Tecnostress: saiba mais sobre este vício e descubra maneiras de reduzir os exageros

Acordar no meio da noite para checar os e-mails, não conseguir desligar o telefone celular nem mesmo nas horas de lazer – nem ao menos na hora das refeições. Pior, o fato de se sentir longe das maravilhas tecnológicas lhe deixa ansioso, angustiado. Identificou-se com a descrição ao lado – ou parte dela? Saiba que você pode estar sofrendo de tecnostress: excesso de stress causado pela alta dependência da tecnologia.

Pesquisa feita pela ISMA-BR apontou que 60% dos brasileiros são viciados nisso e desenvolvem problemas físicos e emocionais por conta do seu uso exacerbado. O estudo identificou, ainda, os principais sintomas emocionais deste excesso de informação online: ansiedade, angústia e redução da concentração. No corpo, os sinais são dores musculares, dor de cabeça e cansaço crônico.

Fique atento às dicas abaixo. Elas podem lhe ajudar a não se tornar um ‘tecnostressado'.

-  Programe-se para checar seus e-mails em horários específicos do dia.

-  Reserve um período do dia para responder aos e-mails – principalmente os que não são urgentes – e evite a compulsão de clicar a tecla “enviar e receber” a cada 10 minutos.

-  Mensagens instantâneas podem ser uma ótima ferramenta de trabalho, mas se usadas com parcimônia. Use-as quando for necessário e evitará o excesso de conversas paralelas e desnecessárias no horário de trabalho.

-  Desligue o celular quando estiver fazendo refeições. Poucas coisas podem ser tão urgentes assim.

-  Jamais levante de madrugada para checar a correspondência eletrônica. Está com insônia? Pratique a respiração abdominal.

 

ISMA-BR (International Stress Management Association)
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104 - CEP 90570-080  Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3222.2441 - Telefax: (51) 3222.8598
E-mail: stress@ismabrasil.com.br - Site: www.ismabrasil.com.br

Para remoção do nosso mailing, clique: stress@isma-br.com.br