apresentação de pôsteres
19h-22h
ATIVIDADES OPCIONAIS (excludentes, mesmo horário)
Workshop 1: Programa de qualidade de vida na empresa: como encurtar a distância entre o real e o ideal
  • Levantamento de necessidades
  • Como fazer mais com menos
  • Sim, é possível mudar a cultura da empresa
Dr. Artur Zular (SP) – médico cardiologista, presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática – SP, diretor científico do Comitê de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina, diretor científico do Instituto Qualidade de Vida.
Katia Maria Alves Barata (SP) – diretora do Instituto Qualidade de Vida, onde coordena projetos corporativos em qualidade de vida e T&D. Coordenadora do Cruzeiro Qualidade de Vida da MSC Cruzeiros.

Workshop 2: Cuidando bem de mim mesmo com o jin shin jyutsu

  • A fonte da energia no corpo
  • As atitudes que afetam nosso equilíbrio
  • Como manter a harmonia no dia a dia
Erna Maria Klausgraber (RS) – terapeuta de família e de casal, praticante de jin shin jyutsu e instrutora de autoaplicação de JSJ com autorização da Jin Shin Jyutsu Inc., desde 2000.

 

24 de junho (quarta-feira)

8h30
Atividade de energização – Cláudia Lucchese (RS)
8h40
Painel acadêmico: Apresentação oral de trabalhos
Mediador: Ávilo Roberto de Magalhães (MT) – diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT.
9h25
Debate
9h45 Intervalo
10h05
Palestra: Modelo de Recursos-Demandas do Trabalho: como os funcionários influenciam e são influenciados pelas demandas e recursos do trabalho
  • Resultados dos recursos e demandas do trabalho
  • O papel do redesenho do trabalho pelos colaboradores no modelo de Recursos-Demandas do Trabalho
  • As intervenções baseadas no modelo de Recursos-Demandas do Trabalho
Evangelia Demerouti, PhD (Holanda)* – professora de comportamento organizacional da Eindhoven University of Technology. Preside o Human Performance Management Group. É editora associada do Journal of Personnel Psychology.
Mediadora: Ana Maria Rossi (RS)
11h20 Debate
11h40
Painel: Programas de responsabilidade social e sustentabilidade
Mediadora: Daniela Garcia Giacobbo (RS) – especialista em direito público e meio ambiente, trabalha no TRF4a Região. Autora de artigos sobre meio ambiente e energia, palestrou na 6th Eilat Green Energy Conference, em Israel.
12h25 Debate
12h45
Intervalo para almoço
14h
Painel: Inclusão e diversidade
Claudia Zirbes (RS) – pós-graduada em psicopedagogia clínica e institucional. É membro da ONG Instituto Autismo e Vida de Porto Alegre.
Clemildo Anacleto da Silva (RS) – doutorado em ciências da religião. É professor no mestrado em reabilitação e inclusão, no programa de pós-graduação do Centro Universitário Metodista (IPA), em Porto Alegre, e coordenador do grupo de pesquisa sobre intolerância religiosa, educação e direitos humanos.
Marcos Alexandre Bauch (DF) –   engenheiro agrônomo, analista ambiental do IBAMA e coordenador de planejamento florestal do Serviço Florestal Brasileiro – MMA. Maratonista aquático desde 2009 viaja o Brasil e o mundo participando de travessias.
Mediador: Léo Gerchmann (RS) – jornalista, trabalhou na Folha de S. Paulo e na revista Placar. Atualmente, é repórter especial de Zero Hora. É autor do livro Coligay – Tricolor e de Todas as Cores.
15h05
Debate
15h25
Intervalo
15h45
Palestra: Combate ao assédio moral: uma dimensão fundamental da luta pela ampliação da QVT no serviço público brasileiro
  • Violência e assédio moral no trabalho: definições e caracterização
  • Repercussões para os servidores assediados, contexto de produção e sociedade
  • Combate e prevenção do assédio moral no trabalho como forma de assegurar e ampliar a QVT no serviço público
Leandro Queiroz Soares (DF) – mestre em psicologia social e do trabalho, pesquisador (ErgoPublic-UnB). É autor do livro Interações Socioprofissionais e Assédio Moral no Trabalho: Ou você interage do jeito deles ou vai ser humilhado até não aguentar mais.
Mediador: José Vieira Leite (RJ) – pós-doutor em ciências humanas (PUC-RJ) e pesquisador (ErgoPublic-UnB).
16h30
Debate
16h50
Painel: Programas de qualidade de vida para servidores públicos
Mediadora: Alexsandra Batista Saraiva (DF) – pós-graduada em RH, EAD e gestão empresarial (FGV-DF). Gerente executiva em gestão de processos da Caixa.
17h35
Debate
18h
Apresentação de pôsteres
19h-22h
ATIVIDADES OPCIONAIS (excludentes, mesmo horário)
Workshop 3: FLORESCER – psicologia positiva aplicada nas empresas
  • Wellness coaching
  • Administrando o stress
  • Mindfulness
Liamar Fernandes (SP) – sócia-diretora da Diatheke Coaching, é master coach e atua há 7 anos na formação de coaches como instrutora licenciada da Sociedade Brasileira de Coaching e em processos de business, executive career, positive e life coaching.

Workshop 4: AquiAgora: o poder do momento presente

  • Os 4 ensinamentos fundamentais
  • Aspectos da inconsciência
  • Aspectos da consciência
Otavio Fattori (RS) – administrador de empresas, instrutor e facilitador de workshops de meditação e bem-estar, idealizador do site opoderdoagora.com.br, cofundador da rede de portais de qualidade de vida nossobemestar.com

 

25 de junho (quinta-feira)

8h30
Atividade de energização – Cláudia Lucchese (RS)
8h40
Painel empresarial: Apresentação oral de trabalhos
Mediadora: Zélia Miranda Kilimnik (MG) – professora e subcoordenadora do programa de mestrado e doutorado em administração da FUMEC.
9h25
Debate
9h45
Intervalo
10h05
Simpósio: A imagem do profissional da segurança pública
A autoimagem do profissional de segurança pública ante os atos de reconhecimento e de desrespeito vivenciados na socialização organizacional
Ten. Cel. Edson Benedito Rondon Filho (MT) –   doutor em sociologia com estágio no Centre de Recherche Sociologique sur le Droit e les Institutions Pénales (França). É coordenador do Centro de Desenvolvimento e pesquisa da PMMT.
A polícia que somos e nossos rumos
Del. PC Francilene Lima Souza (RR) – graduada em direito, especialista em ciências criminais e pós-graduanda em inteligência estratégica.
Polícia e gênero: mulheres na polícia militar
Márcia Esteves de Calazans (BA) – doutora em sociologia e pós-doutorado em sociologia. É professora da Universidade Católica do Salvador, no programa de mestrado em políticas sociais e cidadania, e coordena o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre violências, democracia, controle social e cidadania/CNPq.
Mediadora: Rozemery Paixão (RS) – psicóloga, coordenadora técnica da Divisão de Saúde da Policia Civil/RS e professora da ACADEPOL/RS.
11h10
Debate
11h30
Painel: Programas de qualidade de vida para servidores de segurança pública
Mediadora: Ten. Cel. Vanísia de Sousa Santos Capaverde (RR) – Departamento de Ensino, Instrução e Operações – CBMRR.
12h15
Debate
12h35
Intervalo para almoço
14h
Simpósio: Trabalho e saúde
O meio ambiente do trabalho como direito humano fundamental
Carlos Henrique Bezerra Leite (ES) – desembargador do TRT/ES. É doutor e mestre em direito, professor de direitos humanos sociais e metaindividuais e direito processual do trabalho da FDV, ex-procurador regional do MPT e membro titular da Academia Brasileira de Direito do Trabalho.
Dimensões da liberdade: o embate entre a imperatividade e a flexibilidade do direito do trabalho
Delaíde Alves Miranda Arantes (DF) – ministra do Tribunal Superior do Trabalho, pós-graduada em direito e processo do trabalho, e em magistério superior, docência universitária. É integrante da Subseção II Sessão Especializada em Dissídios Individuais, Órgão Especial e 2ª Turma, do TST.
O meio ambiente do trabalho - prevenção e reparação
Maria Helena Mallmann (DF) – ministra do Tribunal Superior do Trabalho. Ingressou na magistratura do trabalho em 1981. Foi vice-presidente e presidente do TRT4, presidente da Amatra IV e Anamatra.
Mediador: Rubens Clamer Júnior (RS) – juiz do trabalho titular da 4ª Vara de Novo Hamburgo. É presidente da Amatra IV e professor universitário.
15h35
Debate
15h55
Palestra show: De bem com a vida e consigo mesmo para trabalhar com profissionalismo e competência
Adroaldo Lamaison (RS) – filósofo e teólogo, dirige a Lamaison Training, consultoria e desenvolvimento de pessoas.
Mediadora: Crismeri Delfino Corrêa (RS) – diretora da Possibilita consultoria organizacional e vice- presidente de desenvolvimento humano e inovação da ABRH-RS.
17h
Entrega de Prêmios
17h30
Encerramento

*Tradução simultânea
A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.

Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 23 a 25 de junho

Horário: 8h30 – 19h

Onde: Centro de Eventos Plaza São Rafael
Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br