10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública

Desafios em saúde na segurança pública: um olhar sobre a prática (SALA JUÁ)

26 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA)

10h30 Boas-vindas (atividade conjunta do 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público, 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 6º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Sala Imbuia)
Roberta Torres dos Santos – coordenação do 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. É especialista em gestão de saúde (UERJ), major psicóloga clínica (UFF), atualização em psicologia forense (UERJ), gestão de segurança pública (UFRJ), polícia e direitos humanos (UCAM), cursos de qualificação profissional (Força Nacional de Segurança Pública/MJ) e prevenção e investigação de acidentes aéreos – fator humano (CENIPA/Aeronáutica). Desde 2014, integra as Forças de Segurança LEAHN (Law Enforcement and HIV Network).
José Vieira Leite – coordenação do 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. É doutor em engenharia de produção (COPPE-UFRJ), pesquisador (ErgoPublic-UnB), autor de livro, capítulos de livros e artigos referentes, principalmente, ao sentido do trabalho humano.
Marcos Weiss Bliacheris – coordenação do 6º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Especialização em direito do Estado (UFRGS), advogado da União (AGU), coordenador de livros e autor de artigos referentes à sustentabilidade e inclusão de pessoas com deficiência.
10h45 Painel: Construindo o encontro entre os Encontros!
Qualidade de vida e trabalho no Tribunal Regional Federal da 2ª Região
André Ricardo Cruz Fontes – desembargador, presidente do TRF da 2ª Região, pós-doutorado em direito (UFSC). É doutor em direito (UERJ), doutor em filosofia (UFRJ), doutor em ciências, em história das ciências e das técnicas e epistemologia (UFRJ), doutor em ciências ambientais e florestais (UFRRJ), mestre em direito (UERJ), mestre em direito constitucional (UFF).
Negociação de conflitos e segurança pública: a experiência do Projeto Mediar
Moysés Lopes Prates – bacharel em sociologia (ULBRA-Canoas), inspetor de polícia (PC-RS). É professor do curso de formação de mediadores de conflito da Academia da Polícia Civil-RS.
Perspectivas para quem trabalha visando às próximas eleições presidenciais no Brasil
Antonio Augusto de Queiroz – bacharel em jornalismo (UNICEUB), analista político, diretor de documentação (DIAP).
Mediadora: Roberta Torres dos Santos
11h30 Debate
12h Intervalo

13h30 Mesa-redonda: Saúde mental e segurança pública: desafios e possibilidades
A Importância do manejo precoce do TEPT em profissionais da segurança pública
Olavo Sant’Anna Filho – especialização em psicologia clínica e organizacional e do trabalho, MBA em administração de desastres (Universidade da Costa Rica), doutor em ciências policiais da segurança pública. É coronel da reseva (PMESP), psicólogo, psicoterapeuta psicodramaticista, consultor da Organização Panamericana da Saúde em Programas de Preparação para Desastres.
Valorização da vida e suicídio entre militares
José Carlos Teixeira Junior – coronel, graduado em ciências militares (AMAN) e psicologia (ISP-Brasília), especialista em psicotécnica militar (CEPEx), em operações psicológicas (Estado Maior do Exército) e em operações de paz (Pearson Peacekeeping Centre, Canadá). É pós-graduado em supervisão escolar (UFRJ), mestre em artilharia (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército), docente e pesquisador em psicologia, com ênfase em forças militares de paz.
Depressão na Polícia Militar: causas e consequências
Denise Raimbau Gomes – graduada em medicina (UFRGS), residência em psiquiatria (UFCSPA), pós-graduada em psicoterapia de orientação analítica (UFRGS). É major QOES - psiquiatra do Setor Biopsicossocial da Brigada Militar/RS.
Mediadora: Patrícia Spindler – coordenação do 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública.
15h Debate
15h30 Intervalo

27 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)

8h30 Mesa-redonda: Avanços e desafios da atuação do serviço social na segurança pública
Atuação do serviço social na Brigada Militar/RS
Mara Rosane Vargas e Silva – enfermeira com especialização em administração hospitalar, auditoria em saúde, gestão em segurança pública e gestão orçamentária. É major QOES chefe da Seção de Assistência Social da BM/RS.
Os avanços e desafios do serviço social na Polícia Civil/RS
Lisiane M. Paganotto – graduada em serviço social (PUCRS), coordenadora técnica da Divisão de Saúde da Polícia Civil/RS, membro do Programa de Saúde para o Servidor Público/RS (PROSER), executiva do Comitê de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio/RS.
Perspectivas do serviço social na Polícia Militar/RJ
Vania Lima Cardoso – graduada em serviço social, mestre em serviço social (UFRJ). É 1º Ten. da PMRJ, onde atuou no Hospital Central da Polícia Militar, no Centro de Fisiatria e Reabilitação e na Unidade Prisional. Atualmente atua na Diretoria de Assistência Social da PMRJ.
Práticas do serviço social na Polícia Militar/ESP
Elaine Cristina do Nascimento – graduada em serviço social (Faculdade Anhanguera/SP), frequentando especialização em terapia familiar (Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família). É cabo da Polícia Militar/SP. Atualmente atua como assistente social do Centro de Atenção Psicológica e Social da PMESP.
Mediadora: Rozemery Paixão – coordenação do 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública.
10h Debate
10h40 Intervalo
11h Minicurso: A clínica na atualidade: stress e trabalho
José Waldo Câmara Filho – especialista em psiquiatria (Associação Brasileira de Psiquiatria), mestre e doutor em neuropsiquiatria e ciências do comportamento (UFPE). É professor da Universidade Católica de Pernambuco, médico psiquiatra, supervisor médico pericial do INSS, médico assistente do Centro Médico Hospitalar da Polícia Militar.
Mediadora: Cleandra Danyelle Cavalcanti Mendes Melo – coordenação do 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública.
12h Debate
12h30 Intervalo

14h Mesa-redonda: Saúde mental e segurança pública: um olhar ampliado
Gestão do sistema de saúde mental da PMESP e o Programa de Aconselhamento Psicológico para PM Recém-formado
Paulo Augusto Leite Motooka – tenente-coronel, bacharelado em ciências policiais de segurança e ordem pública, direito e psicologia, especialização em direito processual e ambiental, mestrado e doutorado em ciências policiais de segurança e ordem pública (APMBB/SP). É chefe do Centro de Atenção Psicológica e Social da PMESP, pesquisador clínico, implantou o Programa de Aconselhamento Psicológico para Recém-formados na Carreira Policial Militar (soldados e aspirantes a oficial PM).
Quando a psicologia se encontra com a segurança pública: a experiência da Guarda Municipal de Novo Hamburgo
Patrícia Spindler – mestre em psicologia social e institucional (UFRGS), psicoterapeuta e psicóloga da Guarda Municipal de Novo Hamburgo/RS, professora do curso de psicologia da faculdade de IENH.
Dependência química e o policial militar: realidades e desafios
José Waldo Câmara Filho
Mediadora: Darlim Saratt Mezomo – coordenação do 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública.
15h30 Intervalo

A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.
Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 26 a 28 de junho

Horário: 8h30-19h

Onde: Plaza São Rafael Hotel Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br