4º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Nossa casa comum - homem e ambiente, do diálogo à ação
(SALA CAMBARÁ)

21 de junho (terça-feira)

10h30 Boas-vindas (atividade conjunta do 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público, 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 4º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Sala Cambará)
José Vieira Leite (RJ) – coordenador do 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. É doutor em engenharia de produção, pesquisador (ErgoPublic-UnB) e diretor nacional de assuntos previdenciários (SINAL).
Marcos Weiss Bliacheris (RS) – coordenador do 4º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. É advogado da União, autor de artigos e livros na área de licitações sustentáveis e sustentabilidade na administração pública
Rozemery Oliveira Paixão (RS) – coordenadora do 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. É psicóloga, coordenadora técnica da Divisão de Saúde da Polícia Civil/RS, professora da ACADEPOL/RS
10h45 Painel: A relevância teórico-prática da aproximação entre os três Encontros
Gestão participativa e QVT: experiências no âmbito da advocacia pública federal
Lademir Gomes da Rocha (RS) – mestre em direito, procurador do BCB.
Gestão de pessoas e retenção de talentos: o caso da AGU
Tatiane Goliczevski (RS) – pós-graduada em administração pública, procuradora da fazenda nacional.
O stress a partir da organização do trabalho - uma experiência do programa voltado ao servidor estadual/segurança pública/RS (PROSER)
Claudia Magnus (RS) – doutora em saúde mental e trabalho, coordenadora da saúde do servidor (HPSP).
Mediadora: Rozemery Oliveira Paixão (RS)
11h30 Debate
12h Intervalo

14h Palestra: Resiliência na administração pública
Jô Lima (RS) – mestre em direito, coach formada pelo Integrated Coaching Institute, associada à Sociedade Brasileira de Resiliência.
Mediadora: Carla Camargo (RS) – educadora organizacional, assessora técnica na Superintendência de Administração no RS da Advocacia-Geral da União.
14h40 Debate
15h Intervalo
15h30 Painel: Sustentabilidade na prática
Sustentabilidade & acessibilidade – caminhos e perspectivas
Jorge Amaro (RS) – servidor da Faders, técnico agrícola, biólogo, especialista em educação ambiental e em audiodescrição. É mestre em educação e doutorando em políticas públicas.
Sustentabilidade na administração pública
Thais Horta (SP) – trabalha na Assembleia Legislativa em SP como coordenadora pedagógica do Instituto do Legislativo Paulista, coordenou a A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública na Secretaria do Verde e Meio Ambiente na Prefeitura de SP.
Plano de logística sustentável na AGU
Naimar Cabeleira de Araujo Moretti (DF) – especialista em gestão pública e em gestão estratégica do setor público, coordenadora-geral de desenvolvimento organizacional e coordenadora da Agenda Ambiental na AGU.
Mediador: Marcos Weiss Bliacheris (RS)
16h50 Debate

22 de junho (quarta-feira)

17h Conexões femininas 2 – leitura de textos escolhidos da palestrante e debate
Nurit Masijah Gil (RS) – publicitária, empresária, cronista e apaixonada por temas femininos. É autora do livro A Senhora Perfeitinha e outros textos, editora do projeto “Pode Gritar”, além de colunista do site Simplesmente40.
Mediador: Robertson Frizero (RS) – escritor, tradutor e dramaturgo. Mestre em letras, ministra oficinas de criação literária. Coordena, junto com a escritora Nurit Masijah Gil, o projeto “Pode Gritar”, sobre violência sexual.

23 de junho (quinta-feira)

10h Painel: Em defesa da casa comum: a importância da encíclica Laudato Si para os objetivos do desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade: história de um conceito
Mariana Filchtiner Figueiredo (RS) – doutora e mestre em direito, pós-doutorada na Alemanha (Max-Planck-InstitutfürSozialrechtundSozialpolitik). É professora em especializações lato sensu, advogada da União.
Laudato Si: A inspiração franciscana
Frei Luiz Carlos Susin (RS) – doutor em teologia (Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma), professor na PUCRS e na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, diretor editorial da Revista Internacional de Teologia Concilium e ex-presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião.
Ética ambiental e sustentabilidade: a contribuição da Laudato Si
Wambert Gomes Di Lorenzo (RS) – advogado, mestre em direito do Estado e doutor em filosofia do direito. É professor convidado da Pontifícia Universidade Católica Argentina, pesquisador e professor da PUCRS e da UCS.
Mediadora: Laury Garcia Job (RS) – consultora, professora universitária e membro da Câmara de Educação da ADCERS. Foi pró-reitora de Extensão e de Assuntos Comunitários da PUCRS.
11h30 Debate

14h Painel: A proteção do meio ambiente no Brasil: os sistemas regulatório e de controle de riscos e a gestão socioambiental
Licenciamento como instrumento regulatório de gestão de risco ambiental
Rômulo Silveira da Rocha Sampaio (RJ) – advogado, doutor em direito ambiental e LL.M (Pace University, NY), professor da FGV Direito Rio. É professor adjunto na Pace University (EUA) e professor visitante na Georgia University (EUA).
Questões sobre o processo decisório ambiental
Eduardo Fortunato Bim (DF) – doutorando em direito do Estado, mestre em direito e especialista em direito ambiental. É autor do livro Licenciamento Ambiental.
As políticas públicas e a compensação de impactos sociais e ambientais em grandes empreendimentos de infraestrutura
Hemerson Luiz Pase (RS) – doutor em ciência política, mestre em desenvolvimento e bacharel em filosofia. É professor adjunto da pós-graduação em ciência política e coordenador do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (UFPEL).
Mediadora: Daniela Garcia Giacobbo (RS) – bacharel em direito, especialização em direito público e ênfase em direito ambiental. Trabalha no TRF4 e é membro do Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia.
16h Debate

A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.
Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 21 a 23 de junho

Horário: 8h30 – 19h

Onde: Centro de Eventos Plaza São Rafael Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br