7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública

Promoção de saúde: uma abordagem preventiva para os profissionais da segurança pública

23 de junho (terça-feira)

13h30 Mesa-redonda:Readaptação de função para servidores ativos da segurança pública
Legislação de Pernambuco para o processo de readaptação de função dos servidores da segurança pública
Maj. Hercílio da Fonseca Mamede (PE) – policial militar, comandante do 21º Batalhão de Recife. É graduado em direito.
Processo de readaptação de função na Policia Civil/RS
Lisiane Paganotto (RS) – escrivã de polícia, assistente social da Divisão de Saúde da Policia Civil/RS e professora da ACADEPOL/RS.
Processo da readaptação funcional do policial militar incapacitado no estado do RJ
Ten.  Cel. Luis Felipe da Fonseca Reis (RJ) – fisioterapeuta, especialista em fisioterapia respiratória, mestre em ciências, doutorado em clínica médica. É Ten. Cel. da PM/RJ, chefe do CFRPM e coordenador do Programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólico da PMERJ.
Mediadora: Rozemery Paixão (RS) – psicóloga, coordenadora técnica da Divisão de Saúde da Policia Civil/RS e professora da ACADEPOL/RS.
15h Debate
15h30 Intervalo
16h Mesa-redonda:Servidores da perícia criminal – vivências, superações e considerações
Consequências emocionais e físicas das atribuições da função de perito(a) criminal
Andréa Brochier Machado (RS) – foi corregedora-geral do Instituto Geral de Pericia/RS, idealizadora da Sala Lilás. É bacharel em direito, pós-graduada em gestão da segurança na sociedade democrática e perita criminalística do IGP/RS.
Perspectivas multifacetadas do trabalho da perícia: o caso do IGP-RS
Neusa Rolita Cavedon (RS) –  doutora e mestre em administração (UFRGS), mestre em antropologia social (UFRGS). É pesquisadora do CNPq e professora aposentada da Escola de Administração da UFRGS. 
O contato direto com a vítima de morte violenta aumenta o stress? 
Cláudia Carvalho  (RS) – psicóloga clínica, coordenadora do Setor Psicossocial do DML/IGP/RS. Especialização em psiquiatria forense, saúde mental e lei. É professora dos cursos de formação da SSP/RS.
Mediadora: Simone Maria Reginato (RS) – psicóloga, especialista em psicologia clínica e segurança pública. É professora da Escola dos Serviços Penitenciários.
17h30 Debate


24 de junho (quarta-feira)

8h30 Mesa-redonda: Prevenindo saúde mental na segurança pública
Atuação da Seção Biopsicossocial da BM/RS
Cap. Cláudia Ferrão Vargas (RS) – médica psiquiatra, especialista em psicoterapia de orientação analítica pelo CELG. É capitã QOES da Brigada Militar, chefe do setor de psicologia do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre (HBMPA).
Prevenção em saúde mental: reflexões e ações práticas na segurança pública
Cap. Larissa Paes de Omena (AL) – oficial da Polícia Militar de Alagoas. É graduada em psicologia, especialista em saúde e em qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho.
Transversalidade, subjetivação e produção de vida: marcas do trabalho na Policia Civil
Tatiana Baierle (RS) –  psicóloga, doutora em psicologia social e institucional. É docente da PUCRS. Atuação e pesquisa em psicologia do trabalho e psicologia institucional, com ênfase em questões de subjetividade e trabalho no serviço público e em políticas públicas de segurança.
Mediadora: Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo (PE) – graduada  em psicologia e em enfermagem. Atualmente exerce a função de psicóloga na Policia Civil de Pernambuco.
10h Debate
10h30 Intervalo

13:30 Mesa-redonda: Aprofundando o conhecimento sobre o servidor penitenciário e buscando novas possibilidades de intervenções
Agentes penitenciários: guerreiros do cárcere
Arlindo da Silva Lourenço (SP) – doutor em ciências: psicologia social, especialista em psicologia analítica (USF) e em saúde pública. Docente credenciado do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN-MJ) e da Escola da Administração Penitenciária de São Paulo (EAP-SP).
Práticas restaurativas com servidores penitenciários
Neise Fortes Borowski (RS) – psicóloga, especialista em psicooncologia, formação em práticas de justiça restaurativa (CDHEP/SP) e mediação de conflitos. É psicóloga do SASS/SUSEPE.
Mediadora: Rejane Maria Von Muhlen Kunrath (RS) – psicóloga, especialista em psicossomática e psicologia do trabalho. É coordenadora do SASS/SUSEPE.
15h Debate
15h30 Intervalo
16h Painel: Prevenindo a saúde física na segurança pública
Considerações sobre o profissional de segurança pública portador do HIV
Maj. Roberta Torres dos Santos (RJ) – policial militar, superintendente da Valorização Profissional da Secretaria de Segurança Publica do Rio de Janeiro. Foi colaboradora por 2 anos do Projeto Qualidade de Vida, Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
Implantação do serviço de atenção à saúde na PMERJ
Maj. Rosana Lopes Cardoso (RJ) – graduada em medicina (UFRJ), mestrado em clínica médica (UFRJ). É médica da PMERJ, atuando no serviço de atenção ao policial militar – SASP, e médica intensivista da  UFRJ.
Projeto de prevenção em saúde física e mental na Polícia Civil de Pernambuco
Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo (PE) – graduada  em psicologia e em enfermagem. Atualmente exerce a função de psicóloga na Policia Civil de Pernambuco.
Mediadora: Maj. Gelsa Regina Florin Frazzon (RS) – major QOES da Brigada Militar. É chefe do setor de apoio técnico do Hospital da Brigada Militar de Santa Maria e chefe do setor biopsicossocial Núcleo Santa Maria.
17h30 Debate

A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.
Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 23 a 25 de junho

Horário: 8h30 – 19h

Onde: Centro de Eventos Plaza São Rafael Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br