8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública

Promoção de Saúde: gerenciamento do stress e os profissionais da segurança pública
(SALA UBÁ)

21 de junho (terça-feira)

10h30 Boas-vindas (atividade conjunta do 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público, 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 4º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Sala Cambará)
José Vieira Leite (RJ) – coordenador do 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. É doutor em engenharia de produção, pesquisador (ErgoPublic-UnB) e diretor nacional de assuntos previdenciários (SINAL).
Marcos Weiss Bliacheris (RS) – coordenador do 4º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. É advogado da União, autor de artigos e livros na área de licitações sustentáveis e sustentabilidade na administração pública.
Rozemery Oliveira Paixão (RS) – coordenadora do 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. É psicóloga, coordenadora técnica da Divisão de Saúde da Polícia Civil/RS, professora da ACADEPOL/RS.
10h45 Painel: A relevância teórico-prática da aproximação entre os três Encontros
Gestão participativa e QVT: experiências no âmbito da advocacia pública federal
Lademir Gomes da Rocha (RS) – mestre em direito, procurador do BCB.
Gestão de pessoas e retenção de talentos: o caso da AGU
Tatiane Goliczevski (RS) – pós-graduada em administração pública, procuradora da fazenda nacional.
O stress a partir da organização do trabalho - uma experiência do programa voltado ao servidor estadual/segurança pública/RS (PROSER)
Claudia Magnus (RS) – doutora em saúde mental e trabalho, coordenadora da saúde do servidor (HPSP).
Mediadora: Rozemery Oliveira Paixão (RS)
11h30 Debate
12h Intervalo

14h Mesa-redonda: Saúde nas instituições da segurança pública/RS
Abordagem institucional a serviço da saúde na Polícia Civil/RS: Programa de Acompanhamento aos Policiais Civis em Estágios Probatórios e Gestores
Vinicius Ricardo Sallin (RS) – psicólogo, técnico superior penitenciário na SSP/RS. Integra o grupo de trabalho institucional da Divisão de Saúde da Polícia Civil/RS.
Fernanda Bassani (RS) – psicóloga, técnica superior penitenciária na SSP/RS. Integra o grupo de trabalho institucional da Divisão de Saúde da Polícia Civil/RS.
Perfil de saúde do servidor da segurança pública/RS
Mara Rosane Vargas e Silva (RS) – major QOES, MBA em auditoria dos serviços de saúde e em gestão em segurança pública. É chefe da Seção de Assistência Social da PM/RS.
Mediadora: Gelsa Regina Florin Frazzon (RS) – major QOES da Brigada Militar, chefe do setor de apoio técnico do Hospital da BM de Santa Maria e chefe do setor biopsicossocial Núcleo Santa Maria.
15h Debate
15h30 Intervalo
16h Mesa-redonda: Avaliação psicológica de servidores inativos/reserva para manutenção do porte de arma de fogo
Avaliação psicológica para porte de arma de fogo em policiais militares inativos do Estado de Goiás
Ana Paula Nogueira Nunes (GO) – sargento da PMGO, especialista em saúde do trabalhador, psicóloga perita examinadora de trânsito.
Elaboração de indicadores psicológicos na avaliação de arma de fogo
João Carlos Alchiere (RN) – doutor em psicologia, professor associado e bolsista do CNPq na UFRN, orientador de mestrado e doutorado. É coordenador da comissão consultiva em avaliação psicológica de CEP.
Normatização para o credenciamento de psicólogos e das avaliações psicológicas para o manuseio de arma de fogo em conformidade com a Lei 10.826/2003
Maria Cristina dos Reis Santiago (DF) – psicóloga da Polícia Federal. Integrante da equipe que normatizou o credenciamento de psicólogos para realização de avaliação psicológica para manuseio de arma de fogo.
Mediadora: Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo (PE) – especialista em psicologia no âmbito da saúde mental. Exerce a função de psicóloga na Policia Civil de Pernambuco.
17h30 Debate

22 de junho (quarta-feira)

9h Simpósio: Relacionando abuso de autoridade com stress, na busca de mais respeito e qualidade de vida na segurança pública
Implantação do Programa Autoridade de Respeito: prevenindo o estresse para reduzir o abuso de autoridade
Darlim Saratt Mezomo (RR) – psicóloga, coordenadora geral do Programa de Prevenção e Gerenciamento do Estresse para os Profissionais de Segurança Pública de Roraima e coordenadora do Centro de Qualidade de Vida do Sistema de Segurança Pública de RR. 
Abuso de autoridade no Rio de Janeiro
Ten. Cel. Fernando Derenusson (RJ) – psicólogo, chefe do Núcleo Central de Psicologia do PMERJ, mestre em psicologia.
Mediadora: Maj. Roberta Torres dos Santos (RJ) – oficial psicóloga da PM do Estado do Rio de Janeiro. É assessora da diretoria geral de saúde da PM do Rio de Janeiro.
10h30 Debate
11h Intervalo

14h Painel: Experiência e análise dos profissionais dos serviços penitenciários como servidores da segurança pública – dilemas e repercussões psicológicas
Luiz Antônio Bogo Chies
(RS) – doutor em sociologia e em ciências jurídicas e sociais (Universidad del Museo Social Argentino). É professor adjunto da UCPEL. Está vinculado ao programa de pós-graduação em política social: linha de pesquisa “cidadania, proteção social e acesso à justiça”.
Lucivânia Salete Rigo (RS) – agente penitenciária lotada na Penitenciária Feminina Madre Pelletier/RS.
Mediadora: Rosangela Irigaray Garcia de Goes (RS) – técnica superior penitenciária, psicóloga da Seção de Atendimento ao Servidor da SUSEPE/RS – 5ª DPR.
15h Debate
15h30 Intervalo
16h Palestra: Prevenção do comportamento suicida a partir da pesquisa Suicídio e risco ocupacional: o caso da PMERJ
Rogeria de Almeida Silva Quintella
(RJ) – capitã psicóloga na PMERJ, membro do grupo de estudos e pesquisa em suicídio e prevenção (Laboratório de Análise da Violência, UERJ). É instrutora e Conteudista no Curso de Formação de Soldados da PMERJ.
Mediadora: Darlim Saratt Mezomo (RR)
17h Debate
17h20 Reunião de encerramento do 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e planejamento para 2017

A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.
Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 21 a 23 de junho

Horário: 8h30 – 19h

Onde: Centro de Eventos Plaza São Rafael Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br