Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Compartilhando conhecimentos e experiências

18 de junho (terça-feira)

10h15 Boas-vindas
Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade – Marcos Weiss Bliacheris
(RS) – coordenador
10h20 Negócios sociais no Brasil
Edgard Barki
(SP) – professor de marketing da FGV-EAESP. Doutor e mestre em administração de empresas (FGV-EAESP). Coorganizador do livro Varejo para a baixa renda.
11h Ética e estética na publicidade educativa
Leandro Wengrover (RS) – publicitário com especialização em marketing. Produtor cinematográfico para mídias eletrônicas e gráficas.
Mediador: Marcos Weiss Bliacheris (RS) – advogado da União. Especialista em direito do estado (UFRGS). Coordenador do livro Sustentabilidade na Administração Pública - Valores e Práticas de Gestão Socioambiental.


14h Trânsito - mobilidade e cidadania
Renata Elisabeth Becher
(RS) – advogada, graduada em ciências jurídicas e sociais (PUCRS), pós-graduada em direito público (Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP). È coordenadora da área de segurança pública, mobilidade e trânsito da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul - FAMURS.
14h30 Percepção ambiental urbana: estamos fazendo do jeito certo?
Theo Vieira Larratéa
(RS) – biólogo, mestrando em diversidade e manejo da vida silvestre. Atua na área de ecologia, com ênfase em educação ambiental.
15h40 Arquitetura sustentável
Ana Lúcia Richter Dreyer
(RS) – arquiteta. É LEED® AP - profissional acreditado do USGBC (United States Green Building Council), membro do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável) e membro do Green Building Council Brasil.
Mediador: Paulo Antônio Silva Degrazia (RS) - advogado da União. É especialista em direito do estado.
16h10 Painel: Água
Serviços ambientais e qualidade de vida
Márcia Stanton (RS) – advogada. LLM em direito ambiental (Pace University School of Law) em NY. É autora do artigo “Payments for Freshwater Ecosystem Services: a Framework for Analysis” publicado na Hastings West-Northwest Journal of Environmental Law & Policy.
O direito fundamental ao acesso à água e ao saneamento básico
Daniela Dora Eilberg (RS) – acadêmica da Faculdade de Direito da UFRGS. Realiza pesquisa voluntária na área de direitos humanos dos usuários ao acesso à água e ao saneamento básico.
Projeto de uso agrícola para lodos de estação de tratamento de esgoto – case de Gramado
Carlos Eduardo Saraiva Mauer (RS) – formado em gestão ambiental, pós- graduado em perícia e auditoria ambiental. É coordenador técnico da área de efluentes na CORSAN, empresário e consultor ambiental.
Mediador: Antônio Luiz Vieira Soares (RS) – advogado da União, servidor público desde 1966. É formado em ciências jurídicas e sociais (PUCRS), e pós-graduado em administração pública (FGV/RJ).

19 de junho (quarta-feira)

10h30 Bioética e sustentabilidade
José Roberto Goldim (RS) – biólogo, mestre em educação e doutor em medicina (bioética). É professor e pesquisador do Serviço de Bioética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e da Faculdade de Medicina da PUCRS.
11h50 O sistema único de saúde e a sustentabilidade
Mariana Filchtiner Figueiredo
(RS) – advogada da União, mestre e doutoranda em direito (PUCRS). É autora de Direito Fundamental à Saúde: parâmetros para sua eficácia e efetividade.
Mediador: Luiz Fernando Silveira Netto (RS) – advogado. É advogado da União aposentado, mestre em direito.
 



14h Panorama geral da RS e da ISO 26000 – diretrizes sobre responsabilidade social
Andrea Santini Henriques
(DF) – socióloga (UnB) e pesquisadora tecnologista da diretoria da qualidade do Inmetro. Foi especialista da categoria governo na delegação brasileira para elaboração da ISO 26000 e integrante do IDTF (Integrated Drafting Task Force), grupo técnico de redação da norma ISO 26000. Coordenadora do Fórum Governamental de Responsabilidade Social, representando o poder executivo. 
Mediador: Marcos Weiss Bliacheris (RS)
15h Programas de certificação do Inmetro com foco na sustentabilidade e o programa de análise do ciclo de vida
Leonardo Salema Nogueira de Souza 
(RJ) – engenheiro ambiental com mestrado em saúde pública e meio ambiente (ENSP/FIOCRUZ). É servidor do Inmetro, atuando no desenvolvimento e gestão de programas de avaliação da conformidade com foco na sustentabilidade de processos.
15h30 Responsabilidade Social das empresas: práticas sociais e regulação jurídica
Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa
(PR) – graduada em direito, mestre em direito público e doutora em direito das relações sociais (UFPR). É diretora regional (Paraná e Santa Catarina) da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda.
16h Implementação da ISO 26000 na Petrobras
Ana Paula Grether de Mello Carvalho
(RJ) – mestre em estudos do desenvolvimento pela LSE, mestre em engenharia de produção (COPPE/UFRJ) e graduada em economia (UFRJ). Coordenou o balanço social da Petrobras entre 2006 e 2008. É coordenadora da gerência de orientações e práticas de responsabilidade social. Participou como especialista da indústria na delegação brasileira da ISO 26000.
16h30 O fórum governamental de responsabilidade social
Ana Maria Castro Borges
(DF) – graduada em educação artística – artes cênicas (UnB), com especialização em arte terapia e pós-graduação em psicologia junguiana. É observadora da categoria governo na delegação brasileira para elaboração da ISO 26000. Coordenadora do Fórum Governamental de Responsabilidade Social, representando o poder judiciário. É vinculada ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
Mediadora: Andrea Santini Henriques (DF)

20 de junho (quinta-feira)

9h Painel: Qualidade de vida e preparação para a aposentadoria
Everton Massaia
(RS) – fisioterapeuta (UFSM) e especialista em saúde comunitária. É doutor em gerontologia biomédica, professor universitário e de pós-graduação. Membro efetivo da ABRAZ – sub-regional Porto Alegre.
Miriam Lerrer Terner (RS) – psicóloga da polícia civil do RS. Coordena o grupo de preparação para aposentadoria dos servidores da polícia civil. È especialista em terapia de casal e família (UFRGS).
Mediadora: Nádia Pilati (RS) – engenheira civil, trabalha na Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, onde coordena atividades como análise de projetos de saneamento, supervisão de obras de saneamento e edificações nas terras indígenas, áreas especiais como rurais, quilombolas, ribeirinhas e assentamentos em Municípios com menos de 50 mil habitantes.
9h50 Painel: Compartilhando conhecimentos, compartilhando experiências
Yoga na qualidade de vida do funcionário e do cidadão de POA
Luiz Augusto Copstein Waldemar (RS) – graduado em agronomia e em educação física (UFRGS) e pós-graduado em sociologia rural (UFRGS) e psicomotricidade relacional (La Salle). Tem formação em yoga, biodança, neurolinguística, terapia familiar e de casal. É autor de Yoga: O caminho da paz interior.
Resultados práticos de políticas públicas afirmativas no Serpro
Sara Lustosa da Costa (DF) – gerente da divisão do desenvolvimento das estruturas, das pessoas e dos programas de diversidade do Serpro e analista de gestão de pessoas. É psicóloga e especialista em gestão de pessoas (FGV).
Processo eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região: inovação tecnológica, eficiência e sustentabilidade
Daniela Garcia Giacobbo (RS) – graduação em comunicação social (PUCRS) e ciências jurídicas e sociais (UFRGS). É especialista em direito público (Faculdade Instituto de Desenvolvimento Cultural) e assistente judiciária no TRF da 4ª Região.
Programa AGU Carbono Neutro
Mayra Motta (SP) – advogada da União. É mestranda em direito difuso e coletivo (PUC-SP), pós-graduada em environmental management (Universidade de Toronto), no Canadá e graduada em direito (PUC-SP). É autora do Projeto AGU Carbono Neutro.
Responsabilidade socioambiental perante a política nacional de resíduos sólidos
Teresa Villac Pinheiro Barki (SP) – advogada da União, filósofa e mestranda em ciência ambiental pela Universidade de São Paulo. É coordenadora do grupo de estudos de direito ambiental da Escola da AGU SP.
Mediador: Masurquede de Azevedo Coimbra (RS) – farmacêutico - Bioquímico (ULBRA), licenciado em química (ULBRA), farmacêutico industrial (UFRGS), 1º tenente farmacêutico do exército brasileiro. É especialista em meio ambiente e sustentabilidade (CESUCA).


14h Painel: Responsabilidade social no judiciário
Práticas de responsabilidade social na justiça federal
Ana Inês Algorta Latorre (RS) – atualmente é juíza federal substituta do 4º JEF previdenciário de Porto Alegre e líder do projeto estratégico de responsabilidade social da JFRS. Formada em ciências jurídicas e sociais (UFRGS).
Práticas de responsabilidade social no TRF
Cátia Segabinazzi (RS) – assistente social do TRF da 4ª Região. Tem graduação e mestrado em serviço social (PUCRS) e em ciências sociais (UFRGS).
Mediador: Marcos Augusto Nascimento Ferreira (RS) – advogado da União. É graduado em ciências jurídicas e sociais (USP).
14h40 Painel: Licitações e gestão socioambiental na administração pública
Licitações e políticas públicas
Marinês Restelatto Dotti (RS) – advogada da União. É professora, especialista em direito do estado e em direito e economia e coautora, junto com Jessé Torres Pereira Junior, de diversos livros sobre licitações e contratos, entre eles: Políticas públicas na licitações e contratos.
Gestão socioambiental na administração pública
Ana Carla Almeida (DF) – diretora substituta do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental. É coordenadora do programa A3P, analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e engenheira agrônoma (UnB). Possui especialização em responsabilidade socioambiental (instituto de políticas e cooperação alemã) e mestrado em fitopatologia (UnB).
Licitações sustentáveis
Marcos Weiss Bliacheris (RS)
Contrataciones públicas sustentables en la República Argentina
Sabrina Comotto (Argentina) – advogada (Universidad de Buenos Aires), especialista em contratações públicas e controle de políticas públicas. É mestranda em políticas públicas para o desenvolvimento pela inclusão social e mestranda em direito da contratação pública.
Agenda ambiental do TJERJ: o desafio do eixo licitações sustentáveis
Dilma Pimentel (RJ) – doutoranda no curso de engenharia civil (UFF), área análise de ciclo de vida (tema - mensuração do impacto da construção civil sobre a biodiversidade) e mestre em sistema integrado de gestão (UFF). É especialista em gestão sustentável (UFF), gestão estratégica (GRIFO) e educação (PUC), bióloga (Universidade Santa Úrsula) e professora.
Mediadora: Márcia Uggeri Maraschin (RS) – advogada da União, professora universitária, mestre em direito internacional e relações internacionais (Universidad Complutense de Madrid), especialista em integração econômica e direito internacional fiscal (curso realizado mediante cooperação entre a União Européia e ESAF).

A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.
Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 18 a 20 de junho

Horário: 8h30 - 19h

Onde: Centro de Eventos Plaza São Rafael Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br