Dia Nacional de Conscientização do Stress

Foto ilustrativa
31/10/2014

Desde 2001, a ISMA-BR promove o Dia Nacional de Conscientização do Stress, no terceiro domingo de novembro. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e do desenvolvimento de técnicas eficazes para gerenciar o stress.


A partir de 18/12/2014 temos uma razão ainda mais especial para celebrar. Por iniciativa do dep. Adão Villaverde, autor do projeto de lei, foi promulgada a Lei 14.645, que instituiu o Dia Estadual de Conscientização do Estresse no Rio Grande do Sul, tornando o Estado o 1º no país a incluir a data no calendário oficial. Para o dep. Villa, “uma sociedade com a melhor qualidade de vida deve zelar pelo bem estar dos indivíduos e conscientizar a população para a importância do diagnóstico, da prevenção, do tratamento e do desenvolvimento de técnicas eficazes para gerenciar o estresse”.
A data já fazia parte do calendário oficial de eventos da cidade de Porto Alegre através da Lei 10.250 de 14/9/2007, de autoria da ex-vereadora Clênia Maranhão.
A comemoração, gratuita e aberta ao público, conta com a presença de especialistas na área da saúde que medem o nível de stress dos participantes e a sua suscetibilidade a doenças através do teste do psiquiatra norte-americano Richard Rahe, um dos mais respeitados internacionalmente nas medições de stress. Através de parcerias com instituições hospitalares, monitora-se as condições de saúde da população.
O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e do desenvolvimento de técnicas eficazes para gerenciar o stress através de informações e orientações ao público e oferecendo testes para medir o nível de stress, problema que afeta 70% da população brasileira, sendo que 30% estão em nível crítico. Acreditamos que reunindo esforços tornaremos o mundo mais saudável e prazeroso.


Programação (11 às 15h)
Avalie-se
Teste de stress (ISMA-BR)
Pressão arterial e índice de massa corporal (IMC) (Escola Profissional da Fundação Universitária de Cardiologia)

Informe-se
Orientação sobre autoexame e câncer de mama (IMAMA)
Orientação sobre escolha profissional e ocupacional (Vocacional)
Prevenção à violência infantil (DECA)
Orientação alimentar (AGAN)

Relaxe
Quick massagem, massagem sensorial e reiki (Escola y Clínica de Massoterapia Holística Arty’s e Corpus)
Demonstração de yoga (Centro Internacional de Yoga Sivananda)
Trilha da calma (Brahma Kumaris – Sul)
Jin Shin Jyutsu (JSJ Solidário de Porto Alegre)

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br