Perguntas e respostas

  • Por que algumas pessoas se irritam com mais facilidade que outras? Como é a reação do organismo à ira?

    Algumas pessoas se deixam manipular por estímulos externos mais facilmente do que outras. Isso ocorre principalmente com as pessoas que têm um nível de stress elevado e baixa tolerância para lidar com as pressões e as demandas. A ira é um problema emocional, que produz disfunções no corpo e interfere na sensação dos órgãos, provocando doenças em nível físico e mental. Ela causa uma constante operatividade do sistema nervoso e cardiovascular. A ira é expressa corporalmente – os olhos ficam vermelhos, os músculos, principalmente os maxilares, enrijecem, as bochechas tremem os lábios são comprimidos, as mãos se crispam tensamente, enquanto a pessoa começa a respirar rapidamente e a transpirar. Nesse cenário, a pessoa se prepara para defender e atacar.


  • Quando estou estressada, perco peso e tenho dificuldade para retornar ao meu peso. O que posso fazer?

    Não é incomum que algumas pessoas percam o apetite quando se sentem estressadas. Em primeiro lugar, identifique se a perda de peso está relacionada as suas pressões do momento. Se houver uma causa emocional, siga as seguintes sugestões: se você não tem controle sobre o que lhe estressa certamente pode aprender a controlar a maneira como está reagindo à situação. Use alguma técnica de relaxamento, Como a respiração abdominal, por exemplo. Também considere a formação genética da sua família - se as pessoas são gordas ou magras - para estabelecer objetivos realistas; faça pelo menos três refeições por dia complementando-as com dois ou três lanches nos intervalos. Dê preferência às comidas mais nutritivas, evitando os alimentos diet, light, açucarados e gordurosos. É importante que mantenha hábitos saudáveis. A cafeína e o tabaco, por exemplo, são supressores do apetite. No entanto, um cálice de vinho nas refeições pode estimulá-lo.


  • Quando estou tensa, sinto um no meu estômago que causa dor. Que técnicas de relaxamento podem me ajudar?

    Em primeiro lugar, identifique as situações que causam essa sensação. Mude-as, se possível, ou aprenda a conviver com elas. Alimente-se com comidas com baixo teor de gordura e diminua o consumo da cafeína e do tabaco. Alguns chás de ervas têm sido bons paliativos para problemas estomacais. Para diminuir o seu nível de estresse pratique a respiração diafragmática ou abdominal. Deitada ou sentada, tendo apoio para todos os músculos do corpo, inspire pelo nariz, para purificar o ar, dilatando os músculos do abdômen. Expire pelo nariz ou pela boca, contraindo os músculos. É um processo similar a soprar um balão e depois esvaziá-lo. Faça a respiração regularmente e não apenas quando se sentir tensa. Experimente praticá-la antes das refeições e antes de enfrentar situações estressantes.


  • Quando estou tenso escrevo para alguém sabendo que jamais enviarei a mensagem. No entanto, isto faz com que eu relaxe. É pura imaginação ou existe alguma verdade nisto?

    Pesquisadores da Universidade de Saint Joseph, na Filadélfia, realizaram um estudo com pessoas que têm o hábito de manter um diário sobre eventos estressantes e observaram que elas sentiam mais controle sobre esses eventos. Em conseqüência, elas somatizavam menos. Os participantes que obtiveram mais benefícios foram os que adotaram uma solução para lidar com o problema além de identificá-lo. Outras pesquisas realizadas na Universidade do Texas confirmaram esses resultados e indicaram que as pessoas que escreviam sobre seus traumas iam menos vezes ao médico do que aquelas que escreviam sobre assuntos triviais. Portanto, há um embosamento científico para o que você sente.


  • Quando fico envergonhado, meu rosto fica vermelho. O que posso fazer para evitar que isto aconteça pois me sinto humilhado?

    Quando a pessoa fica constrangida ou envergonhada, é comum que sinta um vermelhão no rosto. Esse é um recurso involuntário que pode ocorrer em uma situação de confrontação até que se restabeleça um ritmo normal à conversação. Por exemplo, algumas pessoas ficam vermelhas por cerca de dez segundos quando alguém as olha fixamente. Em geral, essa reação faz com que o indivíduo desvie o olhar para quebrar o mal estar. Os homens e as mulheres reagem de forma similar e com a mesma freqüência quando são pegos numa situação em que se sentem tolos ou ridículos. No entanto, as mulheres tendem a corar mais quando falam de assuntos íntimos.


Faça uma busca por palavras-chave

Copyright © ISMA-BR 2001
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial.
ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil
CNPJ: 03.915.909/0001-68
Rua Padre Chagas, 185 conj. 1104
Moinhos de Vento
90570-080 Porto Alegre, RS
+55 51 3222-2441
stress@ismabrasil.com.br