9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública

Considerações sobre as condições de vida, saúde e trabalho dos profissionais de segurança pública
(SALA UBÁ)

20 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA)

10h30 Boas-vindas (atividade conjunta do 9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público, 9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 5º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Sala Cambará)
Roberta Torres dos Santos – coordenação do 9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. É major psicóloga da PM do Estado do Rio de Janeiro, especialista em gestão de saúde (UERJ).
José Vieira Leite – coordenação do 9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. É doutor em engenharia de produção (COPPE-UFRJ), pesquisador (ErgoPublic-UnB), autor de livro, capítulos de livros e artigos, referentes, principalmente ao sentido do trabalho humano.
Marcos Weiss Bliacheris – coordenação do 5º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. É especialista em direito do estado (UFRGS), advogado da União (AGU). Colaborador em site de inclusão (www.inclusive.org.br).
10h45 Simpósio: Construindo o encontro entre os Encontros!
Perspectivas ampliadas sobre a avaliação psicológica em segurança pública
Cristiane Faiad de Moura – doutora em psicologia (UnB). Professora adjunta (PST-UnB), coordenadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica em Segurança Pública (PST-UnB).
Os benefícios do teletrabalho ao meio ambiente
Daniela Garcia Giacobbo – bacharel em direito (UFRGS), com especialização em direito público e em direito ambiental (IDC). Servidora pública no TRF4. Autora de artigos sobre direito ambiental e direito de energia e coautora do livro Fontes de Energia e Meio Ambiente, mestranda em direito da regulação (FGV Rio).
A proteção do servidor público denunciante de corrupção
Anjuli Tostes Faria – pós-graduada em gestão pública (Universidade Cândido Mendes). Auditora federal de finanças e controle (Controladoria-Geral da União), membro da Frente pelo Controle e Contra a Corrupção.
Mediador: Marcos Weiss Bliacheris
11h30 Debate
12h Intervalo

14h Mesa-redonda: Avaliação em psicologia e incidência de burnout
Construção e evidências de validade da escala de vulnerabilidade ao stress no trabalho no contexto da segurança pública
Cristiane Faiad de Moura – doutora em psicologia (UnB). É professora adjunta do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (PST). Trabalha com elaboração de análise profissiográfica e mapeamento de competências em segurança pública no Brasil. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica em Segurança Pública, fundado em 2009.
Mediadora: Darlim Saratt Mezomo – psicóloga, coordenadora geral do Programa de Prevenção e Gerenciamento do Estresse para os Profissionais de Segurança Pública de Roraima e coordenadora do Centro de Qualidade de Vida do Sistema de Segurança Pública de RR.
15h Debate
15h30 intervalo
16h Mesa-redonda: Formação e stress em segurança pública
Formação em segurança pública: propostas, desafios e possibilidades
Luciane Patrício Barbosa Martins – doutorado e mestrado em antropologia (UFF), especialização em políticas públicas de justiça criminal e segurança pública (UFF), professora adjunta no Departamento de Segurança Pública da Faculdade de Direito da UFF. Atua como docente em cursos de pós-graduação em segurança pública vinculados à Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (RENAESP/SENASP) e em cursos de formação e aperfeiçoamento da PM do Estado do Rio de Janeiro.
A formação militar na Aman e as correlações com a segurança pública: atividades, stress e saúde
George Hamilton de Souza Pinto – ten cel do Exército. Mestre em ciências militares, atualmente cursando o mestrado em psicologia (UFRRJ).
Mediadora: Gelsa Regina Florin Frazzon – major QOES da Brigada Militar, chefe do setor de apoio técnico do Hospital da BM de Santa Maria e chefe do setor biopsicossocial Núcleo Santa Maria.
17h Debate

21 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)

11h Palestra: Assistência psicológica em incidentes críticos
Claudia Maria Sodré Vieira – psicóloga clínica, mestre e doutora em psicologia clínica (USP). Especialista em psicoterapia psicanalítica (Instituto Sedes Sapientiae). Organizadora do livro Transtorno de Estresse pós-Traumático - Uma Neurose de Guerra em Tempos de Paz. É vice-presidente do Instituto Karunã de Assistência em Emergências (INKA) e da consultoria Foccus.
Mediadora: Juliana Menezes Peixoto Dib – mestre em engenharia de produção (Coppe), psicóloga (UFF). Atua na área de qualidade de vida e saúde do trabalhador da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
11h50 Debate
12h30 Intervalo

14h Mesa-redonda: Cultura organizacional, qualidade de vida e justiça restaurativa
Cultura organizacional e qualidade de vida no trabalho: como está a segurança pública brasileira?
Davi Mamblona Marques Romão – psicólogo (USP), mestre em psicologia escolar e do desenvolvimento humano (USP). É coordenador do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho para Profissionais de Segurança Pública - Senasp/MJC e coordenador de Pesquisa - Senasp/MJC.
Justiça restaurativa: a construção da paz, como melhorar a competência emocional e obter relacionamentos mais saudáveis
Rejane Maria Von Muhlen Kunrath – psicóloga, coordenadora da Seção de Atendimento ao Servidor da Susepe (SASS).
Mediadora: Rozemery Oliveira Paixão – psicóloga, coordenadora técnica aposentada da Divisão de Saúde da Polícia Civil/RS e ex-professora da ACADEPOL/RS.
15h Debate
15h30 Intervalo
16h Mesa-redonda: Desafios do campo: a realidade do trabalho e o manejo do profissional
Processo educativo como forma de valorização – o caso do Curso de Redução de Danos para GMC/SP
Juliana Marcia Barroso – graduada em sociologia (UNB), atuou na área de segurança pública pela SENASP/MJ de 2001 até 2011 quando assumiu a Subsecretária de Educação Valorização e Prevenção na Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro. De 2014 a 2016 trabalhou diretamente com a formação de Guardas Civis Municipais e, em 2017, assumiu a chefia de gabinete da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás. 
Stress e trauma no trabalho policial: considerações clínicas e avaliação pericial
Jose Waldo Câmara Filho – médico assistente do Centro Médico Hospitalar da PM, especialista em psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Mestre e doutor em neuropsiquiatria e ciências do comportamento (UFPE), professor da Universidade Católica de Pernambuco, supervisor médico pericial do INSS.
Mediadora: Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo – graduada em psicologia e em enfermagem, especialista em psicologia no âmbito da saúde mental e em psicologia clínica de orientação psicanalítica. Exerce a função de psicóloga na Policia Civil de Pernambuco.
16h50 Debate

A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.
Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 20 a 22 de junho

Horário: 8h30 – 19h

Onde: Centro de Eventos Plaza São Rafael Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária:


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br