2º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Responsabilidade social e sustentabilidade: perspectivas e desafios para um desenvolvimento sustentável

3 de junho (terça-feira)

10h15 Boas-vindas
Marcos Weiss Bliacheris (RS) – coordenador
10h30 O assédio moral organizacional
Adriane Reis de Araujo (DF) – procuradora regional do trabalho. Mestre em direito das relações sociais.
11h Ética e estética nas propagandas televisivas educativas
Elizabeth Mendes Ribeiro da Rocha (RS) – psicóloga, filósofa, socióloga. É mestranda em linguagem, interação e processos de aprendizagem.
Mediadora: Simone Beatriz Rezende (MS) – procuradora do trabalho, presidente da Comissão Nacional de Gestão Ambiental do Ministério Público do Trabalho.
11h30 Debate

14h Consumo sustentável
Ricardo Libel Waldman (RS) – mestre e doutor em direito. É professor assistente da PUCRS e professor adjunto do Centro Universitário Ritter dos Reis.
14h30 O consumismo e a geração de resíduos
Eduardo McMannis (RS) – engenheiro químico, atuando com gestão ambiental desde 1977. É diretor da Consulte Ambiental. Recebeu o Prêmio Destaque Profissional 2012/2013 na área química, concedido pelas entidades de classe.
15h Logística, consumo público e sustentabilidade: políticas e ferramentas para uma administração responsável
Thiago Uehara (DF) – analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, mestre em ciência ambiental e bacharel em gestão ambiental. Coautor de inúmeras publicações entre elas Compra sustentável.
Mediadora: Priscila De Martini (RS) – jornalista de Zero Hora. Foi colunista de sustentabilidade do caderno Nosso Mundo Sustentável de Zero Hora.
15h30 Debate
16h15 Sustentabilidade nas entidades de classe: a experiência da OAB/RS
Marília Longo do Nascimento (RS) – advogada, vice-presidente da Comissão Permanente de Direito Ambiental da OAB/RS e coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental da OAB/RS. É mestre em direito ambiental pela Universidade de Paris 1 – Panthéon-Sorbonne.
16h45 Responsabilidade social e desenvolvimento sustentável: a importância do manejo florestal sustentável para a conservação da Floresta Amazônica
Marcela Albuquerque Maciel (DF) – procuradora federal, especialista em desenvolvimento sustentável e direito ambiental. É mestre em direito, área de concentração direito e políticas públicas.
17h15 Amianto e suas implicações na saúde do trabalhador
Márcia Cristina Kamei Lopez Aliaga (SC) – procuradora do trabalho, membro da Comissão Nacional de Gestão Ambiental do Ministério Público do Trabalho.
Mediadora: Márcia Uggeri Maraschin (RS) – advogada da união, diretora regional da Escola da Advocacia-Geral da União no RS. É mestre em direito internacional e relações internacionais (Universidad Complutense de Madrid).

4 de junho (quarta-feira)

14h Sustentabilidade como proposta de valor
Silvio Teitelbaum (RS) – professor no IBGEN e na Fundação Dom Cabral e sócio-diretor da Cast, empresa de consultoria focada em Estratégia, desenvolvimento organizacional e marketing.
14h30 Sustentabilidade: estamos falando a mesma língua?
Arlinda Cézar (RS) – presidente do Instituto Venturi para Estudos Ambientais. É especialista em educação ambiental e planejamento ambiental, mestre em gestão e auditoria ambiental.
15h Sustentabilidade e mudança de comportamento
Pablo Barros (RJ) – mestre em comunicação e informação pela Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris 3, e pós-graduado em Sustainable Business pelo Cambridge Program for Sustainability Leadership. É fundador e diretor da Eight Sustainability Platform.
Mediadora: Márcia Stanton (RS) – advogada na área ambiental, coordenadora técnica do projeto Sistemas Estaduais de PSA desenvolvido pelo IDPV. LLM em direito ambiental (Pace University School of Law/NY).
15h30 Debate
16h15 Mudanças climáticas e resiliência: desafios para a sustentabilidade na administração pública brasileira
Maria Augusta Soares de Oliveira Ferreira (PE) – advogada da união, mestre em direito (LLM), com concentração em direito ambiental e direitos humanos (Universidade de Georgetown, EUA). É mestre em direito público (Universidade Lusíada de Lisboa).
Mediador: Noedi Rodrigues de Silva (RS) – procurador do trabalhador. É membro da Comissão Nacional de Gestão Ambiental do MPT e da Comissão Regional de Gestão Ambiental do MPT/RS.
16h45 Painel: O que QVT tem a ver com responsabilidade social e sustentabilidade (e vice-versa)? (atividade conjunta com o 6º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público)
José Vieira Leite (RJ) – pós-doutor em ciências humanas e pesquisador (ErgoPublic-UnB).
Marcos Weiss Bliacheris (RS) – advogado da união, chefe da assessoria jurídica do Serviço Florestal Brasileiro. É coordenador do livro Sustentabilidade na Administração Pública – Valores e Práticas de Gestão Socioambiental.
Mediador: Rudinei dos Santos Marques (DF) – mestre em filosofia, presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (UNACON Sindical).
17h25 Debate

5 de junho (quinta-feira)

14h A lei de resíduos sólidos e a implantação da coleta seletiva
Annelise Monteiro Steigleder (RS) – promotora de justiça na Promotoria de Meio Ambiente de Porto Alegre. É mestre em direito, professora de direito ambiental nos cursos de especialização de direito empresarial da PUCRS e de direito ambiental da UFRGS, autora e coautora de livros na área do direito ambiental.
14h30 Exploração do petróleo na plataforma marítima e o meio ambiente
Vladimir Passos de Freitas (PR) – professor doutor de direito ambiental da pós-graduação da PUCPR, desembargador federal aposentado, ex-presidente do TRF da 4ª Região.
15h Os impactos ambientais e seus reflexos sobre a sociedade
Ivan Dutra Faria (DF) – consultor legislativo da área de minas e energia do Senado Federal, graduação em química, com especialização em metodologia de impactos ambientais de barragens (Universidade de Tenessee/UFAM, EUA). Tem mestrado em planejamento e gestão ambiental e doutorado em política e gestão ambiental.
15h30 Desafios da expansão de oferta de infraestrutura elétrica – ênfase na regulação socioambiental
Rodolfo Nardez Sirol (SP) – diretor de meio ambiente corporativo da CPFL Energia S/A. Tem graduação e especialização em oceanografia, mestrado e doutorado em Zootecnia.
Mediadora: Daniela Garcia Giacobbo (RS) – graduada em direito e comunicação social, com especialização em direito público. É assistente judiciária no TRF da 4ª Região.

A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.
Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 03 a 05 de junho

Horário: 8h30 - 19h

Onde: Centro de Eventos Plaza São Rafael Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br