Os prós e os contras de casais que trabalham juntos
Dividir uma vida, construir uma família, vivenciar momentos bons e ruins, comemorar conquistas e ultrapassar barreiras, todas essas situações fazem parte da união de duas pessoas que decidem trilhar um caminho juntas. Mas e quando a rotina se estende para além das paredes do lar?
Isso acontece com casais que, além da casa, dividem também o ambiente empresarial. Seja pelo fato de terem se conhecido no trabalho, ou pela decisão de abrirem um negócio juntos após o casamento, o fato é que os benefícios e contratempos incluirão também os assuntos corporativos. Mas até que ponto esse paralelo pode influenciar no relacionamento trabalho/família?
Uma pesquisa feita pela ISMA-BR com 608 casais de Porto Alegre e São Paulo identificou alguns pontos importantes que devem ser analisados:
- casais na mesma ocupação que trabalham na mesma empresa passam mais tempo juntos, mas a qualidade do tempo tende a ser prejudicada em relação aos assuntos pessoais.
- 11% dos casais na mesma ocupação que trabalham na mesma empresa, quando enfrentam algum conflito pessoal, este tende a respingar no relacionamento profissional. Ou seja, inevitavelmente existe desgaste tanto no relacionamento pessoal como no profissional. Algumas precauções podem ser importantes:
- incorporar os papéis e separá-los adequadamente em cada ambiente;
- avaliar os conflitos pessoais e profissionais separadamente e adequar a carga emocional correta a cada um deles;
- discutir cada assunto em seu devido local e praticar o mutualismo sempre. Estas são dicas valiosas que podem melhorar esse relacionamento.
|