Congresso 2012

Trabalho, Stress e Saúde: o impacto nos resultados da empresa – da teoria à ação


PROGRAMA

19 de junho (terça-feira)

7h30
Credenciamento
8h45
Atividade de energização – Cláudia Lucchese (RS)
8h55
Boas-vindas
International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR)
Ana Maria Rossi, PhD (RS) – presidente
9h
Palestra: Qual é o valor de um trabalhador com saúde para a empresa?
  • Qual é o custo com funcionários que faltam ao trabalho ou que comparecem, mas não são produtivos porque estão doentes?
  • Problemas de saúde afetam a produtividade dos funcionários?
  • O que as empresas estão fazendo para melhorar a saúde dos funcionários? Esses programas são eficientes?
Sean Nicholson, PhD (EUA)* – economista, é professor associado da Cornell University, pesquisador associado do National Bureau of Economic Research e diretor de pesquisa da Upstate Health Research Network.
Mediador: Hiparcio Stoffel (RS) – sócio da consultoria  gaúcha INDEXtech e coautor da cartilha “Gestão da Inovação”, produzida pela Confederação Nacional da Indústria e SEBRAE para referência teórica às empresas.
9h45
Debate
10h05
Intervalo
10h25
Simpósio: Trabalho, saúde e meio ambiente
Novas tecnologias e saúde do trabalhador
Denise Pires Fincato (RS) – advogada trabalhista, doutora em direito, professora do programa de pós-graduação em direito da PUCRS, coordenadora do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias e Relações de Trabalho da PUCRS.
Repercussão pervidenciária dos acidentes do trabalho e as ações regressivas acidentárias do INSS
Fernando Maciel (DF) – coordenador-geral de matéria de benefícios, procurador federal em Brasília, especialista em direito de Estado pela UFRGS. É autor do livro Ações Regressivas Acidentárias.
O meio ambiente do trabalho e a saúde do trabalhador
Luciane Cardoso Barzotto (RS) – juíza do trabalho da 4ª Região, professora de direito do trabalho da UFRGS, doutora em direito das relações sociais pela UFPR.
Mediador: Ricardo Carvalho Fraga (RS) – juiz do trabalho no TRT e integrante do Conselho da Escola Judicial do TRT-RS.
12h
Debate
12h20
Intervalo para almoço
13h35
Atividade de energização – Cláudia Fetter (RS)
13h45
Cases QVT: Modelos inspiradores em gestão de pessoas
A percepção dos empregados das melhores empresas sobre qualidade de vida no trabalho
Angela Christina Lucas (SP) – doutoranda em administração pela FEA-USP e professora do Instituto Presbiteriano Mackenzie. É pesquisadora das Melhores Empresas para Você Trabalhar.
Case ThyssenKrupp Bilstein: Novos hábitos, novas oportunidades, novas escolhas...isso é o bom da vida
Christine Vidal (SP) – gerente de RH da ThyssenKrupp Bilstein Brasil. Profissional atuante na questão de responsabilidade social, criadora do projeto para propagação das oito metas do milênio, 8 Passos 8 Jeitos. Formação em serviço social  e RH estratégico e MBA em gestão empresarial.
Case Volvo: Há alguém com uma doença grave na minha equipe. Como isto afeta nossa qualidade de vida?
Dr. Sergio Ricardo Lazarini (PR) – médico do trabalho da Volvo do Brasil, especialista em medicina do trabalho pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Possui curso de especialização em dependências químicas na PUCPR e curso de capacitação em ergonomia pelo Liceu de Artes e Ofícios de Paris.
Mediadora: Crismeri Delfino Corrêa (RS) – diretora da Possibilità – consultoria organizacional e vice-presidente de gestão e inovação da ABRH-RS. É professora da PUCRS e UNISINOS.
14h50
Debate
15h10
Intevalo
15h30
Mesa-redonda: Driblando o stress
Aromacologia e suas potencialidades no trabalho
Janaína Baggio (RS) – psicóloga, especialista em psicologia organizacional. Consultora desde 1997 em organizações quanto ao desenvolvimento estratégico de gestores. Atua com sua própria empresa de consultoria situada em Porto Alegre, RS.
Seja assertivo
Vera Martins (SP) – diretora da Assertiva Consultores. É coach, palestrante e consultora organizacional. Possui mestrado em comunicação e especialização em medicina comportamental. É autora dos livros Seja Assertivo!  e Tenha Calma!
Mulheres de sucesso querem poder...Amar
Joyce Moysés (SP) – com 23 anos de experiência nas revistas femininas da Editora Abril, especializou-se em amor, sexo e carreira. É autora do livro Mulheres de sucesso querem poder... Amar. Participou do lançamento do Movimento Habla, que mapeia tendências de comportamento das mulheres. Atualmente, é responsável pelo projeto multimídia de Claudia Noivas.
Mediador: Nelson Bittencourt (SC) – diretor na vice-presidência de gestão e inovação da ABRH-RS. É professor no MBA de gestão de pessoas da PUCRS.
16h25
Debate
16h45
Painel acadêmico/profissional: apresentação oral de trabalhos
Mediador: Ávilo Roberto de Magalhães, PhD (MT) – diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT.
17h40
Debate
18h
Apresentação de pôsteres
19h-22h

ATIVIDADES OPCIONAIS (excludentes, mesmo horário)
Workshop 1: Painel internacional: o impacto da economia na saúde dos funcionários e no lucro da empresa
Sean Nicholson, PhD (EUA)*
Dr. Alberto Jose Ogata (SP)
Dr. Duílio Antero de Camargo (SP) – psiquiatra e médico do trabalho do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP, membro da Comissão Técnica de Saúde Mental e Trabalho da Associação Nacional de Medicina do Trabalho.
Gilberto Stürmer (RS) – advogado trabalhista, mestre em direito pela PUCRS, doutor em direito do trabalho pela UFSC, coordenador do Departamento de Direito Público e Social da PUCRS, professor de direito do trabalho de graduação e pós-graduação da PUCRS.
Mediador: Eugênio Esber (RS) – diretor de redação da revista Amanhã. Entre outros, foi agraciado com o Prêmio Walter Friedrich da Associação dos Profissionais do Mercado de Capitais da Região Sul e o Prêmio BOVESPA de Jornalismo.


Workshop 2: Acredite, sucesso combina com amor
  • Como achar tempo e energia para outros interesses além da carreira
  • Como construir vínculo amoroso na paralela de uma carreira de sucesso
  • Por que é essencial um planejamento de vida, e não só de carreira
    Joyce Moysés (SP)


20 de junho (quarta-feira)

8h45
Atividade de energização – Cláudia Lucchese (RS)
8h55
Palestra: Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
  • A sustentabilidade como objetivo da humanidade
  • A formalização jurídica da sustentabilidade
  • Para a formação de uma sociedade global
Gabriel Real Ferrer (Espanha) – doutor em direito pela Universidad de Alicante, professor titular de direito administrativo da Universidad de Alicante. Publicou muitos trabalhos sobre direito administrativo geral, direito ambiental e direito do esporte. Entre outras distinções recebeu a Medalha do Mérito Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidad Nacional Autónoma de México, a Medalha de Prata da Universidad de Alicante e as de Bronze e Prata da Real Orden al Mérito Deportivo del Reino de España.
Mediador: Des. Eladio Lecey (RS) –  diretor da Escola Brasileira de Direito e Política Ambiental do Instituto O Direito por um Planeta Verde e presidente do Comitê Brasileiro da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN).
9h40
Debate
10h Intervalo
10h20
Palestra: O estado da arte nos programas de promoção de saúde nas areas pública e privada
  • Situação atual. Contexto nacional e internacional
  • Do diagnóstico à ação. O que devemos fazer?
  • Aspectos metodológicos práticos para os profissionais
Dr. Alberto Jose Ogata (SP) – médico, mestre em medicina e economia da saúde, coordenador do MBA em Gestão de Programas de Promoção de Saúde do Centro Universitário São Camilo, diretor de responsabilidade social da FIESP. É presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).
Mediadora: Maria Isabel Hammes (RS) – é editora executiva de economia de ZH e assina coluna diária sobre o noticiário econômico. Com prêmios nacionais de jornalismo, é mestre em jornalismo para editores.
11h05 Debate
11h25
Painel empresarial: apresentação oral de trabalhos
Mediadora: Zélia Miranda Kilimnik, PhD (MG) – subcoordenadora do curso de mestrado em administração da FUMEC.
12h20
Debate
12h40
Intervalo para almoço
13h55
Atividade de energização – Cláudia Fetter (RS)
14h05
Debate: Vamos ao cinema? A qualidade de vida no serviço público e na segurança pública em um filme brasileiro contemporâneo
Cenas do filme Tempos de Paz
Ana Magnólia Mendes (DF) – pós-doutora em psicodinâmica do trabalho (CNAM-Paris). É professora do programa de pós-graduação no Instituto de Psicologia da UnB. É pesquisadora do CNPq e coordenadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clinica do Trabalho.
Benilton Bezerra Jr. (RJ) – psicanalista, psiquiatra, professor-adjunto do Instituto de Medicina Social da UERJ, membro da direção do Instituto Franco Basaglia, que trabalha com a implantação da Reforma Psiquiátrica no Brasil.
Maria Clara Lucchetti Bingemer (RJ) – doutora em teologia sistemática. Diretora e coordenadora do Centro Loyola de Fé e Cultura e professora associada do Departamento de Teologia deste Centro. É, também, professora associada da PUCRJ, onde é avaliadora de programas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Atua principalmente nos temas: Deus, alteridade, mulher, violência e espiritualidade.
Mediador: José Vieira Leite (RJ) – pós-doutor em ciências humanas, pesquisador na UnB.
15h55
Debate
16h15
Intervalo
16h35
Painel: Programas de qualidade de vida para servidores de segurança pública
Mediadora: Tatiana Severino de Vasconcelos, PhD (DF) – coordenadora do Projeto de Valorização Profissional e Saúde para a Segurança Pública da SENASP – Ministério da Justiça.
17h30
Debate
18h
Apresentação de pôsteres
19h-22h
ATIVIDADES OPCIONAIS (excludentes, mesmo horário)
Workshop 3: Comunicação assertiva – como ganhar credibilidade e criar pontes nos relacionamentos
  • Mudando os paradigmas da comunicação
  • Os quatro estilos de comunicação e seus impactos
  • Influência e assertividade
    Vera Martins (SP)

Workshop 4: Aromacologia utilizada na prevenção do stress  

  • A utilização de aromas em empresas
  • Recursos olfativos que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e a produtividade
  • Criação da sidentidade olfativa e marketing olfativo. Qual a diferença?}
    Janaína Baggio
    (RS)

 

21 de junho (quinta-feira)

8h45
Atividade de energização – Cláudia Lucchese (RS)
8h55
Simpósio: Dano moral
O dano moral - sua incidência e valoração
Clayton Reis (PR) – magistrado aposentado do TJPR. Mestre e doutor em direito pela UFPR. Professor da graduação e pós-graduação da UNICURITIBA, UTPR e Escola da Magistratura do Paraná. Autor de vários livros sobre dano moral. É membro fundador da Academia Paranaense de Letras Jurídicas.
A qualificação da indenização por dano moral no direito brasileiro
Paulo de Tarso Vieira Sanseverino (DF) – ministro do Superior Tribunal de Justiça, mestre e doutor em direito pela UFRGS. É professor de direito civil e autor de livros e artigos sobre temas jurídicos.
Mediador: Claudio Pacheco Prates Lamachia (RS) – presidente da OAB/RS, presidente da Associação dos Advogados do BB, vice-presidente da Federação Nacional dos Advogados, diretor do Sindicato dos Advogados do RS, presidente do Fórum dos Conselhos Regionais do RS, advogado.
10h
Debate
10h20
Intervalo
10h40
Talk show: Stress: gatilho de comportamentos compulsivos
Ana Maria Rossi, PhD (RS) – presidente da ISMA-BR e representante brasileira na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA). Dirige a Clínica de Stress e Biofeedback, em Porto Alegre. É precursora das técnicas de autocontrole e biofeedback no Brasil.
Carla Streit (RS) – mestre e doutora em bioquímica. Possui experiência na área de bioquímica, biologia molecular e genética e experiência clínica em psicoterapia cognitivo-comportamental. É coordenadora do curso de biomedicina e professora do Centro Universitário Metodista – IPA.
Daniel Spritzer (RS) – psiquiatra, especialista em psiquiatria da infância e adolescência. Mestre em psiquiatria pela UFRGS. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas (GEAT).
Helena Barros (RS) – médica, mestre em ciências biológicas (fisiologia) e doutora em neuropsicofarmacologia. É professora titular de farmacologia básica e clínica e professora do curso de pós-graduação em ciências da saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Possui experiência na área de medicina, com ênfase em pesquisa na área de farmacologia e toxicologia pré-clínica e clínica, atuando em abuso de drogas, depressão, antidepressivos e dependência.
Mediadora: Laura Medina (RS) – jornalista.
12h10
Debate
12h30
Intervalo para almoço
13h45
Atividade de energização – Cláudia Fetter (RS)
13h55
Palestra: Choque de gerações: a inquietação do jovem e a experiência da maturidade. Como conviver com as diferenças no mundo corporativo?
  • Características das gerações
  • O mundo corporativo e a liderança das gerações X e Y
  • As mudanças dos programas de retenção de talentos para as novas gerações
Nancy Malschitzky, PhD (PR) – é economista, pós-graduada em administração e desenvolvimento de RH e doutora em engenharia de produção. É sócia-diretora da Antigone Assessoria e Desenvolvimento Empresarial, responsável pelo Programa de Gestão de Carreiras do MBA executivo e coordenadora do curso de pós-graduação em gestão de serviços na saúde, na Faculdade de Administração e Economia (FAE)  Business School/Curitiba-PR.
Mediadora: Marli Jacobsen (ISMA-BR)
14h50
Debate
15h10
Painel: Programas de qualidade de vida para servidores públicos
Mediador: Sérgio Barreto Manara (DF) – MBA em estratégia empresarial e consultor interno em gestão e processos e gerenciamento de projetos na Caixa Econômica Federal.
16h05
Debate
16h25
Intervalo
16h45
Entrega de Prêmios
17h15
Momento Cultural: GRUPO ONCOARTE
17h30
Encerramento

*Tradução simultânea
A ISMA-BR reserva-se o direito de realizar mudanças no programa por razões técnicas.

Foto ilustrativa

Quando e onde

Quando: 19 a 21 de junho

Horário: 8h30 – 19h

Onde: Centro de Eventos Plaza São Rafael
Porto Alegre, RS, Brasil

Carga horária: 24 horas


Mais informações

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br