|
Final do ano sob alta tensão
No final de ano, a sobrecarga é grande. No trabalho, é preciso saber planejar o ano seguinte. Em casa, o tempo é dedicado às compras, aos presentes, às festas e ao planejamento dos dias de folga ou mesmo férias – suas, dos filhos ou da família toda. Dá uma canseira danada! E isso tem um nome: excesso de stress. Pesquisa da ISMA-BR mostrou aquilo que já se percebe na prática. No mês de dezembro, a tensão é maior que nos outros meses do ano. Aliás, bem maior: aumenta em média 75%, de acordo com o estudo. Das 678 pessoas entrevistadas, de 25 a 55 anos: 75% ficam mais irritadas, 70% mais ansiosas, 80% sentem a tensão no corpo e 38% têm problemas para dormir.
Relaxar é preciso
Dá para evitar que a comemoração se transforme em dor de cabeça? Sim, isso é bem possível. Veja, aqui, algumas maneiras de driblar o excesso de tensão e começar o ano mais equilibrado.
- Não encare as compras de final de ano como uma tarefa ‘a mais’. Tente fazê-las com algumas doses de prazer.
- Evite ir às compras nos horários de maior movimento. O mesmo vale para o supermercado. No início da manhã, tudo é bem mais calmo.
- Não deixe para planejar a viagem de férias na véspera.
- Não retorne dos seus dias de descanso um dia antes de reassumir no trabalho. Reserve pelo menos dois dias para colocar a casa em ordem.
- Divida as tarefas. Você não precisa fazer tudo sozinho – organizar jantar, ir às compras, planejar a festa, organizar o roteiro da viagem.
- Delegue algumas tarefas a outros familiares.
|
|