3º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Ideias para uma sociedade sustentável e inclusiva

23 de junho (terça-feira)

14h Abertura
14h10 Painel: Consumo sustentável
Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima Scartezini (DF) – assessora-chefe de gestão socioambiental do Superior Tribunal de Justiça. Atua na área de responsabilidade socioambiental, com destaque para implantação e estruturação de projetos como: Agenda Ambiental do TSE, descarte ecologicamente correto das urnas eletrônicas e material de eleição, também no TSE.
Ana Carla Almeida (DF) – graduação em engenharia agronômica (UnB) e mestrado em fitopatologia (UnB). É analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e atualmente, como gerente de projetos, coordena o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P.
Mediador: Marcos Weiss Bliacheris (RS) – advogado da união, autor de artigos e livros na área de licitações sustentáveis e sustentabilidade na administração pública.
15h10 Atividade interativa: Os desafios do consumo sustentável
Patrícia Cáceres (RJ) – fonoaudióloga e especialista em voz e comunicação profissional. Além de atuação clínica em fonoaudiologia e consultoria de comunicação, é responsável pela coluna “Sua Voz na Escuta” na Band News FM.
15h40 Intervalo
16h Painel: Valoração econômica dos serviços ecossistêmicos do Bioma Pampa
Daniela Schossler (RS) – engenheira agrônoma (UFPEL), mestranda do PPG Manejo e Conservação do Solo e da Água da UFPEL, atua na área de valoração de serviços ecossistêmicos, fitofisionomia paisagística urbana e rural, licenciamento ambiental, projeto e execução paisagística de condomínios residenciais, desenvolvimento e aplicação de plano de manejo em áreas de preservação permanente.
Lúcio André de Oliveira Fernandes (RS) – graduação em engenharia agronômica (UFPEL), mestrado em Economics of Environment and Development (Institute for Development Policy and Management) e PhD em Development Policy and Management (Universidade de Manchester, Inglaterra). É professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas.
Marcelo Fett Pinto (RS) – coordenador nacional da Alianza del Pastizal no Brasil, engenheiro agrônomo (UFRGS), mestre em zootecnia e consultor agropecuário.
Fernando Adauto Loureiro de Souza (RS) – engenheiro agrônomo (UFRGS) produtor rural em Lavras do Sul. É membro fundador da Alianza del Pastizal.
Mediadora: Patrícia Cáceres (RJ)

24 de junho (quarta-feira)

9h Painel: Construindo relações entre QVT, responsabilidade social e sustentabilidade(atividade conjunta com o 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público, Sala Paineira)
O ponto de vista de QVT
José Vieira Leite (RJ) – pós-doutor em ciências humanas (PUC-RJ) e pesquisador (ErgoPublic-UnB).
O ponto de vista de responsabilidade social e sustentabilidade
Marcos Weiss Bliacheris (RS)
Uma possível relação entre QVT, responsabilidade social e sustentabilidade: melhoria de processos para gerar valor em gestão de pessoas e para pessoas                                     
Alexsandra Batista Saraiva (DF) – pós-graduada em RH, EAD e gestão empresarial (FGV-DF). Gerente executivo em gestão de processos da Caixa.
Mediador: Rudinei dos Santos Marques (DF)
10h30 Debate 
11h Intervalo 

16h Painel: Expansão da oferta de energia, participação e inclusão
Energias renováveis e a atuação do Instituto IDEAL
Mauro Passos (SC) – engenheiro mecânico (FURG), com especialização em recursos hídricos (UFRGS), em hidrologia aplicada (US Geological Survey) e em planejamento energético (COPPE/UFRJ). Como parlamentar atuou no Congresso Nacional e no Parlamento do Mercosul, nas comissões de Minas e Energia, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (2003/2007). Criou o Ideal em 2007, presidindo a organização desde então.
Oferta de energia – mitos e realidades
Alexandre Uhlig (SP) – físico, mestre e doutor em energia (USP). É diretor de sustentabilidade do Instituto Acende Brasil. Foi superintendente de meio ambiente da Companhia Energética de São Paulo (CESP), foi consultor da FAO (Food and Agriculture Organization) da ONU e da International Energy Agency (IEA). É autor do livro Woodfuels in Brazil: supply-demand balance and methods for consumption estimation.
Mediadora: Daniela Garcia Giacobbo (RS) – especialista em direito público e meio ambiente, trabalha no TRF4a Região. Autora de artigos sobre meio ambiente e energia, palestrou na 6th Eilat Green Energy Conference, em Israel.
17h20 Debate

25 de junho (quinta-feira)

14h Painel: Novas cidades, novas iniciativas
Favela como modelo sustentável
Apresentação do documentário seguida de debates com a diretora Emily Sasson Cohen (RJ).
Projeto Vizinhança
Aline Bueno (RS) – publicitária (PUCRS), especialista em economia da cultura (UFRGS). É gestora cultural da Associação Cultural Vila Flores e articuladora do Projeto Vizinhança. Atuou como coordenadora de projetos de pesquisa para a empresa Box 1824; e articuladora e mobilizadora para o projeto Porto Alegre. cc, da Lung - Tecnologia em Inteligência Social.
Marcia Braga (RS) – arquiteta e urbanista (Universidade Ritter dos Reis) e bacharel em Artes Visuais (UFRGS), pós-graduada na área de arte e espaços efêmeros (Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona). Desenvolve projetos arquitetônicos com ênfase em arquitetura de interiores. É articuladora do Projeto Vizinhança e do Café na Calçada.
Arquitetura Sustentável
Sandra Axelrud Saffer (RS) – arquiteta e diretora do escritório Axelrud Arquitetura & Assessoria, com  prêmios em projetos de retrofit, sustentabilidade,  meio ambiente e responsabilidade social e em hotelaria.
Ecobike Courier
Vanessa Gomes (RS) – relações públicas (UFRGS), especialista em gestão do ambiente e sustentabilidade (FGV), gestora operacional na EcoBike Courier Porto Alegre. É sócia e diretora da Casa da Sustentabilidade, sócia fundadora e conselheira da Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade - Abraps, representando a organização em Porto Alegre.
Mediadora: Laiziana Cristina Tigre da Silva (RS) – agitadora cultural. Recebeu prêmios nacionais e internacionais na área de audiovisual. Possui um projeto MIAA, Mostra Infantil Artes Ambiental e, como decoradora sustentável, realiza oficinas de reciclagem para comunidades carentes, escolas e instituições ecoresponsáveis.
15h50 Debate

A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.
Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 23 a 25 de junho

Horário: 8h30 – 19h

Onde: Centro de Eventos Plaza São Rafael Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br