5º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública

Desafios e conquistas: a formação profissional e a consolidação de uma atuação mais técnica

18 de junho (terça-feira)

13h45 Simpósio: A valorização profissional: instrumento utilizado na prevenção do stress do profissional da segurança pública
Ferramentas utilizadas na formação profissional e suas consequências para prevenção do stress na atividade policial
Ten. Cel. Worney Dellani Mendonça (RS) – policial militar, comandante da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Santa Maria - BM.
Valorização profissional na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro - eixos de atuação
Maj. Roberta Torres dos Santos (RJ) – policial militar, superintendente da valorização profissional da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.
Maj. Fernanda Dias Campos (RJ) – policial militar da superintendência da valorização profissional da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.
Mediadora: Maj. Deborah Day Stoever (RS) – policial militar, enfermeira responsável técnica pelo serviço de enfermagem do Hospital da BM de Santa Maria.
14h45 Debate

19 de junho (quarta-feira)

8h30 Simpósio: Fatores de risco à saúde física e mental evidenciados na função policial e ações preventivas desenvolvidas
O stress enfrentado pelo policial militar do batalhão de operações especiais da BM de Santa Maria no RS decorrente da rotina laboral
Ten. Helga Silva Dockhorn (RS) – policial militar, graduada em enfermagem (UFSM), especialista em segurança pública e direitos humanos (FADISMA) e mestre em geomática (UFSM).
Stress e qualidade de vida dos policiais militares do batalhão de operações especiais da BM de Porto Alegre
Juliana Petri Tavares (RS) – enfermeira, mestre em enfermagem (UFRGS) e docente do Instituto Metodista IPA.
Ergonomia no ambiente de trabalho da polícia civil
Claudia Virgínia Weinitshke (RS) – fisioterapeuta (IPA), especialista em reeducação postural global (CBES/RS) e ginástica laboral (SOGIPA). É escrivã de polícia (Polícia Civil RS).
Mediadora: Rozemery Oliveira Paixão (RS) – psicóloga e chefe do SAS/DAP/Policia Civil RS.
10h30 Debate


13h30 Mesa-redonda: Assédio moral no ambiente de trabalho policial
Jorge Luiz de Oliveira da Silva
(RS) – juiz-auditor substituto da Justiça Militar Federal, em Bagé. É professor de criminologia, direito falimentar e direito penal (URCAM) e mestre em direito público e evolução social (Universidade Estácio de Sá). Autor dos livros Assédio Moral no Ambiente de Trabalho e Estudos Criminológicos sobre a Violência Psicológica.
Mayte Raya Amazarray (RS) – psicóloga, doutora em psicologia (UFRGS) e mestre em psicologia social e institucional (UFRGS). É professora da UFCSPA e ULBRA (Canoas).
Mediadora: Simone Maria Reginato (RS) – coordenadora de projetos/RS na Paz/PROECI/SSP-RS. Psicóloga, especialista em psicologia clinica e transtornos da adição. É pós-graduada em segurança pública, violência, criminalidade e polícia (UFRGS).
15h Debate
15h30 Painel: Vivência pós-tragédia dos policiais na experiência de Santa Maria
Cap. Liliane Espinosa de Mello Norberto Duarte (RS) – enfermeira, mestre em enfermagem. É responsável pelo setor de psicologia, chefe do setor de contas médicas do HBM/SM, trabalha como apoio à visita médica.
Drª. Maria Ângela Zucchetto (RS) – perita médica legista do Instituto Geral de Perícia de Santa Maria e coordenadora da 5ª CRP.
Valéria de Araujo Rocha (RS) – comissária de polícia, psicóloga especialista em psicoterapia da infância e adolescência (CEAPIA). É especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes (UFSP) e coordenadora do setor de psicologia do SAS/DAP/PC/RS.
Mediadora: Maj. Deborah Day Stoever (RS)
17h30 Debate

20 de junho (quinta-feira)

8h30 Simpósio: Conflitos e riscos internos: a experiência na segurança pública em Pernambuco
Perfil psicológico dos profissionais de segurança pública atendidos pela divisão de assistência psicológica da polícia civil de Pernambuco
André Luís de Souza (PE) – psicólogo, membro da divisão de psicologia da PCPE. Tem especialização em gestão de saúde pública e em saúde mental. Coordena o Programa de Dependência Química da divisão de assistência psicológica da PCPE.
Abordagem preventiva sobre o uso de substâncias psicoativas em servidores da polícia civil de Pernambuco
Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo (PE) – psicóloga, membro da divisão de psicologia da PCPE. Tem graduação em enfermagem e especialização em psicologia no âmbito da saúde mental e em psicologia clínica de orientação psicanalítica.
Pesquisa de satisfação com os policiais civis de Pernambuco
Maria Anunciada Leão de Souza (PE) – psicóloga, membro da divisão de psicologia da PCPE. Tem especialização em intervenção psicológica no âmbito jurídico.
Mediadora: Luciana Ferreira de Almeida Vasconcelos (PE) – psicóloga, membro da divisão de psicologia da PCPE. É mestre em psicologia e tem especialização em psicologia social e comunitária.
10h Debate

A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.
Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 18 a 20 de junho

Horário: 8h30 - 19h

Onde: Centro de Eventos Plaza São Rafael Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br